2.03.2015

OITO MOTIVOS PARA MELHORAR A HIDRATAÇÃO DIÁRIA

faixa_alimentacao.png
Oito motivos para melhorar a hidratação diária
Alimentos compostos essencialmente de água podem ajudar na hidratação.

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo, a manutenção da temperatura corporal e até para a beleza. Devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de líquido por dia, por meio da ingestão de água, água de coco, sucos ou chás. Essa quantidade pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, a prática de atividades físicas, a temperatura do ambiente e os tipos de alimento ingeridos.

A seguir, a endocrinologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica,  Dra. Yolanda Schrank, dá oito motivos para você aumentar a hidratação diária.

1. Facilita a digestão
Lembre-se de beber água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos sem tomar sequer um gole do líquido. Isso deve ser evitado. O ideal é que se tome cerca de um copo de água a cada hora. A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo), da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2. Combate o inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, à pele e às extremidades, como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas, fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio, responsável pelo inchaço.

3. Reduz infecções
Ao se manter hidratado, você garante que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

4. Melhora o desempenho na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam hidratadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

5. Desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos cerca de 1,5 litro de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo e sua saúde ficam comprometidos. Observe sua urina. Quando ela adquire uma tonalidade muito escura, é sinal de que o organismo está economizando água, provavelmente porque as reservas estão diminuindo. Beba água até que a urina torne-se clara e procure manter sempre essa cor. A água hidrata as fezes, facilitando sua eliminação. Todo esse conjunto, aliado à alimentação saudável e à prática regular de atividade física, previne o aparecimento de celulite.

6. Ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

7. Melhora a absorção dos nutrientes
Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. Só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para ser absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

8. Consuma alimentos ricos em água
A comida é também uma fonte importante de líquidos, já que muitos alimentos possuem água em sua composição. Os alimentos ricos em água ajudam a desinchar o corpo e a regular a pressão alta porque são diuréticos. Estes alimentos são aqueles que possuem, em sua composição, mais de 70% de água: alface (95% de água); chuchu (95%); pepino (95%); rabanete (95%); nabo (94%); tomate (94%); couve-flor (92%); melancia (92%); melão (90%); abacaxi (87%); maçã (86%); cenoura (86%); goiaba (86%); clara de ovo (75%); banana (74%).

Nenhum comentário: