5.27.2012

Riscos de doenças cardiovasculares em adolescentes

Hábitos alimentares serão avaliados em projeto com meninos e meninas de 12 a 17 anos a partir da próxima semana. Dados farão parte do Erica


Estudantes que fazem parte do Erica, estudo que avaliará a saúde de 75 mil jovens brasileiros até o fim de 2013
Foto: Divulgação/ Marcelo Garcia
Estudantes que fazem parte do Erica, estudo que avaliará a saúde de 75 mil jovens brasileiros até o fim de 2013 Divulgação/ Marcelo Garcia
RIO - Na próxima semana o Ministério da Saúde vai começar a avaliar os riscos de doenças cardiovasculares em adolescentes em Botucatu, cidade que faz parte do Erica (Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) junto com os municípios do Rio de Janeiro, Feira de Santana, Cuiabá e Campinas. Foram sorteados 270 adolescentes da Escola Estadual Cardoso de Almeida, da Escola Municipal Dr. João Maria Araújo Júnior e do Colégio Santa Marcelina, que farão parte de um grupo com 75 mil jovens, com idades entre 12 e 17 anos, em todo o Brasil.
Os resultados das análises serão utilizados para a elaboração de políticas públicas para a prevenção de doenças cardiovasculares em adolescentes. Eles responderão a um questionário com perguntas sobre seus hábitos de vida e alimentares, além de características como sexo e idade. Medidas de peso, altura, circunferência de cintura, pressão arterial e exame de sangue também serão feitos.
Todas as avaliações serão feitas nas escolas, supervisionadas por profissionais da Faculdade de Medicina da Unesp – que também terão de responder a um questionário sobre o ambiente oferecido aos estudantes, que indicará possíveis riscos à saúde dos adolescentes.

Nenhum comentário: