7.10.2011

Sistema de saúde americano continuará fornecendo Avastin a pacientes de câncer de mama, mesmo que FDA decida contra a droga


WASHINGTON - O sistema de saúde americano continuará pagando pelo Avastin, da Roche, independentemente do que a FDA, a agência que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, decidir sobre o futuro do remédio no tratamento do câncer de mama, disse um porta-voz na última quinta-feira. Como a droga tem aprovação para o tratamento de outros tipos de câncer, os médicos poderiam continuar prescrevendo-a para o tratamento da mama, numa prática conhecida como off-label, que funciona como uma extensão dessa permissão. Essa atitude não é ilegal e costuma acontecer com outros remédios, não podendo a FDA interferir na atitude dos médicos. Assim, o programa governamental manteria o fornecimento para os pacientes que precisam do remédio, segundo recomendação médica.
O comunicado do programa do governo dos Estados Unidos pode mitigar preocupações de que pacientes usando a droga perderiam a cobertura de seguro se a FDA revogar a aprovação para seu uso no tratamento desse câncer.
Um comitê da FDA recomendou no quarta-feira que o Avastin não seja mais usado para tratar a doença porque não há provas de que seja seguro ou de que há benefícios clínicos maiores do que os riscos de toxicidade. Este é o segundo posicionamento contrário do comitê em relação ao remédio este ano. Espera-se que até o final de 2011 a FDA chegue a uma conclusão.
Decisão contrária:Comitê de aconselhamento da FDA recomenda que Avastin não seja mais usado no tratamento de câncer de mama
Os médicos ainda podem prescrever o Avastin se a FDA revogar a aprovação, mas a mudança influenciaria a recomendação por parte dos médicos e a decisão dos planos de saúde sobre pagar ou não pela droga.
- A decisão da FDA não vai afetar o programa. O remédio continuará no mercado, os médicos continuarão a prescrevê-lo, e nós continuaremos a pagar por ele - disse Don McLeod, porta-voz do sistema.
Reuter

Nenhum comentário: