7.11.2011

Descoberto fator importante para controle das dores

LONDRES - Cientistas detectaram uma molécula no corpo que controla a sensibilidade à dor causada pelas queimaduras solares, e dizem que a descoberta pode ajudá-los a desenvolver novos tratamentos para a dor em outras condições, como a artrite.
A molécula CXCL5 faz parte da família de proteínas chamadas quimiocinas inflamatórias que recrutam células imunes para o tecido machucado, causando dor, dizem os pesquisadores num estudo na revista "Science Translational Medicine".
- Identificamos essa quimiocina como um fator importante que causa algumas formas de dor, e nós fizemos isso no contexto das queimaduras - diz Stephen McMahon, do Centro Wolfson para doenças relacionadas com a idade, no King's College London , na Inglaterra, e que liderou o grupo de estudo. - Mas essa pesquisa não é apenas sobre queimaduras solares. Mais amplamente, nós identificamos um mediador que pode ser importante na variação de diferentes estados de dor, particularmente aqueles associados à inflamação, como a artrite.
Os raios UVB afetam a epiderme e são os agentes primários da queimadura solar. McMahon e seu colega David Bennett, também do King's College London, recrutaram voluntários e expuseram partes de suas peles a essa radiação, criando uma pequena área de queimadura. A pele afetada se tornou sensível nas horas seguintes e a dor atingiu seu ápice de um a dois dias depois.
Nesse pico, os pesquisadores fizeram pequenas biópsias da pele afetada e pesquisaram no tecido centenas de mediadores de dor. Eles descobriram níveis de muitos desses mediadores, incluindo a CXCL5, e os examinaram para descobrir se eles podiam ser responsáveis por provocar a dor na pele queimada pelo sol.
Os resultados mostraram que a CXCL5 estava presente em altos níveis nas biópsias humanas e na biologia da proteína quimiocina em ratos - sugerindo que ela é responsável pela quantidade significativa de dor na queimadura solar. Mais testes em ratos mostraram que um anticorpo neutralizante que atingiu a CXCL5 e conseguiu reduzir a sensibilidade à dor causada pelos raios UVB.
McMahon disse que a próxima etapa é desenvolver uma versão humana do anticorpo para testes clínicos. Muitas companhias farmacêuticas têm pesquisas nessa área e o autor do estudo disse que provavelmente haveria compostos que poderiam ser testados em humanos muito rapidamente.
A dor é um enorme problema de saúde em todo o mundo e estima-se que custa mais de U$S 290 bilhões por ano na Europa e U$S 150 bilhões nos Estados Unidos.
Bennett diz que os cientistas agora planejam estender seus estudos para outros tipos de dor - em particular estudar pacientes sofrendo de dor crônica na esperança de que acelerará o desenvolvimentos de tratamentos eficientes.
- Estou animado pensando sobre onde essa descoberta pode nos levar em termos de desenvolvimento de um novo tipo de analgésico.
O Globo

Nenhum comentário: