7.15.2011

ENTRE EM FORMA DE UM JEITO SAUDÁVEL

Entre em forma de um jeito saudável

Ir com muita sede ao pote pode ser prejudicial.

Para entrar em forma, vale tudo! Será mesmo? O final do ano está se aproximando e com isso aumenta a preocupação com o corpo, já que está é a época de abusar das peças curtas e que deixam o corpo completamente à mostra. Porém, o desejo de mudar as formas do dia para a noite pode acabar prejudicando ao invés de trazer benefícios.
“O Verão é a época em que muitas pessoas se motivam a praticar exercícios, procuram tirar o atraso e as gorduras acumuladas nas estações anteriores. Mas, na ânsia de conseguir um corpo em forma, muitos negligenciam cuidados básicos e lesionam o corpo, especialmente a coluna”, explica o ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau, do Hospital CECMI (Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas).
De acordo com o especialista, o erro das pessoas é ir com sede ao pote, sem tomar as devidas precauções: “Não é preciso ser um maratonista para estar exposto a lesões. Muitas vezes, uma simples caminhada ou uma corrida leve podem gerar danos ao corpo, especialmente se o terreno for acidentado e o sapato inadequado”.
A escolha do local onde se pratica a atividade também faz toda a diferença. O ortopedista alerta que a praia demanda um cuidado ainda maior. “A areia fofa oferece mais obstáculos ao corpo, facilitando entorses, por exemplo. É importante procurar superfícies mais niveladas e, caso a pessoa já esteja iniciada nos esportes, usar um tênis com bom sistema amortecedor que reduza o impacto do corpo”, diz.
O mesmo vale para os esportes livres, como frescobol, voleybol e futsal, entre outros. Para os que utilizam aparelhos de ginástica instalados em parques e praias, o médico ressalta que o cuidado deve ser redobrado, iniciando de maneira gradativa, sem exigir demais do corpo e monitorando sempre a postura na realização dos exercícios.

Nenhum comentário: