5.24.2011

Pé diabético: Portadores da doença devem ficar atentos

O diabetes é uma doença crônica que demanda muitos cuidados e um deles merece atenção especial: o cuidado com os pés. O pé diabético é o nome dado ao problema que surgem nos pés e pernas dos diabéticos.

Como são vulneráveis a ferimentos, é preciso examinar os pés todos os dias. Esse deve ser um hábito, principalmente para aqueles que sofrem de neuropatia diabética, uma das principais complicações do Diabetes Mellitus, e decorrente dos níveis persistentemente elevados de glicemia encontrados.

A vigilância com os pés é necessária porque, não raro, surge um calo nos pés do diabético, mesmo sem ele sentir dor.  Assim, a inspeção será baseada na procura de úlceras, calos ou qualquer outro problema visível. É importante consultar o médico caso haja qualquer preocupação a esse respeito.

Uma área machucada ou infeccionada na base do pé pode desenvolver uma úlcera. Seu aparecimento é mais provável quando a circulação é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados.

Um das áreas mais criticas na educação dos pacientes quanto aos cuidados com os pés é a providência de sapatos adequados, porque os sapatos podem ser um perigo para os pés diabéticos de forma geral, pior ainda para os pés insensíveis. Os sapatos são os maiores aliados dos diabéticos na prevenção dos pés além dos cuidados diários com os pés e o exame clinico realizado por parte do médico ou equipe médica para avaliar possíveis problemas realizados na consulta periódica.
Principais cuidados com os pés:

- Observe seus pés diariamente e verifique se os mesmos não estão em atrito com os sapatos, pois isso evita a formação de bolhas, calosidades ou outras lesões
- Realize a higiene dos pés diariamente com sabonete neutro e água morna secando-os bem principalmente entre os dedos, em seguida passe um creme ou óleo hidratante
- Apare sempre as unhas com corte reto, em seguida use a lixa para eliminar pontos salientes.
- Evite cortar os cantos das unhas, pois isso evita que encravem, dê preferência procure um podologo
- Dê preferência a meias de algodão
-Compre sapatos sempre no período da tarde ou noite, já que neste horário nossos pés ficam ligeiramente inchados.
A- lém dos cuidados, acompanhamento médico, controle glicêmico e toda forma de prevenção. O mais importante é que os diabéticos se conscientizem de que os cuidados regulares com os pés vão reduzir, e muito, a chance de eles virem a apresentar ulcerações ou, até mesmo, amputações.
O Dia

Nenhum comentário: