5.30.2012

30 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

30 de maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla
Os sintomas da esclerose múltipla se agravam no decorrer do tempo. Saiba mais!


No Dia da Esclerose Múltipla, os números são alarmantes. Segundo a Federação Internacional de Esclerose Múltipla, existem cerca de 2,5 milhões de pacientes diagnosticados em todo o mundo. Já no Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), revelou que são mais de 30 mil portadores, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.
De acordo com Roberto M. Carneiro de Oliveira, médico neurologista, as pessoas precisam estar atentas aos sintomas da doença. Ele explica que a esclerose múltipla é uma doença autoimune e degenerativa de caráter crônico. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menor o efeito da doença e a carga de lesão ao longo do tempo”, afirma.
As causas da esclerose múltipla ainda são desconhecidas, mas, segundo o neurologista, pode provocar dificuldades motoras e sensitivas, além de comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
Sintomas da esclerose múltipla
De acordo com Oliveira, os sintomas mais frequentes são formigamentos em algum segmento do corpo, perda de força, alteração ou turvação da visão, perda de controle dos esfíncteres e faixa de dormência no tronco. “Normalmente os sintomas aparecem insidiosamente e vão se agravando ao longo dos dias seguintes”, disse.
Manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas diárias e saudáveis são passos importantes para o início da luta contra a doença. O neurologista ressalta que hábitos de vida saudáveis e condições psicológicas favoráveis podem ter interferência no sucesso do tratamento. “Os exercícios físicos podem reduzir a espasticidade –rigidez muscular –, por exemplo”, diz o médico.
Tratamento
Os imunomoduladores são a primeira opção de tratamento da EM. Estes medicamentos também são conhecidos como agentes modificadores da doença por terem interferência direta e favorável na evolução da esclerose múltipla. Eles realmente modificam a história natural da doença. Os imunomoduladores são chamados de drogas de primeira linha, somente na falha destes é que se faz uso de outras drogas de efeito mais intenso, só que mais agressivas ao organismo.

Vitamina D no combate à esclerose múltipla

Muitos pacientes de esclerose múltipla não recebem tratamento

Ronco pode ser a causa de um AVC

Nenhum comentário: