7.10.2011

Coma os quitutes das festas julinas sem pesar na balança


Em época de festas julinas, dicas de especialistas para não entrar em guerra com a balança/ Foto: Arquivo
SÃO PAULO - Se já foi um desafio controlar os exageros dos quitutes juninos por um mês, o que fazer quando a festa se prolonga por dois meses? Faça as contas: uma maçã do amor tem 462 calorias, um copo de 100ml de vinho quente, 190 calorias. A fatia de um simples bolo de fubá esconde 263 calorias e um pé-de-moleque de apenas 20 gramas tem 87 calorias. Para não sacrificar a festa nem entrar em guerra com a balança, a nutricionista Roberta Silva, do site CYber Diet ( www.cyberdiet.com.br ) diz que o perigo é querer provar um pouco de cada comida.
- A preferência é pelo caldo verde, canjica, arroz doce, quentão, doces com amendoim, como a paçoca e o pé-de-moleque, e doces de abóbora e batata doce - enumera.
ANOTE:Especialista dá receitas de festa julina com dicas 'light' de preparo
A saída é selecionar o que vai comer antes de se debruçar nas barracas e optar por alimentos menos calóricos como o milho, cuscuz com legumes, espetinho de carne de cortes magros, pinhão, bolos simples.
- O vinho quente, que devido às suas propriedades antioxidantes faz bem à saúde, é interessante em quantidade moderada - ensina a nutricionista.
Mas para quem não resistiu e exagerou na quantidade de comida a saída é compensar no dia seguinte. A dica é colocar no prato verduras, legumes, carne magra, frutas, cereais integrais e beber bastante água.
Já a professora de Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Brigitte Olichon, acha que ninguém precisa se privar de comer canjica, curau, paçoca, doce de abóbora, bolo de milho, pamonha e outras delícias. Basta optar pelo preparo de receitas light.
- Além de gostosos, os pratos são feitos com alimentos ricos em nutrientes e importantes para a manutenção da saúde, como o amendoim, a abóbora, o milho e a batata doce. O problema está em como e quanto ingerimos: a tradição nos faz preparar pratos ricos em açúcar e gorduras, o que interfere na absorção adequada dos nutrientes e aumenta muito o valor calórico desses alimentos -

O globo.

Nenhum comentário: