5.23.2011

Necessidade de aceitação...

Todos temos, os revoltados, os tímidos, os entusiasmados, os felizes, os atrevidos, os temperamentais, os suicidas, todos temos necessidade de sermos aceitos, seja pela sua família, pelo ser amado, pela sociedade ou somente por suas idéias. Importante ressaltar que usei necessidade de aceitação, ao invés de necessidade de ser amado, porque jamais gostaremos ou nos entregaremos a algo ou a alguém que rejeitamos.

O que somos capazes de fazer para sermos aceitos? Quase tudo, ou tudo, dependendo da pessoa em questão. Essa necessidade de aceitação é que leva as pessoas buscarem deseperadamente serem famosos, por exemplo. Vocês já perceberam a quantidade de gente que precisa aparecer a qualquer custo? Existe a ilusão de que quanto mais gente gostar de você, ou te notar, mais amado e aceito será, o que nem sempre corresponde à realidade.

Por muito tempo na minha vida esperei uma aceitação da sociedade que nunca veio. Esperava que as pessoas entendessem minhas estranhezas na forma de enxergar o mundo, na forma de sentir os relacionamentos e isso me causava uma imensa frustração. Porque o mundo não funciona para aceitar individualidades, mas sim um todo massificado e triturado pela mesmice. Nessa minha ânsia, eu me rebelava e acabava chocando as pessoas com atitudes agressivas. Hoje em dia percebo que não era o mundo que precisava me aceitar, eu precisava achar um modo de expor a minha individualidade sem esperar sempre uma resposta postiva por parte das pessoas. Tenho feito progressos... rs

Mais difícil ainda é a necessidade que temos de nos aceitar como nós somos fisicamente, psicologicamente, moralmente, sexualmente. Acho que nisso reside a chave para toda a aceitação necessária, visto que o mundo não pode mudar, então se trabalharmos a visão que temos de nós mesmos, se existir uma aceitação interna do nosso verdadeiro eu, tudo será refletido no exterior, o contrário não ocorre do mesmo jeito. Mesmo sabendo que a aceitação interna é a mais importante e a que resolve questões, buscamos aceitação externa porque é a mais fácil, vem pronta, não dá trabalho e também é como uma analgésico que você toma para passar a dor, mas não resolve a doença.

Devo abrir um parêntese para confessar que já vendi minha alma ao diabo, para ter a aceitação dos homens. Queria ser amada por eles, desejada por eles. Fazia qualquer coisa, me transformava em qualquer mulher para agradar um homem que eu acreditasse ser "O Cara". Sabe o que ganhei? Desrespeito, sofrimento, perda da auto-estima, solidão.

Pode parecer piegas isso, mas somente no momento que passei a olhar mais para mim, a me valorizar, a ver que eu não era um indivíduo pela metade que necessitava de outra metade, mas uma mulher inteira, completa, suficiente para mim mesma, foi que os meus relacionamentos começaram a melhorar, a ter mais qualidade, mais compromisso. Posso dizer sem sombra de dúvidas que me sinto bem mais feliz hoje em dia. E vocês acham que a minha vida mudou muito? Não, nem tanto, mas eu mudei, deixei de esperar desesperadamente a aceitação externa, agora espero só o suficiente... eheh.

Por isso sou contra o romantismo idealizado que prega que você precisa achar sua outra metade, alma gêmea, ou coisas do gênero. Gente! Pelamordedeus! Não to dizendo que sou contra romances, amor, paixão gosto de viver tudo isso! Apenas não devemos pensar que é indispensável um outro ser humano do seu lado, mesmo que seja um traste, para que se sinta completo. É bom namorar, casar, viver uma grande paixão? É sim, mas isso não é tudo que se pode ter da vida.

Credo! Esses três últimos parágrafos estão parecendo capítulos de livro de auto ajuda do tipo: "Seja um solitário feliz"... ahahah... Não encarem assim, gente! É que precisava dividir minha experiência e opinião nessa área... rs

Como anda a sua necessidade de aceitação? E sua auto-aceitação?
Retirado do Blog "Confissões Acidas" 
Dama de Cinzas

Nenhum comentário: