7.15.2011

CAMINHAR: UMA OPÇÃO SAUDÁVEL E BARATA PARA ESPANTAR O SEDENTARISMO

Caminhar: Uma opção saudável e barata para espantar o sedentarismo

Especialista dá dicas para você transformar a caminhada em uma aliada da sua saúde e do seu corpo.

Você já está cansado de saber que praticar exercícios físicos é primordial para quem quer ter uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Mas, na maioria das vezes, as pessoas reclamam do preço das academias, da falta de tempo e da falta de disposição para manter uma rotina de atividades.

Porém, uma alternativa simples e prazerosa para acabar com o sedentarismo é a caminhada, um exercício aeróbio que pode ser realizado por qualquer pessoa, independente do sexo ou idade. O melhor é que ela ajuda no emagrecimento, na redução da pressão arterial e na prevenção de diversos problemas cardíacos.

“O ideal é que as pessoas caminhem no mínimo meia hora, três vezes por semana, para que haja uma melhora no condicionamento físico”, orienta o educador físico Marcelo Rossi, da Companhia Athletica. De acordo com ele, é importante que cada pessoa respeite o seu limite, sem sobracarregar o corpo.

Outro cuidado deve ser com a escolha das roupas. “Elas precisam ser leves. Bermudas e camisetas são ótimas dicas. Além disso, é preciso lembrar-se de alguns acessórios, como protetor solar, boné e óculos para se proteger do sol. O calçado também precisa ser apropriado para cada um, em função da sua pisada, e ter bom amortecimento para que o impacto do exercício não prejudique o joelho, por exemplo”, diz ele.

Tudo isso é essencial para que a caminhada dê resultados. “Vale ressaltar também que, antes praticar qualquer atividade física, o atleta tem que se alimentar bem, mas com refeições leves, como lanches, sucos ou frutas. Outra dica é beber água antes, durante e depois do exercício, para manter o corpo hidratado”,

Nenhum comentário: