5.28.2012

O QUE HÁ DE PIOR NO JORNALISMO DO BRASIL (PATROCINADO PELA REVISTA VEJA)

" Jobim DESMENTE a Veja" Foi tudo armação 

Mais um grito de Reinaldo: cadeia para Lula!

Mais um grito de Reinaldo: cadeia para Lula! 

Blogueiro da Abril exige ainda que outros jornalistas confirmem a reportagem de Veja, negada por Nelson Jobim. Ainda hoje

28 de Maio de 2012 às 07:16
247 – “Aux armes, citoyens!” Reinaldo Azevedo conclama uma revolução. Em novo grito, ele exige que o Supremo Tribunal Federal dê ainda hoje uma resposta à Nação sobre o crime cometido pelo ex-presidente Lula. O blogueiro exige ainda que jornalistas de outros meios de comunicação confirmem a reportagem de Veja, negada por Nelson Jobim, sobre a chantagem feita pelo ex-presidente Lula contra o ministro Gilmar Mendes, do STF. Afinal, argumenta Reinaldo, todo mundo sabia. “ E dá cadeia!”, diz ele. Leia seu post da última madrugada:
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem de fazer imediatamente uma reunião administrativa, dar consequência ao julgamento do mensalão, oferecer a ajuda que se fizer necessária ao ministro Ricardo Lewandowski — um dos que já foram assediados por Luiz Inácio Lula da Silva — e emitir um “Comunicado à Nação” rechaçando a tentativa do ex-presidente de chantagear, intimidar e constranger os ministros da corte suprema do país. Ou o tribunal se dá conta da gravidade do ato e do momento ou corre o risco de se desmoralizar.
Os jornalistas de política de Brasília não podem nem devem quebrar o sigilo de suas fontes, mas também eles têm uma obrigação institucional, com a democracia: revelar que sabiam, praticamente todos eles, do assédio que Lula fazia a ministros do STF. A história estava em rodas de conversa, em todos os cafezinhos, em todos os jantares, em todos os bares. O que não se tinha era a prova ou alguém que decidisse quebrar o silêncio, a exemplo de Gilmar Mendes. O ministro fez bem em comparecer ao encontro. Fez bem em ouvir o que ouviu. Fez bem em advertir o presidente do Supremo, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União. Fez bem, finalmente, em confirmar a história que VEJA apurou e falar tudo às claras.
Ok, vá lá… Se Nelson Jobim nega que a história tenha acontecido, a imprensa tem de registrar. Mas há de buscar uma forma — como fez o repórter Jorge Moreno, de O Globo, de circunstanciar o desmentido — que, no seu texto, vale por uma confirmação. Afinal, se Jobim tivesse endossado a acusação de Mendes, ninguém menos do que o grande Lula estaria lascado. Aquilo a que se assistiu na sala do ex-ministro do STF e ex-ministro de Lula chama-se, entre outras coisas, “obstrução da justiça”, o que pode render, em caso de condenação, de uma a quatro anos de cadeia, segundo o que caracteriza e prevê o Artigo 344 do Código Penal, a saber:
“Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
Única saída
Reflitam um pouco: a única saída que tem Lula é a negativa de Jobim. Sem ela, estaria obrigado, nesta segunda, a vir a público para, mais uma vez, pedir desculpas à nação — a exemplo do que fizera em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão. Lula, na sua ousadia tresloucada, ficou, se vocês perceberem, nas mãos de Jobim. Assim, vivemos essa realidade algo surrealista: Jobim nega, ninguém acredita, mas isso impede o agravamento da crise — ou, pensando bem, impede que a situação beire o insustentável. Não restaria outro caminho que não processar o ex-presidente da República.
O Supremo não pode se contentar com o que seria, então, uma mera guerra de versões e deixar tudo por isso mesmo. Até porque, reitero, É DE CONHECIMENTO DE CADA JORNALISTA DE BRASÍLIA A MOVIMENTAÇÃO DE LULA. Todos sabem que ele vem assediando os membros do STF. Nem mesmo o esconde. Os nomeados por ele próprio ou por Dilma, segundo seu discurso boquirroto, lhe deveriam obrigações — e não posso crer, escrevo sem cinismo nenhum, que ministros e ministras a tanto se prestem. Os que não nomeou estariam sujeitos a outra abordagem, como foi o caso de Gilmar, que assistiu àquilo que os dicionários definem como “chantagem”.
É chegada a hora de o Supremo Tribunal Federal deixar claro que não passarão. E tem de fazê-lo hoje.

comentários para “Mais um grito de Reinaldo: cadeia para Lula!”

  1. Eduardo Ramos 28.05.2012 às 12:09
    criatura abjeta, esse Reinaldo... é uma das coisas mais lamentáveis de se ver: um homem, que não tem sequer resquícios de hombridade!
  2. magali a linda nos EUA 28.05.2012 às 11:15
    Meu deusss! Esse lixo ambulante envergonha qualquer jornalista , até mesmo os mais conservadores! Ninguém quer ter seu nome associado a esse dejeto, em nenhuma profissão seja a mais humildade ou a mais elevada se aceita um puxa saco desse naipe, seja entre garis, metalúrgicos, bancários, médicos, professores etc..pq o puxa saquismo não é só uma lambidinha no patrão, vem acompanhado de calúnias, perseguição, quem já teve uma puxa saco onde trabalhou sabe dq falo! O puxa saco pra qualquer profissão é como o caguete pra malandragem e pra própria policia, um ser sem valor! O Cabeção é o retrato fiel desse tipo de gente, lixo ambulante! meu deussssssss!

  3. .

  4. ..
  5. Jorge Pereira 28.05.2012 às 11:04
    Não sei porque um destrambelhado, desqualificado desses ganha tanta repercursão. Se fosse o Alvaro Dias (embora não fizesse dessa forma louca), o Aécio, ou até o privata do serra, mas este senhor é o famoso quem? Não toma o "remedinho" e lidera um monte de desesperados. A Veja tá "jogando no lixo" um último resquicio de dignidade mantendo esse "cachorro-louco" em seu quadro. Mas quando também quem se disponta como lider da oposição é outro maluco desqualificado do tigrão-francischini. DESESPERO? É incrivel o tio rei- do gardenal -, perdão, pedir prisão pro lula por um ministro desqualificado ter falado algo enquanto privatas que roubaram do Brasil US$100Bilhões ficam por aí leve, livre e soltos. Poupe-nos tio rei do...
  6. José Carlos 28.05.2012 às 11:01
    Reinaldo brilhante? RA está cego em sua irracionalidade. O ex-ministro Nélson Jobin já negou a reporcagem. E para aqueles que ainda não sabem ler: "SE" ainda fosse presidente da República, esse comportamento.... , "SE" confirmada constituirá lamentável..... "SE" meu time for campeão da Libertadores, "SE" eu te pego na balada, aí, aí. Ridículo.
  7. FHC VAGABUNDO 28.05.2012 às 11:01
    87% DE APROVAÇÃO,TANTO SÃO LULA,QUANTO NOSSA SENHORA DILMA,HI,HI,HI,VAI ENCARAR RONINHO?VAI QUERER GUERREAR?VCS DA ELITIZINHA DE BOSTA DE SP NÃO AGUENTARIAM NEM O 1º ROUND,HI,HI,HI,LEMBRA-SE DO DESESPERADOS JORNALISTAS DO PIG QUANDO DA INVASÃO DO ALEMÃO RONINHO?VC QUER O SERRA,NÉ MESMO?VAI DAR PRA VCS NÃO,POIS EM 2014 SERÁ A 4ª PISTOLADA CONSECUTIVA VIU?PSDBOSTA NUNCA MAIS,DEUS NOS LIVRE,HI,HI,HI...
  8. Tutu 28.05.2012 às 11:00
    CADEIA PARA O REINALDO AZEVEDO E A QUADRILHA DE VEJA!
  9. Diego 28.05.2012 às 10:56
    Quem deveria já estar na cadeia, ou então internado em um manicômio há muito tempo é esta figura abjeta. Este caluniador é responsável por incitar ao ódio e causar danos permanentes no cérebro de pessoas que ficam imbecilizadas ao levá-lo a sério. #ReinaldoAzevedoNaCadeia
  10. caboge lima 28.05.2012 às 10:55
    Neste momento eu e grande parte desta nação, vê com tristeza que uma imprensa que serviu a ditadura que até hoje não aceitam que vivemos em uma democracia. Então junta-se com um homem que se diz ministro do supremo, para destruir a imagem de um homem que não só orgulham os brasileiros mais todo o planeta.(VEJA, RESPEITE O POVO DESTA NAÇÃO)
  11. Fátima 28.05.2012 às 10:53
    Jobim deu uma entrevista a Zero Hora,hoje, mas uma vez negando conversa. Brasil247 poderia publicar. Quanto ao RA é um doente.

  12. cERRA: - CADÊ A MINHA VEJA 28.05.2012 às 10:16
    ESSE CARA TAMBÉM NÃO TEM UM NEXTEL.
  13. Marly Rosa 28.05.2012 às 10:07
    Plagiando o PIG: O outro lado da notícia. http://marlyrosa13.blogspot.com.br/2012/05/o-outro-lado-de-uma-noticia.html
  14. Marly Rosa 28.05.2012 às 10:06
    Deputado Protogenes citado pelo Conjur manda singelo recado: https://twitter.com/#!/ProtogenesQ/status/207082213420974082
  15. Hamilton 28.05.2012 às 10:00
    Plagiando Diego Armando Maradona sobre Pelé "Gilmar Dantas e Reinaldo Não estão tomando o remádio conforme orientação médica.
  16. Nilda Fiege 28.05.2012 às 09:57
    Esta é a última cartada para ver se vira o jogo: a equipe Cachoeira-Demóstenes-Gilmar-Veja, querendo se livrar dos efeitos do "flagra" no banho em sujas águas... E ainda vem este pulha querer ditar regras de moral. Ora, ora, seu AZEveDO prepare logo a sua volta à função anterior: colunista associal puxador de saco de patricinhas e mauricinhos, senão de bandidos engravatados!
  17. Vander Ferreira Salles 28.05.2012 às 09:54
    O interessante é que o raivoso Reinaldo(a), não exige punição para o Gilmar Mendes, uma vez que esse, se o fato for verdadeiro teria a obrigação de denunciar Lula à justiça e se fosse um homem honrado, prendê-lo por "obstrução da justiça" ou por "chantagem". Ou seja, quem realmente cometeu crime foi o Gilmar Mendes que é um ministro do STF e prevaricou porque não cumpriu seu dever.

  18. .
  19. Cunha 28.05.2012 às 09:46
    Para alegrar o rapaz. Está estressado o rapaz. Um sambinha em comemoração ao pessoal dele: www.youtube.com/watch?v=9wk-14JXgaU
  20. José Honório 28.05.2012 às 09:45
    Alguém escreveu aqui que este pulha é um tremendo puxa-saco ... e é uma verdade ... está explícito. No seu afã de agradar o patrão sempre ficou nesta de difamar pessoas, inclusive até jornalistas que não pensam como ele. No presente estresse da publicação, resolveu que é o salvador que o Civita pediu a Deus, constrangendo até colegas na sua posição baba-ovos. Cismou que é um lacerdinha.
  21. Nine 28.05.2012 às 09:44
    kkkkkkk Reinaldinho, "ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado." Lula FOREVER!!!
  22. José Honório 28.05.2012 às 09:37
    O que é mais esquisito nos tempos atuais é que o Civita desistiu de negociar os problemas da Veja. Colocou os cachorros mais barulheintos para ladrar e acha que ninguém vai chegar ao seu terreiro. Civita deve estar desesperado mesmo. Fazer da sua revista a cara de Reinaldo Azevedo é um lance antes do estertor. Por seu turno, o blogueiro imbecil coloca o Gilmar como dono da verdade, não importa as controvérsias. É reconhecidamente um pulha ... e não está sendo replicado por nenhum jornalista que se preze. Estou admirado do 247 estar postando este lixo.
  23. FHC VAGABUNDO 28.05.2012 às 09:37
    REINALDO QUER REVOLUÇÃO?NÓS PETISTAS TAMBÉM,POIS SERIA LINDO FAZERMOS COMO O EGITO FEZ E ANIQUILARMOS DE VEZ ESSES 13% INSATISFEITOS COM NOSSO GOVERNO DO BEM,HI,HI,HI,VCS JÁ PENSARAM?O POVO TODO NA RUA MASSACRANDO ESSA ELITIZINHA DE BOSTA DE SP E O PIG?
  24. Escrevinhador demente 28.05.2012 às 09:35
    Larga do pé de Lula, Reinardo. Lula é casado e muito bem casado com dona Marisa.
  25. constantino lagoa 28.05.2012 às 09:35
    O que é que a Veja está merecendo?????????
  26. Emilton Albuquerque 28.05.2012 às 09:32
    Que tal a CPI do cachoeira convocar o Reinal Azevedo, com certeza ele tem muito a falar.
  27. jose francisco 28.05.2012 às 09:28
    a veja quer por fogo no pais
  28. Vitor 28.05.2012 às 09:26
    Reinaldo Azevedo é um demente. Nada mais a declarar.
  29. Nilson 28.05.2012 às 09:11
    A galera da vejinha, está no desespero. Patéticos.
  30. Daniel 28.05.2012 às 09:08
    Na sua ânsia de tentar sepultar Lula no mesmo limbo político em que Collor foi jogado (parece que até hoje Civita e seus comparsas não conseguem distinguir um do outro) a Veja insiste em tentar violar um dos preceitos básicos da justiça. O ônus da prova cabe ao acusador. Tudo que Gilmar tem contra Lula é uma suposta conversa que teria tido com ele, sem gravações, testemunhas, documentos, nada. Se ele realmente acredita que pode condenar alguém sem prova nenhuma, prova que não tem capacidade para exercer cargo algum na carreira de direito, que dirá o de ministro do STF
  31. Daniel Reis 28.05.2012 às 09:07
    O que o Reinadolph H. Azevedo, o defensor dos fortes e opressores, quer é rodar a baiana. Até agora não provou nada!!!!! VEJA E GLOBO na CPI JÁ!!! Pela convocação imediata dos irmãos Globotralhas Marinho, Robert Civita, Gilmar Mendes, Reinadolph H. Azevedo, o fala mas não prova do jornalismo brasileiro, Policarpo, .... a CPI da VEJA tem que acontecer!!!!
  32. Paulo Quadros 28.05.2012 às 09:05
    Essa galera pirou de vez "texto de jornalista desmente desmentido!!!!"
  33. zé das couves 28.05.2012 às 08:58
    Revolução não, 247. O nome disso é GOLPE!
  34. nilson vieira 28.05.2012 às 08:49
    Ele deve estar sobre efeito alucinógeno com uma historia dessas,olha o cigarrinho de oregano no dedo dele. "viagens da veja"
  35. JOSÉ CARLOS O 247 ESTÁ CERTO, 28.05.2012 às 08:45
    PRA VOCÊ VÉ ATÉ ONDE VAI A CARA DE PAU DA OPOSIÇÃO,COM LADRÕES COMO O SERRA,DA PRIVATÁRIA E ROUBO DO METRÔ E RODÔANEL,E MAIS MIL MARACUTÁIS DO SERRA DEBAIXO DO TAPETE,QUEM PRECISA DE CADEIA É O LULA,ESPERE COISAS AINDA PIOR DA OPOSIÇÃO PORQUE ELES SABÉM QUE NÃO TÉM NEM MAIS 15 POR CENTO DE IDIOTAS,QUE AGORA SÓ LADRÃO VOTA EM LADRÃO,ENTÃO ELES VÃO FALAR TUDO O QUE QUISER PORQUE NESTE PAIS A JUSTIÇA AINDA É DO LADO DOS BANDIDOS,NÃO VIU QUE O CELSO MANDOU O CONTRAVENTOR FICAR CALADO,ESPERAR O QUE DESTES BANDIDOS,SÓ NÓS NAS URNAS PARA DELETALOS,ESTA ELEIÇÃO VAI SER A MAIS BAIXA QUE NOS JÁ VIMOS,MAS COMO QUEM RI POR ULTIMO RI MELHOR.DEPOIS ELES VÃO FICAR COM A CARA DO GRITO QUE É A CARA DO SERRA,DEPOIS QUE PERDER.
  36. Jueli Cardoso 28.05.2012 às 08:40
    Olha!.. tem 30 anos que acompanho a política e a imprensa e nunca ví desespero tão grande!... Não existe nem mesmo como qualificar tamanha desfasatez. Em um país mais sério este meliante, junto com cachoeira, o Ministro do Supremo e os donos da Veja e Globo já estariam na cadeia.
  37. José Carlos 28.05.2012 às 08:19
    Ridículo! Como o 247 tem coragem de publicar algo tão baixo?
  38. MALUF : GERALDO COM G GRANDÃO 28.05.2012 às 08:18
    EMQUANTO ISSO SÃO PAULO OU TUCANOPOLIS ES~TÁ SENDO INVADIDA PELOS ARRASTÃO. Cerra liga para Alkmin: - Chama o PCC governador.
  39. FORMAÇÃO 28.05.2012 às 08:16
    ESSES caras está na iminencia de perder o emprego por que a Veja está encalhada nas bancas. Quem vai querer patrocinar esse blogzinho. Até Rede Globo está mudando o discurso - Alexandre sem Graça fez apologia demotucana sobre o mensalão. ESSE CARA FORMOU NUMA FACULDADEZINHA conseguiu esse empreguinho puxando o saco dos demotucanos, era de se esperar. Quem quer perder regalias!
  40. Erivaldo 28.05.2012 às 08:15
    A entrevista do ministro, Gilmar Mendes, à revista Veja, pode acabar tendo efeito contrário ao desejado. Ou seja, traz o caso CELG-Gilmar, para os noticiários e complicar mais a situação Marconi Pirillo. A Veja acuada voltar sua artilharia contra Lula acusando-o de proteger o Mensalão; não houve reunião do Lula Gilmar para tratar desse assunto Mensalão. Ainda que houvesse o ministro do Supremo não poderia ser cooptável. Já no caso CELG vai saber...
  41. Gustavo Barbosa Lima 28.05.2012 às 08:09
    Prezado Reinaldo, bom dia. Destemida e Séria conclamação!!! Parabéns, ainda existe moralidade, seriedade e honradez de Jornalistas abnegados e Competentes. Att. Gustavo Barbosa Lima. P.S. Ao seu dispor:(gustavolima38@msn.com)
  42. Marques M.A. 28.05.2012 às 08:03
    Esse asqueroso Reinaldo Azevedo vai surtar. Suas ideias não andam batendo bem. Seu motor mental vai fundir. Ele e o comparsa Augusto vão ficar soçobrando suas besteiras, o mensalão julgado, os culpados punidos e o PT vai fazer o presidente em 2014. Não adianta seus chiliques. Não conseguirão tirar votos do governo. Podem desistir, urubus...
  43. Comandante Zero 28.05.2012 às 08:00
    O Brasil 247 deve estar tomando Rispiridona e Trileptal.
  44. André Oliveira 28.05.2012 às 07:57
    Golpe 2. Todo mundo sabia que Lula assediava o Supremo assim como todos os repórteres investigativos de Brasilia falavam a toda hora com a quadrilha do Cachoeira.
  45. foramarconi 28.05.2012 às 07:49
    Lula na cadeia se for assim deve colocar também o Gilmar Mendes já que o Desmóstenes Torres interferiu num processo que a CELG possuia no STF, o processo constava que a CELG tinha uma dívida de R$ 6 bilhões e o Gilmar Mendes acatou a decisão de Demóstenes para reduzila pela metade. Impeachment para Gilmar já cadeia pra ele também
  46. Nilson Brito 28.05.2012 às 07:41
    Então vale mais a palavra de um juiz que cada vez mais esta sendo provado que tem envolvimento com a quadrilha do Cachoeira, do que a de Lula e de Nelson Jobim? Se Lula vinha sediando outro ministro que não tem indícios com a quadrilha do Cachoeira, por que não o denunciaram? Quando a Procuradora Eliana Calmon diz que existe bandido de torga, certamente ela foi sabia.
  47. Jeronimo sergio de carvalho 28.05.2012 às 07:40
    Meu Deus, mas alguém ainda leva a sério Reinaldo Azevedo, Veja, Gilmar Mendes, ou são idiotas ou com mas intenções. O figurino está traçado, como o Demóstenes está fora de combate, aparecerá e Sen. Alvaro Dias para levar para a frente a cantilena de sempre. Depois repercute, na Falha de São Paulo, no Globo etc...
  48. Leo 28.05.2012 às 07:38
    A Veja e o Gilmar tudo haver.
  49. fabricio spinola 28.05.2012 às 07:36
    estão nesta ótica pitoresta do Reinaldo Azedo o Gilmar Dantas deveria ser preso por PREVARICAÇÃO também uai
  50. Papuda no Reinaldo 28.05.2012 às 07:35
    Esse meliante caluniador, se morasse nos EUA já estava fazendo companhia pro chefe dele, o Cachoeira na Papuda há muito tempo. É um criminoso que usa a palavras pra tentar assassinar pessoas. PAPUDA NO MELIANTE DA FOTO.
  51. Luana 28.05.2012 às 07:26
    E hoje a nação verá uma armação de uma enorme cobra coral na tentativa de minarem Lula e a CPI. São venenosos e não deixarão de ser, o que há na CPI compromete demais Gilmar Mendes e os meios de comunicação. Vai ser uma armação daquelas, para tentar minar a CPI que está numa enorme pizza.
  52. Joaquim Barreto 28.05.2012 às 07:21
    Vc não não passa de um verme arqueioroso a serviço dessa impresa bandida, quem tem que ir pra cadeia e vc puxa saco.

     OS CARAS DE PAU


     
     Augusto-nunes2
  • Reinaldo-azevedo 

      MINISTRO JOBIM DESMENTE a VEJA E  GILMAR MENDES 

      Gilmar e Jobim

     Em "furo" de reportagem, a Revista Veja revela
  •  um encontro de Lula 
  • com Gilmar Mendes no escritório de Nelson Jobim em Brasília.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • A conversa foi tenebrosa, pelo que se lê na revista. 
  •  Indignado com o assédio,
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  Gilmar Mendes, num golpe de coragem, 
  • confirmou a armação da revista para incriminar o Lulla
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  (GILMAR E VEJA SÃO ALIADOS NO ESCÂNDAO DO CACHOEIRA).
    Pois bem, acabo de falar com o anfitrião do encontro, Nelson Jobim,
  • que está neste momento passeando por uma feira em Itaipava, em 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • companhia da mulher Adrienne e de amigos do casal. Jobim 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • confirma o encontro, mas nega seu conteúdo. Eis o resumo 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • do seu relato à Radio do Moreno;
    Conteúdo da conversa: ---- Não houve nada disso do que
  • Veja, segundo me informaram, está publicando. Estou aqui 
  • em 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Itaipava e soube desse conteúdo através de um repórter do 
  • Estadão, que me procurou há pouco. 
  • Portanto, estou falando sem ter lido a revista. Mas, posso assegurar que, 
  • se o conteúdo for mesmo esse, o de que Lula teria pedido a Gilmar 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • para votar no mensalão, não é verdade.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Quem tocou no assunto mensalão fui eu, no meio da conversa, 
  • fazendo a seguinte pergunta:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  " Vem cá, essa coisa do mensalão vai ser votada quando?".
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • No mais, a conversa girou sobre assuntos diversos da atualidade."
    Razão do encontro: ' ----
  •  Desde que deixei o ministério, o presidente Lula tem me prometido uma visita. Três dias antes, a assessora Clara Ant me ligou dizendo que o presidente Lula iria a Brasília conversar com a presidente Dilma numa quarta-feira e que retornaria no dia seguinte, mas antes queria falar comigo. De pronto, respondi que o encontro poderia ser na minha casa, no meu escritório ou em qualquer outro lugar que o presidente quisesse. Lula optou pelo meu escritório, não só porque tinha prometido conhecê-lo, mas, também, porque fica perto do aeroporto. E assim ocorreu."
    Presença do Gilmar --- O Gilmar e eu estamos envolvidos num projeto sobre a Constituição de 88 e temos nos reunidos sistematicamente para tratar do assunto. Por coincidência, o Gilmar estava no meu escritório, quando o presidente Lula apareceu para a visita. Conversaram cerca de uma hora, mas só amenidades. Em nenhum momento, Lula e Gilmar conversaram na cozinha. Aliás, Lula não esteve na cozinha do escritório.
    Repercussões do fato --- Agora, não posso controlar as versões, especulações, que a mídia e as pessoas fazem desse encontro. Faz parte do jogo. O que eu posso dizer é que não houve nada disso.
    Diante do relato de Jobim, eu, como repórter crédulo, diante de fonte tão idônea, poderia me dar por satisfeito e fazer um texto jornalisticamente convencional, tipo " Jobim nega pressão de Lula" ou, como nós furados gostamos de fazer, com muita satisfação: " Jobim DESMENTE a Veja".
    Mas, durante a conversa, eu notei a voz estranha do Jobim. Ele estava cumprindo um rito, um protocolo, um dever de anfitrião de evitar mais constrangimento a si e a outros atores do espetáculo. Os bons repórteres, como os meninos da Veja, Cabral á frente, são uma espécie de Eike Batista às avessas: "Vazou, furou". Com a notícia na rua, o encontro secreto de Jobim, que tinha um proposito, pode ter outro, o de tentativa de coação de juíz ou coisa que valha. Seria coerção? sei lá.
  •  

Nenhum comentário: