2.07.2015

EDUCADOR FÍSICO ALERTA SOBRE OS CUIDADOS PARA SE EXERCITAR AO AR LIVRE


Educador físico alerta sobre os cuidados para se exercitar ao ar livre
O mais adequado é escolher horários em que o sol não seja tão prejudicial, como no começo da manhã ou no final da tarde.

A prática de exercícios físicos durante o verão deve ser feita de maneira cuidadosa, pois o clima quente pode atingir o corpo de várias formas. Para quem prefere exercícios ao ar livre, a atenção deve ser redobrada, segundo o educador físico de Centro de Qualidade de Vida, Rodrigo Poli. "O uso constante de protetor solar é imprescindível para ajudar na proteção contra os raios solares, bem como óculos de sol e boné, para proteger o rosto e os olhos. Porém, o mais adequado é escolher horários em que o sol não seja tão prejudicial, como no começo da manhã ou no final da tarde", comenta. Em todas as ocasiões, hidratar-se bastante e ter uma alimentação adequada é essencial.



Os exercícios ao ar livre podem ser mais convidativos, seja pelo contato com a natureza ou pelo ambiente, mas é sempre necessário tomar cuidados especiais. "Existem horários em que o raio ultravioleta B, principal causador de câncer de pele, tem maior incidência, sendo assim, deve-se evitar exposição ao sol entre 11h e 17h e, para estados que não entram no horário de verão brasileiro, das 10h às 16h. Mesmo com o tempo nublado, deve-se tomar cuidado, pois a radiação ultravioleta B pode atravessar as nuvens", conta Rodrigo Poli.

Nesta época do ano os esportes mais indicados são os relacionados à piscina e praia como natação, canoagem, surf e polo aquático, pois, além de serem ótimos para a saúde, ajudam a refrescar. "A natação, por exemplo, é uma atividade que não causa impacto, aumenta a capacidade circulatória e respiratória e aumenta também a flexibilidade", reforça o especialista.

Nenhum comentário: