5.28.2011

Medicamento pra esquecer

Cientistas desenvolvem pílula para 'apagar' lembranças ruins

Montreal (Canadá) - Se o medicamento for disponibilizado, poderá ajudar vítimas de acidentes traumáticos, ex-combatentes de guerra e apaixonados inconformados com o fim do relacionamento. A droga - desenvolvida por cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá - já foi utilizada para tratar problemas hormonais e abaixar os níveis de uma química do cérebro relacionada à recuperação da memória, mas não se encontra mais disponível para consumo.
Foto: Reprodução 'Daily Mail'
Imagem do filme em que o protagonista resolve apagar a ex da memória | Foto: Reprodução
Os pesquisadores decidiram testar a substância após ouvirem sobre o impacto que ela tem na memória. Testes feitos em seres humanos mostraram que a droga poderia aliviar pensamentos dolorosos - desafiando a teoria de que, uma vez inseridas no cérebro, lembranças não podem ser modificadas.
"Essa descoberta pode oferecer às pessoas a oportunidade de 'escrever por cima' de memórias emocionais", disse a pesquisadora Marie France Marin.
O assunto já foi tratado em um filme - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças - estrelado por Jim Carrey e Kate Winsley, no qual um casal separado decide contratar os serviços de uma clínica que, literalmente, apaga todas as lembranças relacionadas ao antigo parceiro.
O Dia

Nenhum comentário: