5.23.2011

Viagem longa... o que comer na estrada


O que comer durante a viagem



No feriado ou nas férias, muitos preferem abandonar a rotina e viajar. Conhecer lugares novos, culturas diferentes, ir à casa de parentes que moram longe, tudo isso é muito prazeroso, inclusive o transporte até o destino desejado pode ser muito bom, desde que você saiba o que comer e relaxe bastante


Independentemente do meio de transporte ou do tempo total da viagem, sempre surge uma "fominha".
Paradas em restaurantes ou lanchonetes na estrada e as refeições servidas em aviões nem sempre são as opções mais saudáveis. Cabe ao viajante fazer a escolha certa para manter a forma, ter uma boa digestão e curtir bem a viagem.


Salgadinhos de pacote, refrigerantes, amendoins, frituras em geral, hambúrgueres, não são alimentos muito bons do ponto de vista nutricional. Alimentos leves e naturais são as melhores escolhas para uma viagem tranqüila.


O consumo de alimentos gordurosos ou outros que você não está acostumado a consumir podem causar mal-estar, indisposição, além do perigo de uma intoxicação alimentar.


Veja algumas sugestões sobre o que comer durante sua viagem, com segurança e saúde:





  • No dia que antecede a viagem procure ter uma alimentação leve, evite o consumo de pratos muito calóricos e gordurosos, para que no dia da viagem você não sofra as conseqüências do que comeu antes.








  • Se a viagem for curta, até quatro horas, procure fazer uma refeição saudável, leve, antes de viajar e deixe para comer quando chegar no local de destino. Não custa nada se prevenir e levar com você água e algumas opções práticas, como: barra de cereais, biscoito de água e sal ou torradas e frutas. Caso aconteça algum imprevisto e a viagem se prolongue pelo trânsito ou por qualquer outro motivo, você estará preparado.








  • Se a viagem for longa e você tiver que comer durante o trajeto, prepare sanduíches no dia anterior à viagem, embale e mantenha na geladeira até o momento em que você vai transportar.









  • Para o sanduíche:



  • Escolha pães integrais, eles têm mais nutrientes e fibras do que o pão branco e proporcionam maior saciedade.








  • Frango desfiado, milho, blanquet de peru, peito de peru, cenoura, beterraba, alface, agrião, escarola, tomate, pepino, queijo cottage, ricota, passas, são sugestões interessantes para compor o seu sanduíche. Esqueça a maionese, queijos amarelos, salsichas, hambúrgueres, mortadela, salame e outros frios e embutidos que tenham muito sal e gordura em sua composição.








  • Separe algumas frutas, lave-as bem e embale assim como o sanduíche e armazene em local fresco. Frutas de consistência firme são melhores para essas ocasiões, exemplos: maçã, pêra, goiaba, ameixa, pêssego.








  • Hidrate-se com água e sucos. Refrigerantes não são boas opções, pois devido ao gás presente pode provocar flatulência (gases).








  • Para aqueles que não abrem mão de consumir os alimentos nestes restaurantes de estradas, faça escolhas saudáveis. Se for fazer um lanche, prefira os assados, sanduíches semelhantes aos citados acima, vitamina de frutas, sucos. Se for uma refeição mais completa, fique atento à higiene do local, se os alimentos são armazenados em balcão térmico, se os funcionários estão limpos, com unhas curtas, cabelo preso, se o banheiro do local é limpo e se possível conheça a cozinha do estabelecimento.




  • Evite comer com o veículo em movimento. Aproveite as paradas para se alimentar, esticar as pernas e descansar a mente. Quando sentir que está pronto, siga em frente, rumo aos dias de descanso.


    Boa viagem!
    Por:
    Roberta dos Santos Silva

    Nenhum comentário: