9.25.2013

28 de setembro: Dia Nacional de Conscientização sobre Olho Seco


Saiba como diagnosticar e tratar o olho seco

Falta de lágrimas atinge principalmente as mulheres, portadores de doenças autoimunes e pessoas que passam muito tempo em frente à TV ou computador

No imaginário popular, as lágrimas, ou filme lacrimal, são apenas uma ferramenta de escape das emoções, mas o papel delas vai muito além de um simples termômetro dos sentimentos. Elas são produzidas pelo olho o tempo todo para hidratar a superfície ocular e evitar que essa importante área fique seca, além de proteger da ação de agentes externos, como bactérias e partículas de poeira. Quando o olho fica seco, significa que há algum problema na produção da lágrima ou nas suas características próprias, o que pode causar não só ardência e sensação de areia nos olhos como problemas mais graves. “Quando não diagnosticado e tratado diretamente, o olho seco pode evoluir para uma lesão na superfície ocular podendo causar até a perda da visão”, explica o Dr. José Álvaro Pereira Gomes, médico oftalmologista, professor da UNIFESP/EPM e Presidente científico da APÓS - Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco.

A maior causa do olho seco é o processo natural de envelhecimento, pois com o avançar da idade, o volume de produção das lágrimas lubrificantes diminuem devido ao envelhecimento natural das células produtoras dos seus componentes. Segundo dados da APOS, aos 65 anos uma pessoa produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos, estimando assim que a incidência do olho seco na população com mais de 65 anos gire ao redor de 15% a 40%.  Já na população em geral, estudos sugerem que cerca de 10% da população de um país devem ser portadoras da doença, número que no Brasil, representaria cerca de 18 milhões de pessoas (WWW.apos.org.br).

As mulheres têm maior prevalência de olho seco em comparação aos homens, devido às alterações hormonais da idade e à menopausa. Entre os sintomas mais comuns para a identificação do olho seco estão: olhos vermelhos, ardência, irritação, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, olhos embaçados ao final do dia, dificuldade para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador.

Causas do Olho Seco

O Olho Seco pode se manifestar de diferentes maneiras. Além do olho seco evaporativo (aumento da perda do filme lacrimal por evaporação), que acontece por conta do ar-condicionado, poluição ou exposição em frente à TV e ao computador por longos períodos, existe o olho seco por deficiência aquosa (disfunção na qualidade e quantidade do filme lacrimal), ligado a doenças sistêmicas e autoimunes. As duas formas de manifestação do olho seco podem coexistir.

Abaixo alguns fatores que podem contribuir para o olho seco:

Ambiente: O contato constante com o ar-condicionado, a poluição ou a exposição  por um longo período em frente à TV ou ao computador podem causar a evaporação excessiva da lágrima.

Medicamentos: A utilização contínua de descongestionantes e anti-histamínicos, tranquilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, alguns anestésicos, medicamentos para tratamento da hipertensão arterial (betabloqueadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgico).

Lentes de Contato: as lentes de contato diminuem a quantidade de oxigênio sobre a córnea, podendo causar irritação e sensação de olho seco.

Doenças Sistêmicas: Algumas doenças sistêmicas e autoimunes podem contribuir com a diminuição da quantidade de lágrimas, pois erroneamente as células de defesa atacam as glândulas produtoras de lágrimas e saliva do organismo.

Novidade no Diagnóstico e Tratamento
                                                                                                   
Comumente o diagnóstico do olho seco é feito por um oftalmologista por meio de avaliação clínica dos sinais apresentados pelo paciente, além de exames que medem a produção, a taxa de evaporação e a qualidade do filme lacrimal.

Normalmente o tratamento do olho seco se dá pela utilização constante de lágrimas artificiais, que agem com o objetivo de hidratar e manter a superfície ocular hidratada por mais tempo; porém estas drogas não aumentam a produção de lágrimas, apenas diminuem a sensação de olho seco. A ciclosporina tópica 0,05% (Restasis®) é indicada para aumentar a produção de lágrimas em pacientes cuja produção é supostamente suprimida. Quando administrada sistematicamente, a ciclosporina é capaz de diminuir ou impedir reações do sistema imune. Em pacientes com produção de lágrimas diminuída devido à inflamação ocular, juntamente com ceratoconjuntivite seca (síndrome crônica do olho seco),acredita-se que a ciclosporina aumente a produção de anticorpos.


Dia Nacional de Conscientização sobre o Olho Seco

Neste ano, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Olho Seco será comemorado em 28 de setembro com eventos que levarão a importância do tratamento da síndrome para pacientes e médicos. A APOS (Associação Brasileira dos Portadores de Olho Seco) fará palestra na Câmara Municipal de São Paulo sobre o tratamento, em um evento organizado pelo Grupo de Estudos de Doenças Raras- grupo que reúne diversas associações e Ongs de doenças, muitas vezes, desconhecidas da população e do governo. O intuito do evento será falar sobre a importância de se arrecadar recursos para pesquisas, tratamentos e cura dessas doenças.

                Além da palestra, a casa de shows Tom Jazz será palco do evento beneficente Oftalmo Music. Organizado pela Doctor´s Band, grupo musical formado por médicos, o evento está na sua quarta edição e neste ano visa arrecadar fundos para a APOS por meio de diversas atrações, dentre elas: um stand up comedy com o humorista Enio Vivona e um show da cantora Fernanda Porto junto com a Doctor´s Band.

BR/0537/2013  SET/2013



Sobre a divisão de Oftalmologia Allergan

Presente no mercado mundial há 60 anos, a Allergan começou sua história com foco na saúde dos olhos e, até hoje, investe fortemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos para a área oftalmológica. No Brasil, a Allergan possui uma história de 40 anos de investimentos em visão e bem-estar. Com uma fábrica em Guarulhos, tem uma linha completa de produtos já consolidados na Oftalmologia, sendo referência em diversas áreas de atuação.

A empresa conta com um portfólio completo de produtos para o tratamento de diversas enfermidades e condições oculares, tais como o glaucoma, o olho seco, a conjuntivite, as alergias e doenças bacterianas; além de produtos voltados ao pré e pós-operatório. Entre os mais conhecidos, podemos citar: Alphagan®, Alphagan® Z, Combigan®, Ganfort®, Lumigan®, Lumigan® RC, Lastacaft®, FreshClear®, Fresh® Tears, Optive®, Optive® UD, Restasis®, Zymar®, Zymax®XD, Zypred®, Predfort® e Acular®. Além de FREX CLEAN, recentemente lançado e indicado para a higienização diária de pálpebras e cílios.

Mais informações
Press à Porter Gestão de Imagem – (11) 3813-1344
Luciana Paulino – luciana@pressaporter.com.br – ramal 34
Larissa Oséas – larissa@pressaporter.com.br – ramal 38
Patricia Artico – patricia@pressaporter.com.br – ramal 36





___________________________________________________

Nenhum comentário: