9.24.2013

Perguntas básicas sobre o uso de medicamentos



Perguntas frequentes feitas ao Farmacêutico numa farmácia:

Posso administrar um produto vencido?
Nenhum medicamento deve ser utilizado após o prazo de validade informado em sua embalagem. Observar também se o medicamento possui um prazo para ser consumido depois de aberto, pois algumas formulações (comumente soluções e xaropes) não mantêm sua estabilidade.

Qual a diferença entre cápsula e comprimido?
R: Cápsula é um invólucro de gelatina que envolve a mistura de pós com a função de mascarar o sabor e tem a sua absorção posterior aos comprimidos,que são a compressão da mistura de pós e têm sua absorção iniciada na boca.

Qual a diferença entre gel,creme e pomada?
R: Pomada tem na sua base vaselina, creme tem na sua base óleo e gel tem na sua base água .

O líquido faz mais efeito que o comprimido?
R: De acordo com o medicamento há níveis de absorção diferentes por isso, não podem precisar se o líquido ou o comprimido faz mais efeito.

Por que é importante tomar antibiótico por todo o tempo que ele for prescrito?
R: Por causa do ciclo de vida da bactéria.

A partir de que idade as crianças podem utilizar dosagem de adulto?
R: De um modo geral, a partir dos 12anos.

Posso ingerir bebida alcoólica durante o tratamento?
R: Não é recomendo porque em muitos casos pode cortar ou multiplicar o efeito do medicamento.

Quais são os medicamentos que não podem ser consumidos quando se ingere bebida alcoólica?
R: Antibióticos, Ansiolíticos e antiinflamatórios
. Mas por precaução, não devemos beber bebida alcoólica, quando estamos fazendo uso de medicamentos.

Para os medicamentos que possuem prazo para serem consumidos depois de aberto, posso usar além do prazo indicado?
O medicamento deve ser utilizado somente dentro do prazo estabelecido após a sua abertura. Neste caso, você deve considerar a validade depois de aberto e não mais aquela que está marcada na embalagem próximo ao número do lote.

Quando estiver utilizando um medicamento posso tomar juntamente bebidas alcoólicas?Não é aconselhável o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento com medicamentos. Sempre verifique com seu médico se ele autoriza a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento que ele recomendou e quais os prazos de segurança para ingestão. Também fique atento as informações contidas na bula do medicamento.

Posso dissolver as medicações granuladas em sucos, chás, refrigerantes ou outros alimentos?

Em geral, medicamentos na forma de grânulos devem ser dissolvidos na água em temperatura ambiente, com o auxílio de uma colher. Quando for permitida a dissolução em outros tipos de líquidos, esta orientação constará de forma clara na bula do próprio medicamento.

Quando administro um medicamento no ouvido deitado e depois levanto, tenho a sensação que o medicamento sai. Como administrar corretamente?

Deitar a cabeça como se fosse apoiá-la nos ombros e colocar as gotas no ouvido permanecendo nesta posição por alguns minutos. Se necessário, poderá ser aplicado um pedaço de algodão para impedir que o medicamento saia do ouvido. Use pedaços de algodão de bom tamanho para que possa retirá-lo com facilidade e sem riscos.

Posso abrir os medicamentos em cápsulas e dissolver em líquidos (águas, sucos, chás, etc...)?

Em geral, as cápsulas não devem ser abertas e dissolvidas em líquidos, pois não foram feitas para serem usadas desta forma. Quando for permitida a abertura, esta orientação deve constar de forma clara na bula do próprio medicamento. Na dificuldade de ingestão de cápsulas, verifique com seu médico se há outras apresentações do medicamento que facilite o uso.

Como devo manusear medicamentos em ampolas de vidro?

Ampolas de vidro devem ser abertas protegendo as mãos com papel absorvente, algodão ou um pano limpo. Com uma das mãos segurar firmemente o "corpo" da ampola e com a outra a "cabeça" da ampola (acima do afunilamento). Force a cabeça da ampola para baixo de forma que a parte quebrada fique voltada para fora do seu corpo. Deste modo, a ampola quebrará na parte afunilada entre o corpo e a cabeça onde geralmente está gravado um anel branco ou de outra cor.

Quando devo suspeitar de um medicamento?

Caso perceba qualquer alteração na embalagem, violação nos lacres de segurança, diferenças nas marcações de lote da caixa para o rótulo do medicamento e alterações de cor, sabor, textura e cheiro que lhe chamem a atenção. Nestes casos, entre em contato imediatamente com o SAC da empresa para ser auxiliado na averiguação da qualidade e origem do medicamento.

O que devo fazer se eu sentir uma reação desagradável ao usar um medicamento?

Comunique imediatamente o médico que lhe prescreveu o medicamento para que, se for necessário, ele tome alguma medida. Posteriormente, entre em contato com o SAC da empresa que comercializa o medicamento para que seja registrado o ocorrido em um Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamento. Assim, constantemente poderá ser avaliado o perfil de segurança deste medicamento.

Quais são as diferenças entre produtos com faixas vermelha ou preta (prescrição) e sem faixa (de venda livre)?

O Ministério da Saúde determina quais medicamentos devem ter uma faixa (vermelha ou preta) em sua embalagem, o que significa a necessidade da apresentação de uma receita médica para a venda ao consumidor. Estes medicamentos somente devem ser prescritos e usados sob orientação médica, já que destinam-se a quadros clínicos que exigem maior cuidado e controle. Medicamentos sem faixa na embalagem podem ser tomados e adquiridos sem prescrição médica e destinam-se a situações corriqueiras, onde sintomas leves podem incomodar, e, em geral, praticamente são destituídos de efeitos adversos importantes.

Posso usar um medicamento sem faixa livremente?

SIM.O medicamento sem faixa é conhecido como MIP - medicamento isento de prescrição e pode ser vendido, comprado, solicitado, fornecido, dispensado ou doado sem obrigatoriedade de nenhuma formalização de documento emitido por profissional legalmente habilitado para prescrevê-lo. Nestes casos recomenda-se a automedicação-responsável. Você nunca deve usar um MIP por mais tempo ou em doses maiores do que o recomendado na embalagem. Sintomas que persistem, que não desaparecem com o uso da medicação, são um claro sinal de que é preciso consultar um médico. Por isso, siga corretamente o modo de usar e não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

O que é automedicação responsável?


Trata-se da prática em que os indivíduos tratam os próprios distúrbios e sintomas com medicamentos que são aprovados para serem adquiridos sem prescrição e que são seguros e eficazes quando usados segundo as instruções. Neste caso O paciente assume plenamente a responsabilidade pelo seu tratamento. O consumidor deve seguir rigorosamente as orientações destacadas na embalagem e na bula do produto e também pode orientar-se com o farmacêutico assistente ou com o SAC da empresa fabricante . Segundo a ABIMIP (Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição), as quatro regras do Uso Responsável de Medicamentos são:

Cuidar - Cuidar sozinho apenas de pequenos males ou sintomas menores, já diagnosticados ou conhecidos.

Escolher - Escolher somente medicamentos isentos de prescrição médica, de preferência com a ajuda de um Farmacêutico.

Ler -Ler sempre as informações da embalagem do produto antes de tomá-lo.

Parar -Parar de tomar o medicamento se os sintomas persistirem. Neste caso, o Médico deverá ser consultado.

Devo observar algo especial no uso de MIPs?

Além das orientações destacadas no item automedicação responsável, fique atento às contra-indicações e precauções e advertências citadas na embalagem ou bula do produto. Neste item você conhecerá quais as situações onde o paciente deverá ter cautela no uso do medicamento ou mesmo quando não poderá utilizá-lo. Também observe as interações que podem ocorrer quando você mistura certos medicamentos com alimentos, bebidas ou outros medicamentos. Algumas interações podem produzir reações indesejáveis, tornar um medicamento menos eficiente ou mesmo ineficaz.

Posso usar medicamentos com tarja vermelha ou preta apenas com a orientação do farmacêutico ou balconista?

NÃO. Os medicamentos que possuem tarja vermelha ou preta somente devem ser utilizados sob prescrição de um médico ou cirurgião-dentista. Não utilize estes medicamentos sem a indicação de um médico, pode ser perigoso para a sua saúde.

Mulheres grávidas e/ou amamentando podem tomar qualquer tipo de medicamentos?
A gravidez e a amamentação são fatos importantes a serem considerados quanto à decisão de tomar ou não um medicamento ou qual tomar. Os componentes da maioria dos medicamentos podem passar da mulher grávida que os toma para o feto. Uma concentração de medicamentos que seja segura para a mãe pode não o ser para o bebê, causando complicações. Na amamentação, embora a maioria das substâncias utilizadas em medicamentos passe para o leite materno em concentrações muito baixas, mulheres que estão amamentando precisam ser muito cuidadosas. No caso da necessidade de administrar um medicamento o médico poderá aconselhar sobre como ajustar o horário e a dosagem de medicamentos, para que o bebê seja exposto à menor quantidade possível. Algumas substâncias, no entanto, devem ser evitadas. Portanto, para a sua segurança e a do seu bebê, caso você esteja grávida ou amamentando,consulte sempre seu médico, antes de tomar qualquer medicamento, necessite ele ou não de prescrição médica.

Onde e como devo guardar meus medicamentos?
Siga as orientações que constam na embalagem do medicamento. Cada produto tem a sua forma correta de armazenagem. Tome o cuidado de mantê-los longe do alcance das crianças. Qualquer medicamento usado inadequadamente pode ser perigoso à saúde.
O Genérico faz efeito?
O medicamento genérico tem a mesma qualidade do medicamento de marca ou referência, pois são realizados os mesmos testes de eficácia, segurança e qualidade e eles são intercambiáveis.
 

Nenhum comentário: