5.29.2012

Fotoenvelhecimento

Existe uma maneira de evitar o fotoenvelhecimento?

Tratamentos variam de dermocosméticos à cirurgia plástica
Dos últimos 100 anos pra cá muita coisa mudou. Cultura, negócios, estilo de vida e a saúde do homem também. No início do século passado a expectativa de vida das pessoas não passava dos 50 anos, hoje a terceira idade chega a patamares bem mais elevados atingindo 80 a 90 anos com certa facilidade.
A juventude tem sido cada vez mais valorizada. O jovem é considerado o ideal do belo por muitos, o que vem aumentando os cuidados contra o fotoenvelhecimento, que é o envelhecimento da pele devido à exposição excessiva às radiações solares. De acordo com a dermatologista Juliana Gumieiro, os branquinhos sofrem muito mais com os raios. “O fotoenvelhecimento se inicia com a exposição ao sol e é muito mais forte em pessoas de pele clara. A pele fotoenvelhecida apresenta rugas, além de alterações de textura e manchas. Essas regiões fotoenvelhecidas podem apresentar também lesões cancerígenas e pré-cancerígenas”, explica a médica.
Para evitar o fotoenvelhecimento é preciso se proteger contra os raios ultravioletas, seja de forma física (chapéu, óculos e camisa) seja química (protetores solares). Alguns tratamentos dermatológicos também amenizam o processo. “Isso depende da necessidade do paciente. Podemos atingir o rejuvenescimeno com procedimentos como preenchedores e a toxina butolínica, com ácidos como os peelings químicos e laser evitando ou adiando a necessidade de uma cirurgia mais invasiva”, afirma Juliana.
Segundo a especialista, para evitar tratamentos mais agressivos o melhor é sempre usar o protetor solar. “Na prevenção do fotoenvelhecimento, o filtro solar utilizado em longo prazo, diminui o número de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de queratoses e do câncer de pele”, recomenda.
Juliana Gumieiro – Dermatologista

Fotoenvelhecimento Ao contrário do que se pensava há alguns anos, grande parte das alterações que encontramos na nossa pele, especialmente após os 30 anos, não são decorrentes do aumento da idade e sim da exposição ao sol durante toda a nossa vida. O termo fotoenvelhecimento é usado atualmente para caracterizar as alterações causadas pelo sol em nossa pele. Seus principais sinais são:

- rugas
- manchas marrons
- aspereza
- telangiectasias (pequenos vasos na superfície da pele)
- cor amarelada da pele

Toda essa exposição solar ocorre especialmente no nosso dia-a-dia: no carro, nas caminhadas na hora do almoço, durante a prática de esportes etc.

As nossas atividades diárias contribuem com aproximadamente 80% da nossa exposição solar total. Os raios solares que estão mais envolvidos no processo do fotoenvelhecimento são os raios ultravioleta, que são divididos em dois tipos UVA, que penetram até as camadas mais profundas da pele, e os UVB, que tem uma atuação na camada mais superficial da pele. Mas no geral, ambos podem ser nocivos à saúde.


Dicas:

Como é possível evitar o fotoenvelhecimento?
O primeiro passo é conversar com seu dermatologista para avaliar alguns pontos importantes: seu tipo de pele, grau de exposição solar, fototipo (como sua pele se bronzeia após o sol), determinar qual o melhor protetor solar para você como usá-lo, além de outros cuidados que devem ser observados.

Aqui vão algumas dicas que você já pode começar a seguir:- evitar exposição solar nos horários de maior intensidade de radiação - entre as 10 e 16 horas, sem se esquecer do horário de verão.

- usar, diariamente, protetores solares de FPS 15 ou maior que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB;

- proteger as áreas mais expostas do corpo usando chapéus de abas largas, roupas folgadas de tecidos naturais e óculos escuros.

Existe atualment um tratamento?Hoje o arsenal do dermatologista está bastante amplo. Existem várias formas de tratamento, muitas vezes tão simples quanto passar um creme regularmente nas áreas comprometidas. Tudo vai depender do grau de fotoenvelhecimento de sua pele, do tempo de que você dispõe para o tratamento, da avaliação de seu especialista e de quais opções são mais adequadas.

Consulte sempre o seu dermatologista.

Fonte: JANSSEN-CILAG

Nenhum comentário: