2.03.2015

Suco de couve: por que acrescentá-lo à sua dieta?



Aliás, é como ingrediente dos mais variados tipos de suco que a couve tem conquistado cada vez mais adeptos.

Mas a que se deve esse sucesso todo? A couve – seja consumida como alimento, seja como bebida – é mesmo benéfica à saúde? Por quê?


Abaixo você confere a resposta para essas dúvidas e, também, ótimas receitas de sucos à base de couve. Vale a pena conferir!

Camilla Coelho, nutricionista da PronoKal Brasil, destaca, antes mesmo de falar dos benefícios da couve, que quando o objetivo for consumi-la crua – como em saladas – ela deve ser devidamente lavada, a fim de que sejam removidos quaisquer microrganismos nocivos.

“Para os que preferem cozinhá-la e refogá-la, o ideal é que a couve fique o menor tempo possível no fogo, para manter suas propriedades nutricionais e sabor agradável”, destaca a nutricionista.

Por que a couve faz bem para a saúde?

Abaixo, Camilla Coelho cita os benefícios que a couve pode oferecer para o nosso organismo:

Por possuir propriedades digestivas, detoxificantes, anti-inflamatórias e antioxidantes (ou seja, por ter o poder de combater os chamados radicais livres – que são produzidos naturalmente e afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, artrite reumática, entre outras), seu consumo é altamente recomendado para uma dieta equilibrada;

Em quantidades adequadas, a couve é considerada uma boa fonte de luteínas e quercetinas, potenciais antioxidantes (que, como citado acima, têm o poder de combater os chamados radicais livres – que contribuem para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas);

A couve possui vitaminas A, C e K, além de possuir quantidades equilibradas de cálcio e magnésio, equilíbrio difícil de ser encontrado em outros alimentos.

Mais especificamente em relação ao organismo feminino, seu potencial efeito antioxidante proporciona uma possível diminuição da incidência de câncer de mama.

Essa hortaliça possui fitonutrientes que ajudam a estabilizar reações antioxidantes, “ou seja, auxiliando a combater radicais livres que possam causar danos celulares, ou até mesmo eliminando substâncias que poderiam proporcionar crescimento de células cancerígenas, mostrando mais uma vez seu efeito detoxificante”, destaca a nutricionista Camilla.

A nutricionista acrescenta que, para a couve manter suas propriedades nutricionais e medicinais, ela deve ser consumida preferencialmente crua. “Por ser rica em Vitamina C (micronutriente geralmente perdido ao ser exposto ao calor), quando consumida crua, consegue-se preservá-la ao máximo. Além do mais, ela possui maior quantidade dessa vitamina que muitas frutas comumente utilizadas em sucos”, diz.

Os benefícios da couve para a beleza da mulher

Além do fato de possuir efeito antioxidante que pode ajudar diminuir a incidência de câncer de mama, a couve oferece alguns benefícios diretamente relacionados à beleza da mulher. Vale a pena conhecer:

- A couve ajuda a combater a celulite;

- Associada a uma dieta saudável, ajuda a eliminar a gordura;

- Previne o envelhecimento precoce, devido ao seu potencial antioxidante (ou, seja poder de combater os radicais livres que afetam negativamente o organismo);

- Faz bem para a pele, pois ajuda a manter o colágeno;

- Devido à presença de vitaminas, a couve faz bem também para os cabelos da mulher.

Vantagens e desvantagens do suco de couve

Apesar de a recomendação primordial ser a de consumir a couve crua, muitas pessoas têm optado por acrescentá-la aos sucos naturais – o que também pode oferecer benefícios.

Praticidade: Camilla Coelho explica que, pela simplicidade e rapidez no preparo de sucos contendo couve, as receitas são ideais para quem possui pouco tempo.

Substitui lanches: Ainda de acordo com a nutricionista, o suco de couve pode ser ingerido em horários de lanches, onde geralmente há necessidade de refeições menores. “Por possuir boa quantidade de vitamina C, pode auxiliar na biodisponibilidade de minerais como Ferro, presente em proteínas de origem animal como carnes e ovos durante almoço e jantar”, explica.

Sabor: O único problema da couve, destaca a nutricionista Camilla, é que ela não tem um sabor naturalmente doce. “E como geralmente suas receitas são agregadas a frutas cítricas, há em grande parte necessidade de acrescentar açúcar ou adoçantes, principalmente quando se tenta incluir esse tipo de suco na alimentação infantil. Dessa forma, deve-se ponderar no uso de açúcares e adoçantes, para que não se aumente o valor calórico do suco”, explica.

Ideal em dietas: Camilla acrescenta que, para dietas restritas em carboidratos, o suco feito com couve surge como uma boa opção. “Porém, é preciso cuidado com o tipo de fruta que será acrescentada. Limão, maracujá e maçã são ótimas opções, pela baixa quantidade de carboidratos”, destaca.

Receitas de sucos com couve

Agora, abaixo a nutricionista Camilla Coelho cita algumas receitas de sucos feitos com couve e fala sobre os benefícios de cada um. Vale a pena anotar!

1. Couve com limão para fortalecer o sistema imunológico

De acordo com Camilla, o efeito benéfico dessa mistura consiste na alta concentração de vitamina C e quercetinas, pois tanto a couve quanto o limão possuem grandes quantidades. “Tomar um copo de aproximadamente 250 mL pela manhã pode ajudar a estimular o sistema imunológico e a produção de insulina, ajudando a equilibrar a glicemia”, diz.

“Além disso, o limão possui uma ótima concentração de potássio, mineral importante para o equilíbrio de eletrólitos e água no corpo”, acrescenta a nutricionista.

Ingredientes:

- ½ limão;

- 1 folha de couve;

- 1 copo de água (aproximadamente 180 ou 200 ml).

Modo de preparo:

Coloque o limão juntamente com a folha de couve no liquidificador e vá acrescentando água ao poucos. Quando o suco estiver numa textura e cor uniforme, estará pronto.

2. Couve com maçã contra a pressão alta

Esse suco possui, além de todos os efeitos anteriormente citados da couve, o efeito cardioprotetor da maçã, conforme destaca Camilla Coelho. “Devido à sua riqueza em flavonoides – substâncias antioxidantes que atuam de maneira a prevenir a oxidação de moléculas LDL colesterol (tipo não benéfico de colesterol) -, previne a formação de placas no interior dos vasos sanguíneos. Portanto, tornam as artérias menos rígidas e o sangue circula de forma mais fluida, reduzindo a pressão arterial”, explica.

Ingredientes:

- 2 maçãs;

- 2 folhas de couve.

Modo de preparo:

Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Faça o mesmo com as folhas de couve. Coloque a metade de uma folha e outra metade da maçã e bata bem. Repita com os outros pedaços até o suco se formar.

3. Suco verde com gengibre para acelerar o metabolismo e queimar calorias

Além das propriedades digestivas da couve, o outro componente importante dessa receita é o gengibre, com propriedades termogênicas. “Ou seja, o suco ajuda a acelerar o metabolismo, possibilitando um aumento no gasto calórico”, explica a nutricionista Camilla.

Ingredientes:

- 2 laranjas;

- 3 folhas de couve;

- 1 gengibre;

- 1 litro de água.

Modo de preparo:

Corte as laranjas em pedaços e tire as sementes. Coloque no liquidificador. Junte as folhas de couve bem lavadas e com talo. Acrescente um pedacinho de gengibre. Complete com o litro de água e bata. Depois, coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

4. Suco de couve para prevenir rugas e cuidar dos cabelos

Abaixo você confere uma receita de suco feito com couve que promete manter a pele e os cabelos da mulher mais bonitos. Isso porque a combinação dos ingredientes ajuda a evitar o surgimento de rugas e ainda dá mais brilho e força aos fios de cabelo.

Ingredientes:

- 2 folhas de couve

- 1 cenoura

- 1 fatia de beterraba

- 1 punhado de espinafre

- 1 maçã verde

- 1/2 laranja

Modo de preparo:

Passe todos os alimentos na centrífuga ou bata tudo no liquidificador. Adicione gelo.
Anotou todas as receitas? Agora você já conhece os benefícios da couve e dos sucos citados acima. Vale a pena acrescentá-los na sua dieta!

Nenhum comentário: