5.23.2011

A DIFÍCIL TAREFA DE SER MULHER NOS DIAS DE HOJE

A difícil tarefa de ser mulher nos dias de hoje

Psicóloga fala sobre as preocupações e os conflitos destas guerreiras!

A vida das mulheres está a cada dia mais complicada... Os tempos modernos trouxeram diversas mudanças para o universo feminino e se a tarefa de educar um filho já era difícil, imagine ter que conciliar esta função com a de ser uma ótima profissional, uma esposa perfeita e ainda uma dona de casa exemplar? A gente cansa só de pensar, não é?

Por isso, as muitas representantes deste sexo, principalmente aquelas que estão na faixa entre os 30 e 40 anos, estão recorrendo a acompanhamentos psicológicos. E os motivos desta busca podem ser muitos, como ter um refúgio, um local para espairecer ou se afastar um pouco da realidade, dentre outras possibilidades.

“Cada caso é um caso. Mas, com base na minha experiência, muitas pacientes procuram um profissional simplesmente para desabafar. Elas precisam ter um bom desempenho no trabalho, acompanhar os filhos em atividades escolares, esportivas ou em momentos de diversão, gerenciar a casa e ainda ser uma boa amante. Um exemplo é que, antes de dormir, a mulher decide o lanche que seu filho levará para escola no dia seguinte, entre outras centenas de coisas”, detalhou a especialista.

Em meio a tantos compromissos, elas acabam se esquecendo das atividades que lhes dão prazer. Segundo a psicóloga, esta anulação causa baixa-estima, estresse e ansiedade. “Ela se esquece de fazer o que gosta. O estresse ocorre com a cobrança das funções e, quando existe conflito na vida pessoal ou profissional, fica mais complicado ainda. A falta de tempo para cuidar da saúde ou da estética influencia na baixo-estima. Por último, a preocupação de fazer tudo, deixa a mulher mais ansiosa que o normal”, explicou.

A psicóloga dá algumas dicas para que as mulheres modernas se afastem do estresse. “Por mais que seja difícil, elas devem tentar fazer com que o companheiro ajude em algumas funções. Conversar com ele sobre a carga de tarefas a fazer e dividi-las é uma boa saída. Tentar também separar um tempo para fazer o que gosta e cuidar de si são coisas essenciais para que elas voltem a se sentir melhor”.
Sua Dieta

A mulher que desenvolve atividade fora do lar enfrenta, muitas vezes, dupla ou até tripla jornada de trabalho
A mulher ocupa-se em desempenhar funções profissionais para ajudar no orçamento doméstico e ainda tem que atuar como mãe, dona de casa e esposa. Tirando essas preocupações, a mulher ainda enfrenta, no seu dia-a-dia, preconceitos de toda ordem: ganhar um salário menor que o homem que executa a mesma tarefa, discriminação por ser mulher, a obrigação de estar sempre bonita e pronta para vencer as dificuldades de uma sociedade machista.
 Tomar decisões como mulher de negócios fora e ser mãe dentro de casa, possuindo pulso forte para decidir, com filhos e marido, a rotina diária de alimentação e locomoção. É como se as, mulheres, tivessem  mais capacidade do que os homens em assumir vários papéis.
O carinho, o afeto e o amor fazem parte do lado emocional, elas precisam  harmonizar toda estas complicadas missões .
A mulher enfrenta várias dificuldades em trabalhar fora. .
Para muitas atividades, as empresas procuram pessoas do sexo feminino por notarem maior dedicação e, também porque a faixa salarial é menor. 

O mercado está ávido por pessoas que tenham uma formação cultural abrangente e que possam desempenhar as funções dentro da empresa com desenvoltura. A mulher é muito mais cobrada do que o homem, visto que exige-se dela curso universitário, pós-graduação, conhecimento de idiomas, noções de Informática e Internet igual ao homem  e as vezes falta tempo para atualização.
.Ela precisa estar, constantemente, envolvida com o lado humano das pessoas. A profissional, a mãe e a dona de casa precisam descansar, estar mais presente em casa, envolvida com o acompanhamento das atividades dos filhos.
A mulher precisa ter independência financeira e compartilhar com as decisões tomadas na casa. O homem tem que ajudar tanto em casa quanto na rua, visto que o casamento é uma união de duas pessoas com um mesmo objetivo. 

A mulher é muito mais competente que o homem, que vê o lado racional, enquanto que a mulher observa o lado emocional e consegue resolver melhor os conflitos pelo lado da confiança e não do medo.  

Nenhum comentário: