2.28.2012

CUIDADO COM O SAL

REDUZIR O SAL DA ALIMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA VIVER MELHOR

Reduzir o sal da alimentação é fundamental para viver melhor
Aprenda a usar o sal de forma correta



A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 5 gramas diárias de sal. Na contra-mão desta informação, aparece a população brasileira que abusa do sal e consome 12 gramas do tempero por dia. Para diminuir esse número e, consequentemente, os casos de doenças relacionadas à alta ingestão de sódio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde (MS) lançaram a Campanha de Redução do Consumo de Sal.
O consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. Segundo a OMS, em 2001, essas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. Quase metade de todas essas mortes é atribuída às doenças cardiovasculares.
A nutricionista Lílian de Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta, alerta para o risco da hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta. “Ela também é conhecida como uma doença silenciosa, pois só apresenta sintomas quando em níveis demasiadamente elevados. A pressão elevada pode levar a doenças cardiovasculares como derrames, isquemias e infarto. O excesso de sódio também gera retenção de líquido (inchaço) e pode levar a doenças renais”, explica Lílian.
De acordo com a especialista, o componente do sal (NaCl) que devemos evitar é o sódio (Na) que também está presente em grande quantidade em enlatados, embutidos, congelados, temperos prontos, biscoitos salgados e doces. “Quanto mais sal consumimos, mais nos habituamos com o paladar salgado e mais sal vamos querer. Outro componente rico em sódio é o glutamato monossódico. Este dilata as papilas gustativas e faz a gente achar aquele alimento muito gostoso. A longo prazo, os alimentos saudáveis parecerão sem gosto e insossos”, afirma.
Na hora de comprar um produto, Lílian aconselha a observar a quantidade de sódio nos alimentos industrializados e prestar atenção no %VD. “Este símbolo representa o percentual de sódio diário presente na porção”, alerta.
Dicas para reduzir o sal na comida:

Retirar o saleiro da mesa;
Aumentar o uso de temperos naturais como o alho e cebola;
Aumentar o uso de temperos verdes como o orégano, salsa, cebolinha, alecrim e o manjericão.

ERROU NO SAL? APRENDA ALGUNS TRUQUES PARA SALVAR A SUA RECEITA!

Errou no sal? Aprenda alguns truques para salvar a sua receita!
Exagerar no sal é um dos erros mais comuns cometidos na cozinha. Confira truques para resolver o problema.


Por mais que a gente se esforce, uma hora ou outra, acaba errando na receita. É um exagero aqui, uma ausência ali... Mas, quando o sal é o problema, ou seja, quando “erramos a mão” neste tempero, existem alguns truques que podem reverter a situação e nos ajudar a salvar o prato!
Aprenda alguns truques que neutralizam o excesso de sal:
1 – Regue a sua comida com uma mistura de vinagre de maçã e açúcar;
2 – No caso de molhos e caldos, aposte no creme de leite e no vinho. O leite também é uma boa opção.
3 – Se você errar na quantidade de sal da sopa, basta acrescentar uma batata ralada!
4 – Ainda falando de pratos líquidos, quando o erro estiver gritante demais, jogue uma clara de ovo e espere-a endurecer. Retire com uma escumadeira e experimente a receita novamente. Ela estará no ponto!
Outros truques:
- Se o seu prato ficou muito picante, acrescente à receita uma batata ralada ou uma cenoura em rodelas e ferva tudo de novo.
- Se o gosto de alho estiver forte demais, ponha um saquinho com salsa picada dentro da panela até o gosto ficar mais ameno

5 DICAS PARA REDUZIR O SAL

5 dicas para reduzir o sal
Elimine de vez este vilão do seu cardápio!



Além de ser o principal causador da hipertensão, o sal é um dos maiores responsáveis pelo surgimento de celulite. Ou seja, não existe nenhuma razão, seja em relação a sua saúde ou a sua beleza, para você continuar exagerando no consumo deste alimento. Portanto, declare guerra a este vilão! Confira 5 dicas para reduzir o consumo de sal!
1 – Opte por temperos que não contenham sódio, como ervas frescas, alho fresco ou em pó, cebola desidratada, mostarda desidratada, coentro, limão, menta, cominho, tomilho, manjericão, folhas de louro secas, gengibre, pimenta cebolinha e salsa.
2 – Prepare seus molhos em casa em vez de gastar dinheiro com a versão pronta, que só traz danos à saúde. Misture azeite e ervas, por exemplo. Ou vinagre com outros ingredientes.
3 – Opte pelas frutas e verduras frescas, esqueça as opções de vegetais enlatados. A quantidade de sal presente nestes produtos é extremamente alta e prejudicial à saúde.
4 – O mesmo vale para os peixes. Sardinha e atum, por exemplo, costumam ser comprados em lata, ou seja, costumam ser consumidos com alta quantidade de sal. O mesmo vale para as carnes processadas. Delete-as de seu cardápio!
5 – Reeducação alimentar é fundamental. Muitas pessoas têm mania de colocar sal em saladas e outros pratos antes mesmo de provar. Se para você o sabor deste alimento é tão essencial, comece diminuindo as porções aos poucos.

SAIBA COMO USAR OS VARIADOS TIPOS DE SAL

Saiba como usar os variados tipos de sal
Para quem não gosta de comida sem sal, nutricionista fala sobre algumas opções de sal que podem ser usados nos pratos. Deixe a sua alimentação mais saudável. Saiba mais!



O Brasil é um dos maiores consumidores de sal do mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados no segundo semestre de 2011, mostram quem o brasileiro consome diariamente, em média, 8,2 g de sódio, ou seja, mais do que 5 g, a quantidade recomendada. Para a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, este quadro é preocupante, já que o número de pessoas com hipertensão arterial cresce a cada dia. Para quem gosta de pratos temperados, o mais indicado é usar os temperos naturais, como a salsinha, o alecrim, a cebolinha e a pimenta, além das variações do sal existentes no mercado.
Para quem não conhece os vários tipos de sal, a especialista indica cinco opções que podem fazer parte do seu cardápio diário.
Sal marinho: é rico em nutrientes. Ao contrário do sal refinado, ele não passa pelo refinamento, não leva aditivos químicos e é obtido através da evaporação da água do mar.
Sal do Imalaia: formado há milhões de anos, é encontrado aos pés da montanha, que era banhada pelo mar. Ele tem o tom meio rosado por causa do manganês e do ferro e é também rico em outros nutrientes como magnésio, potássio, zinco e selênio.
Sal light: este tipo de sal tem o sódio reduzido. O sabor não costuma agradar muito ao paladar dos usuários, que devem tomar para não usá-lo em grande quantidade. Ele possui 30% de sódio e 70% de cloro.
Sal grosso: não é refinado. Ele se apresenta da mesma forma como sai da salina e é muito utilizado em churrascos. Ele possui 40% de sódio e 60% de cloro.
Flor de sal: é formada durante a produção do sal marinho. É constituída pelos cristais do sal que se formam na superfície da água. Por ter um sabor mais concentrado, deve ser usado com moderação e ser adicionado na finalização do prato para não perder sua textura crocante.
A nutricionista alerta que, independentemente do sal que for utilizado, deve haver moderação. “As nossas papilas gustativas ficaram viciadas em sal e muitas vezes colocamos tanto sódio na comida que deixamos de sentir o sabor natural dos alimentos”, explica.
“Sal em excesso é prejudicial à saúde. Fugir dos alimentos ricos em sódio como os caldos industrializados, salgadinhos e embutidos é fundamental”, alerta Mariana Fróes

EMAGREÇA A SUA COMIDA COM TEMPEROS LIGHTS

Emagreça a sua comida com temperos lights
Troque o sal por temperos saborosos e que dão um toque especial a sua comida

Uma cozinha light e saudável é o sonho de toda dona de casa consciente da importância de uma refeição balanceada, que seja também uma forte aliada no combate a algumas doenças. Mas, a busca por esta alimentação de qualidade muitas vezes esbarra na dificuldade de se continua levando sabor à mesa. Um exemplo é a redução do uso do sal. De acordo com a nutricionista Renata Trotta, é preciso que a ideia não seja mal entendida. “A redução do sal não significa que sua refeição será “sem sabor”. Para isso, basta utilizar os temperos naturais, que são deliciosos e maravilhosos para a saúde”, disse.
Pensando nisso, a especialista indica alguns temperos naturais que são fontes intermináveis de vitaminas, minerais e que auxiliam no equilíbrio do corpo. Conheça um pouco mais sobre eles e acrescente essas sugestões no seu dia-a-dia!
Açafrão: um importante cicatrizante, diurético, antiespasmódico, antidiarreico, além de um excitante do sistema nervoso, como é a cafeína. Além de também ser considerado afrodisíaco, ele pode deixar o arroz muito mais saboroso;
Alecrim: tempero digestivo, diurético e indicado para quem sofre com o reumatismo. O alecrim combina muito bem com uma salada e é um ótimo tempero para frango;
Alho: vasodilatador, ajuda na melhora do sistema imunológico e, também, previne alguns tipos de câncer. Tempero muito usado em todos os tipos de pratos;
Cebola: antioxidante, diurético e, segundo estudos, previne alguns tipos de câncer. São eles: câncer de estômago, intestino, próstata e até de boca. Combina com todos os tipo de prato;
Cebolinha: previne tosse e resfriados. A cebolinha é uma ótima opção para deixar a salada e a farofa de todo dia muito mais saborosas;
Hortelã: analgésico e expectorante. Tempera muito bem cordeiros e saladas;
Manjericão: um forte diurético que, ainda, combate o mau hálito. O manjericão tem o poder de temperar e dar um sabor mais que especial à massa, saladas e refogados de carne;
Orégano: ajuda no combate à azia, enjoos e flatulência. Deixa pão, alguns tipos de molhos e massas ainda mais gostosos;
Salsa: esse diurético natural é digestivo e antisséptico. Um grande aliado no combate às infecções do aparelho urinário. Ela combina com tomate, berinjela, abobrinha e frango;
Tomilho: auxilia no sistema digestivo, é um excelente vermífugo e estimulante. Tempera muito bem a carne branca

Nenhum comentário: