5.28.2011

SAÚDE DA MULHER: É PRECISO TER MUITO CUIDADO

Saúde da Mulher: é preciso ter muito cuidado
Especialista fala sobre os problemas mais comuns.

Por mais corrida que seja a vida de uma mulher, ela não pode, jamais, deixar de cuidar da saúde. E quando se trata deste assunto, as consultas ginecológicas devem estar no topo da lista. Além disso, a vida acelerada associada ao tabagismo, estresse, obesidade, má alimentação, poucas horas de sono e sedentarismo exige cuidados redobrados.

De acordo com a ginecologista Emanuelli Alvarenga Silva, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, a medicina voltada para a mulher mudou e o público feminino conta com um trabalho que tem colaborado muito para diminuir ou eliminar as mais diversas patologias femininas, proporcionando tratamentos mais específicos.

A especialista alerta que para que não haja esquecimento, diante dos afazeres, é importante que a mulher crie uma agenda com os principais exames periódicos como colpocitologia oncótica (Papanicolau), colposcopia, exame pélvico, mamografia e ultrassonografia. Também é importante consultar periodicamente um clínico geral ou cardiologista para outros exames como glicemia, hepatite, hemograma completo, colesterol, triglicérides e exames complementares que o médico julgue necessários.

Os exames ajudam a garantir boa saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar doenças. “O uso do preservativo é extremamente importante já que previne além do câncer de colo uterino, outras infecções. Outros cuidados também são importantes, como não utilizar anticoncepcionais sem o conhecimento médico e evitar o uso de calcinhas de material sintético” esclarece Emanuelli.

Outro mal corriqueiro que atinge boa parte das mulheres é a TPM (Tensão Pré Menstrual) que pode ter seus sintomas diminuídos com cuidados simples como evitar o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes, chocolates e diminuir a ingestão de sódio, em razão da retenção de líquidos.

Algumas dicas são valiosas para quem quer estar com a saúde em dia, como não consumir bebidas alcoólicas, pois elas são calóricas, provocam inchaço e desidratam; na hora do almoço, se não tiver tempo para uma refeição completa, opte por um lanche saudável e evite ficar em jejum por mais de 4 horas; não fumar; evitar o sedentarismo; acrescentar na alimentação nutrientes como o Ômega 3, Vitamina E e o Selênio, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, agem como antioxidante, combatem os radicais livres, envelhecimento, câncer, artrite, doenças autoimunes, doenças do coração e câncer de mama, agindo na melhora do humor, depressão, fadiga, ansiedade e motivação.

“O acompanhamento de um médico especializado é fundamental para que a mulher tenha tratamento correto conforme a idade e patologia”,
Sua Dieta.

Nenhum comentário: