5.26.2011

A obrigatoriedade limita. Limita os anseios, os ideais,e as vontades.

As vontades,ah,as vontades..às vezes o tempo se comporta aos avessos , tem-se pouco tempo para tudo e o tudo que de fato gostaríamos de fazer acaba sendo esquecido no meio das obrigatoriedades e arbitrariedades do cotidiano. 
Espera-se sempre que o empenho compense tudo , que as respostas venham rápidas e que as dores se curem rapidamente . E é esse o problema: nos empenhamos demais sim,mas com o externo,alimentando outras necessidades e esquecendo do nosso próprio tempo. 
Aquele tempo de pensar em tudo e ao mesmo tempo não se fixar a nada , aquele tempo de coordenarmos o espaço mediante nossas decisões. O mundo se tornou um espaço milimetrado de afazeres . Faz-se daqui,resolve-se de lá , e o lado de cá,como é que fica ? Tem-se um espaço tão grande ai por fora , tão cheio de mil detalhes , tão cheios de água e luz como as penas do pavão , tão cheio de crônicas lindas para serem lidas . Tão cheios de riquezas variadas e histórias diversas , tão cheio de coisas que esperam para serem compartilhadas , contadas , vividas. É necessário,porém,um pouco de responsabilidades.Precisamos disso , temos que aprender de tudo um pouco , e nem só de prazeres intensos é que a vida é composta . E nem só da falta desses que temos que encarar os desafios . É necessário uma pausa , é necessário que possamos conciliar as coisas para que não nos percamos de nós mesmos mediante a rotina corrida e desastrada. Tem-se o meio termo , mas esse é de certa forma muito frágil. Faz-se um pouco do muito , mas no fim será que fizemos , de fato,alguma coisa ? O fato maior é que somos livres para decidir por onde queremos ir e o discernimento nos faz entender que não dá para a vida se comportar como uma única vertente. No fundo precisamos desse misto de tudo , mas acima de tudo precisamos de nós mesmos. Precisamos da nossa voz ditando as regras , dos nossos desejos sendo ouvidos e de nos desligarmos um pouco do que se é certo ou errado . 
Precisamos , também , seguir certas regras , mas sempre nas conformidades do que agüentamos. 
Não podemos , simplesmente , ignorar nossas fraquezas. Elas existem , qual o problema ? Admitir que , apesar das liberdades , possuímos limites pode ser um tanto desconfortante , porém esse é um mal necessário. Buscar o melhor além das expectativas é ótimo , desde que isso esteja de acordo com nossas vontades  Não adianta buscar o algo a mais porque exigem isso de nós , a vontade e as escolhas tem de vir de dentro de nós mesmos . 
O que é bom para outro não precisa ser , necessariamente , bom pra nós mesmos . 
É por isso que o tempo age diferente para cada um , é por isso que existem variadas histórias , gostos e culturas .
É por isso que o mundo faz-se completo e repleto dos mais variados conceitos e vertentes.
E por isso que vivemos , para que possamos ter escolhas e tempo . 
Para que possamos ser um pouco do muito existente , para que tenhamos um muito de tédio ou um pouco de sossego , um pouco de marasmo e um bom tanto de prazer,mas sem que para isso precisamos fazer a vida um meio a meio incerto . 
Porque ,no fundo, a vida não é questão de probabilidades , por isso viva .
Viva as surpresas , os arrependimentos e as vitórias. 
Há espaço para tudo no mundo , e há um mundo gigante lá fora repleto de possibilidades.

Nenhum comentário: