7.14.2011

O Negativismo

Uma vez reencontrei uma colega de infância e aí fiz a clássica pergunta: Tudo bem fulana? - E ela me respondeu: "Tudo péssimo!" - e foi me relatando que estava com dor aqui, dor ali, que provavelmente teria que fazer uma cirurgia, porque o caso dela era grave etc etc. Enquanto ela descrevia a sua doença, obviamente, eu me desliguei do papo e comecei a refletir sobre como aquela pessoa estava "curtindo" a sua enfermidade, que a princípio nem era perceptível, mas ela insistia na gravidade do seu problema, tinha que ser grave.

Moral da história: Eu cheguei a conclusão de que o problema dela era mental, que estava desencadeando numa parte física do seu corpo.

Eu reencontrei uma outra colega dos tempos de infância de colégio, e veio aquele papo clássico do reencontro, do tipo casou, tem filhos, está namorando.... Bom, ela me relatou que, até aquele momento, estava só porque tinha o "dedo podre" para homens. Que horror, pense eu, não pelo seu relato, mas pela frase, que diga-se de passagem não é nada agradável.

A essa 2ª moça, eu disse que se continuasse a pensar dessa forma, de fato, nunca iria encontrar ninguém bacana, porque o foco dela estava nas pessoas ruins. Pelo que senti, ela não gostou muito do meu comentário não, mas paciência, eu falo mesmo o que eu penso!

Esses dois casos são verdídicos, pode acreditar, assim como tantas outras histórias sobre temas negativos, que eu passaria horas por aqui relatando. Mas, xô baixo-astral!

Muitas pessoas vivem tão focadas no lado negativo da vida, que acabam não enxergando o lado positivo. E aí elas se acomodam nessa vida opaca, se colocam como vítimas de tudo e todos, como forma de chamarem a atenção do mundo - "olha, eu estou aqui, veja como sou infeliz, como nada dá certo na minha vida....". Você pode notar. Dificilmente você vai encontrar uma pessoa negativa que não irá resistir em sair desse seu universo particular. Elas resistem!

Todos nós temos momentos negativos em nossas vidas, mas se repararmos bem, uns saem dessas situações mais fácil e rapidamente do que outras. E o motivo é o fato de que umas absorvem o momento, mas focam no melhor que está por vir, entendem que esse momento negativo é apenas uma fase passageira. Enquanto outras, passam por uma situação difícil e ficam ali "curtindo, curtindo" e dificuldando o processo de transição para algo melhor.

Eu sei que às vezes não dá, que é realmente difícil, mas todas as vezes em que você estiver num momento ruim, com pensamentos negativos, pense em seguida em algo bom, no estágio seguinte de alegria pelo qual você passará. Não haverá negativismo que tome conta de você, nem pessoas negativas que se aproximem! Pense nisso!
Blog da Monique

Nenhum comentário: