5.27.2011

ESTRESSE ENGORDA

Estresse engorda

Aumento no peso é um dos sintomas do estresse

Você anda com a vida atribulada, não tem tempo para se divertir e, para piorar a situação, está engordando a cada dia que passa? Saiba que os quilinhos a mais na balança podem ser resultado de tanta agitação, pois está comprovado que o estresse engorda! Este é, na verdade, um dos sintomas físicos da doença.
O que acontece é que, em situações de estresse intenso, a produção do hormônio cortisol se intensifica e faz com que o nosso metabolismo trabalhe de forma mais lenta. A consequência disso tudo é o aumento do peso e o acúmulo de gordura, principalmente, na região abdominal. Ou seja, quanto mais estressado você ficar, maior o estoque de gordura visceral no seu organismo e mais longe o sonho da barriga chapada.
Por isso, muitas vezes a opção por uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas pode não dar o resultado esperado. Os primeiros sintomas do estresse podem ser percebidos com a alteração do sono, a diminuição no ritmo da respiração, dores frequentes na cabeça e no pescoço, dentre outros fatores.
A melhor opção para quem está passando por este tipo de situação é procurar um médico e, primeiramente, fazer uma avaliação completa. Ao serem descartados os problemas orgânicos, um trabalho conjunto entre nutricionista e psicólogo é o mais indicado.
Algumas mudanças de hábitos também podem te ajudar a vencer esta batalha: dedique mais tempo a você mesmo, permita-se momentos de relaxamento, fique mais em contato com os seus amigos e familiares, pratique exercícios que trabalhem, além da parte física, a sua mente e, é claro, mantenha uma alimentação saudável.

 HÁBITOS QUE ENGORDAM

5 hábitos que engordam
Dicas para você fazer a dieta funcionar!

Emagrecer parece ser a palavra mais dita nas conversas femininas atualmente, pois fazer dieta virou uma rotina na vida de muitas mulheres. Mas, você sabia que, além de cortar alguns alimentos, devemos modificar alguns hábitos que engordam?
"Hábitos errados, principalmente quanto à alimentação, adquiridos na infância, comprometem a correção na vida adulta. Por isso recomenda-se consumir, desde cedo, alimentos variados e adequados", afirma a nutricionista Débora Fernanda Basso.
Portanto, mude agora! Veja os 5 hábitos que engordam!
• Omitir café da manhã: após 8 a 12 horas em jejum, o corpo necessita repor o combustível. É comum a crença de que não tomar café da manhã economiza calorias adquiridas, o que poderia levar ao emagrecimento. Errado! O que geralmente ocorrerá é o excesso de fome na refeição seguinte.
• Comer trabalhando, assistindo TV, lendo ou vendo televisão: a sensação de saciedade leva um tempo mínimo para registrar esta situação nos centros nervosos. Ao se alimentar fazendo outra atividade, poderá ocorrer um aumento do volume e velocidade de alimentos ingeridos, e com isso pode-se deixar de lado a primeira etapa de uma boa digestão – a mastigação.
• Consumo de lanches e petiscos: geralmente, os que mais nos atraem são os mais calóricos e carentes de nutrientes essenciais para o organismo, acarretando desequilíbrio.
Estresse em excesso: o estresse está presente em nossas vidas e, até certo ponto, é considerado normal. No entanto, quando nos permitimos ficar estressados em "tempo integral" ocorrem uma série de alterações fisiológicas, neurais e hormonais, que podem, tanto inibir a vontade de se alimentar, ou, como ocorre com maior freqüência, aumentar o desejo de consumir mais.
Comer lanche no jantar: geralmente, as pessoas se assuntam quando recomendo que jantem ao invés de fazer lanches. É importante observar que, geralmente, quando são feitos lanches na hora do jantar, a vontade de comer permanece até a hora de ir dormir. Muitas vezes não é observado, mas a pessoa tende a ficar beliscando, mesmo pequenas quantidades, constantemente. Por isso, um jantar adequado e leve, nutre e não engorda!

DEPRESSÃO PODE DESENCADEAR ACÚMULO DE GORDURA ABDOMINAL

Depressão pode desencadear acúmulo de gordura abdominal
Só de falar em gordura, a gente já sofre, não é verdade? Se ela estiver acumulada na barriga, então... Mas, o que muita gente não sabe é que pessoas que sofrem de depressão pode acumular mais gordura nessa parte do corpo.

Um  estudo da Universidade Rush, nos Estados Unidos, associa a depressão ao acúmulo de gordura visceral, que é um tipo de gordura mais profunda, envolvendo os órgãos na altura do abdômen, que aumenta os riscos de doença cardíaca e diabetes.

Essa gordura é ainda mais perigosa do que a subcutânea.

Segundo pesquisadores, a adiposidade central é um importante mecanismo pelo qual a depressão contribui para o risco de doença cardiovascular e diabetes.

O estudo mostra que os sintomas depressivos estavam claramente relacionados aos depósitos de gordura visceral, que é o tipo de gordura envolvida na doença.

Os pesquisadores avaliaram 409 mulheres na meia idade. As análises mostraram que aquelas com maiores pontuações em uma escala de depressão tinham 24,5% mais gordura visceral do que as mulheres com menor pontuação na escala. Não houve relação entre a depressão e a gordura subcutânea.

O estudo destacou que os mecanismos por trás dessa relação entre depressão e gordura visceral permanecem indeterminados, mas a depressão pode desencadear o acúmulo de gordura abdominal ao aumentar consideravelmente a produção do hormônio cortisol e de certos compostos inflamatórios.

Sua Dieta 

Nenhum comentário: