7.13.2011

GELADINHA

Mulheres mostram que também entendem de copo

Rio - Já vai longe o tempo em que a presença masculina imperava nos bares. Atualmente é comum a presença de mulheres descoladas tomando cerveja com as amigas ou organizando festinhas onde esta bebida não pode faltar. Assim como quem aprecia um bom vinho sabe qual taça é a ideal, para se tomar uma cerveja também é preciso ter o copo correto para realçar o sabor da bebida.

Na Bélgica, como o visual é um dos grandes prazeres dos cervejeiros, há 450 cervejas diferentes e vários copos são usados. Além disso, cada formato de copo tem uma função em relação à espuma, ajudando a manter a altura correta para que a bebida não esquente e perca o sabor mais rápido. De acordo com a Humaitá Louças, uma das mais tradicionais lojas de equipamentos e utensílios para copa e cozinha, os copos mais procurados são:

PILSNER – a popular tulipa. Ideal para as cervejas do tipo pilsen, que são mais leves, parecidas com chope. Possibilita a formação de um bom creme. É preciso cuidado para não confundir com o copo Lager, muito usado para chopp aqui, no Brasil. O Pilsner tem a boca apertada, enquanto o Lager tem a boca levemente fechada.

CALDERETA – o Caldereta é versátil e pode ser utilizado para cerveja inglesa e americana por comportar um volume pouco acima de 300ml. É uma alternativa mais adequada do que outros copos genéricos, portanto uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter todos os estilos recomendados.

TULIPA – ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales Belgas. O desenho é baixo e elegante, o que permite também observar a evolução do creme. A tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca virada para fora.

FLAUTA – são mais usados para beber espumantes e champagnes, mas são ideais para cervejas do tipo Faro, Lambic e Gueuze. Como são mais finos, possibilitam que o creme demore mais para dissipar, mantendo as qualidades das cervejas.

CANECA – é mais usada para servir chopp ou cervejas vendidas “na pressão”. No Rio, os bares são os que mais servem na caneca. Existem modelos de vários tamanhos e formatos, mas normalmente são mais largos, com vidro grosso, e algumas têm apoio para o polegar na alça.

Outras dicas importantes

Se alguém lhe oferecer um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação, que dilui a bebida a ponto de alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Lave os copos sempre à mão e enxague bem. Os saponáceos que eventualmente sobram no copo matam a cerveja e o seu creme. Seque-os, de preferência, naturalmente, sem contato com tecidos. Jamais retire os copos recém-lavados da máquina lava-louças e sirva logo em seguida. O copo deverá estar sempre na temperatura ambiente para receber a cerveja.
Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário: