7.13.2011

CONSUMO DE UVAS E AMEIXAS PODE EVITAR O MAL DE ALZHEIMER

Consumo de uvas e ameixas pode evitar o mal de Alzheimer

O roxo está na moda! Saiba mais!

Doenças como Parkinson e Alzheimer são de assustar qualquer um. Perder a memória e a capacidade de comandar a própria vida não é algo que planejamos para o futuro, mas é, sim, algo que podemos e temos o dever de evitar. Um estudo publicado na Archiver of Toxicology informa que alimentos de cor roxa, como a uva, podem ajudar a evitar esses males.

De acordo com cientistas, frutas como a uva, a ameixa e o mirtilo (conhecido também como blueberry) são fontes ricas de polifenóis - substâncias antioxidantes que fazem uma espécie de bloqueio à produção de toxinas que prejudicam o cérebro e órgãos. É importante saber que o polifenol auxilia na absorção de ferro pelo organismo. Segundo cientistas responsáveis pelo estudo, é preciso que a absorção do ferro seja feita corretamente, já que, se o ferro entrar no organismo sem interagir com o polifenol antes, há grandes chances de virar um veneno para as células.

Em 2010 uma outra pesquisa, divulgada na Agricultural and Food Chemistry,  já anunciava os benefícios dos alimentos roxos ao dizer que o suco de blueberry auxiliava na memória de idosos.
Prevenção é a palavra de ordem nesse caso. Para evitar os famosos lapsos de memória uma boa dica é comer duas porções de uma dessas frutas por dia. Então, cuidem-se!

Nenhum comentário: