7.12.2011

Como deixar de beber refrigerante

Razões para não tomar refrigerante

No fim do século 19, era vendido nas farmácias como xarope de carbonatado ou simplesmente soda. Hoje saiu das antigas farmácias e se transformou na febre de todos os tempos, com vários tipos e sabores, com direito a disputa de marcas, latinhas personalizadas, urso polar, limãozinho, bonequinhos e até mesmo disputa de comerciais entre gostosas e bonitinhos.

O refrigerante é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para água. No entanto, a onipresente Coca-Cola e afins têm mais pontos negativos que positivos. Vamos a eles.

Entre refrigerante e leite, até um menino sabe escolher a opção mais saudável.

1. Há muita química entre nós

O refrigerante é uma bebida consideravelmente artificial. Tirando aquele gostinho de fruta, possui corantes, conservantes, grande quantidade de açúcares. Nas versões light, diet e zero contém adoçantes artificiais. Sem falar da cafeína que nos deixa ligadões e de um acidulante, o ácido fosfórico.
De nutrientes, não tem nada. Você simplesmente bebe um coquetel molotov de água com gás, açúcar e um monte de tranqueira que boa parte não sabe nem pra que serve (descartando as limpezas de ferrugem, desentupidor de pia e experiências malucas).

2. Diet, light ou zero não resolve

Por não possuir nutriente algum, você acaba consumindo calorias inúteis que aumentam o colesterol ruim e se acumulam cada vez mais até aparecer aquela barriguinha graciosa olhando pra você.
“Ah, mas eu tomo o light, zero ou diet, não tem problema!”
Isso é o que você pensa. Como eu falei um parágrafo atrás, esses tipos de refrigerante têm adoçantes artificiais pra poder substituir o açúcar normal. O uso de adoçante sozinho é um tanto suspeito para as pessoas que não são diabéticas, já que ele foi projetado para pessoas cujo organismo tem certa deficiência de absorção de glicose, podendo ser até 600 vezes mais doce que o próprio açúcar.
Esse elevado teor de “doçura” sintética leva uma porrada de substâncias químicas ao fígado, o que dificulta na absorção, sobrecarregando-o e fazendo com que ele mande mensagens para o cérebro dizendo “Ó, tem muita glicose aqui, e tem gente estranha também, vamos dar um jeito nisso rápido”. Só que, quando o cérebro vai checar, ele não vê nada de glicose pra ser transformada, e sim substâncias falsas em muito excesso, daí o stress do desespero o obriga a mandar mensagens para que você possa comer mais para poder suprir a substância de produção de energia (glicose) que não chegou para que assim, possa processar e expulsar as substâncias falsas que estão em excesso, que são de difícil quebra para pessoas não diabéticas.
Quanto mais adoçante ingerir, mais o seu organismo vai aumentar o seu apetite e ânsia de comer e beber. Light ou Diet não adianta nada.

Link YouTube | Campanha do Departamento de Saúde da cidade de Nova Iorque (esse outro vídeo tem a explicação detalhada). | Caso não domine inglês, clique aqui.

3. Ossos fortes para toda a vida? Acho que não.

Primeira coisa que você nota quando toma um refrigerante é que os dentes ficam esquisitos, não na aparência, mas você sente que eles ficam estranhos, principalmente quando você fricciona um com o outro. Isso tem explicação.
Como disse, uma das composições do refri é o ácido fosfórico (acidulante). Em nosso organismo, todo fósforo existente precisa de uma molécula de cálcio para que ele possa ser processado e equilibrado, daí imagine a situação: do nada surge uma avalanche de fósforo no organismo e não tem cálcio suficiente pra dar conta do recado. Desequilibra tudo, já que o fósforo vai começar a buscar no próprio corpo humano as fontes de cálcio que são os ossos, que ficam mais sensíveis, aumentando os risco de osteoporose.
Um exemplo bom disso é uma experiência que alguém deve ter feito na escola: pegar uma lata de Coca-Cola e por um osso cru de galinha dentro. Espera algumas horas ou até o outro dia e depois de tirá-lo você nota que ficou um tanto borrachudo.

4. 110, 115, 160, só pra ver até quando o motor aguenta

Quem aí já não tomou café ou alguma coisa com guaraná em pó pra ficar acordado até altas horas terminando aquele trabalho? Pois é. Sabemos que existem N variedades de refrigerante no mercado mundial, mas os mais consumidos são aqueles a base de cola e guaraná. Eles são riquíssimos em cafeína, substância vasodilatadora, diurética e excitante natural, que estimula o sistema nervoso central, o que ajuda no revigoramento, na diminuição do sono e fadiga.
Porém, a cafeína descarrega uma quantidade alta de adrenalina, causando assim um aumento brusco de pressão (que é ajudada pela vasodilatação), arritmia cardíaca e tremores involuntários.

5. Gases, arrotos e outras excrescências


♪ "Vem mexendo assim. Não pare, pare, pare. Com seu jeitinho. Sexy, sexy, sexy"
Todo mundo já deve ter feito aquela brincadeira: tomar um gole de refri pra fazer disputa de arroto ou outras coisas sonoras. Como o gás não é absorvido pelo organismo, ele tende ser eliminado. A primeira eliminação acontece assim que você engole, pois as bolinhas de gás vão se estourando à medida que passam pelo esôfago.
Em seguida a bebida passa pelo estômago, onde já é produzido bastante gás durante a digestão. A soma o gás da digestão com o gás do refrigerante aumenta a flatulência intestinal, ou seja, aumenta a produção do punzinho básico.

A solução!

Existem várias formas de tentar burlar esse vício por meio de substituições saudáveis. Para os que estão mais dispostos a mudar de vida vão umas dicas: energéticos, sucos naturais, sucos a base de soja, chás gelados (moderadamente devido à cafeína) ou até mesmo um vinho ou uma cerveja (contanto que não passe de um copo).
Para os que são super viciados e tem dificuldade, sugiro que tentem diminuir aos poucos: se em uma semana você derruba duas garrafas de dois litros, na próxima semana diminua para um litro, gradativamente, até não tomar mais nada. Seu organismo vai estranhar o processo, sim, mas não se assuste. Talvez surjam os seguintes sintomas: dores de cabeça, irritabilidade e insônia. Algo normal, já que o seu corpo está tentando se estabilizar em relação à falta de cafeína.

Situação triste...
Dicas para parar de tomar refrigerante - Antes de mais nada, você precisa parar de comprar refrigerante, pois quando temos um refrigerante em casa, acabamos tomando ele pela facilidade e praticidade, então se você não tem um refrigerante gelado na geladeira, com certeza você irá partir para algo alternativo;
- É neste momento que você deve ter em sua casa essas opções, como sucos naturais, que com certeza são mais mais naturais que os refrigerantes;
- Uma dica é você comprar os sucos em polpa, que basta você adicionar água e bater no liquidificador, que em poucos segundos estará pronto e é muito gostoso.
- Vença a tentação, pois ela irá aparecer com certeza,e quando isso acontecer tome água ou um suco natural de sua preferência;
- Com o passar do tempo, você irá perder essa vontade grande de ficar tomando refrigerante toda hora, e quando se der conta irá perceber que não sente mais vontade de refri assim como tinha antes;
E para começar esse desafio pessoal, que tal você abrir mão do refrigerante durante a semana e deixar ele somente para o final de semana?
Tenho certeza que sua saúde irá agradecer!
Troque o refri por água.
Corra, ande, faça exercícios. Beba mais água.
Namore.  Beba água.... 


3 comentários:

Daniel Santana de Oliveira disse...

Acho que preciso desta dica,pois venho abusando dos refrigerantes em especial os que contêm bastante cafeína. Valeu a dica.

Anônimo disse...

Minha família adquiriu o hábito de ter refrigerante estocado em casa, não demorou e eu engordei muito e o pior, começaram a me cobrar por eu estar engordando. A cinco dias resolvi abandonar o refri e o café, fazer exercícios, tomar água e preparar a minha comida a base de verduras e pouca gordura e sal. Foi mais fácil do que eu pensava e já sinto a melhora, vale muito a pena.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Maravilha
Refrigerante é um veneno principalmente se for coca-cola
Que o seu hábito vire um exemplo para quem não consegue deixar de beber refrigerante.
Valeu muito a sua observação.