É possível incorporar dicas surpreendentes de especialistas para aproveitar ao máximo sua rotina na empresa
O trabalho às vezes pode ser exaustivo e nem sempre tão divertido
quanto fazer qualquer outra coisa na vida. No entanto, enquanto você não
se aposenta ou não ganha na loteria, é possível incorporar dicas
surpreendentes de especialistas para aproveitar ao máximo sua rotina na
empresa e ainda melhore na carreira. Veja as dicas a seguir, segundo o
site Cosmopolitan.
Agende miniférias
Estudos comprovaram que antes das férias as pessoas passam por um grande impulso de felicidade. E quando você está feliz, você vai ser um melhor trabalhador. Agende várias miniviagens. Seu astral e desempenho no trabalho vão melhorar e muito.
Corte uma franja
Na maioria das ocasiões, quando você olha para alguém, o primeiro foco são os olhos. E especialistas dizem que cabelo faz toda diferença num ambiente corporativo. Não seja desleixada demais e nem opte por cortes que a deixam muito sedutora. Uma alternativa é optar por franjas, que chamam a atenção para o seu rosto e não encobre seus olhos.
Use protetor solar
Especialistas afirmam que a pele cor de laranja ou muito bronzeada pode dar sinais aos superiores de que você é egoísta e frívola. Além disso, faz mal para a pele. Passe protetor solar todos os dias. Você ficará com um ar saudável sem exageros.
Tenha mais contato com o chefe
Às vezes pode ser chato, mas pesquisas mostraram que se envolver um pouco mais com o chefe pode ser benéfico e pode até a ajudar a melhorar na carreira. Não precisa ser puxa-saco, mas tente qualquer dia puxar uma conversa que não seja relacionada ao ambiente de trabalho ou lhe faça um elogio. É bom para sua carreira e sua saúde.
Use preservativos
De acordo com um estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda, as pessoas se preocupam mais com sua saúde sexual na segunda-feira. O motivo? As escapadinhas do fim de semana podem deixá-las com uma ressaca moral, justamente no primeiro dia de trabalho da semana. Evite esse mal estar e previna-se usando camisinha.
Assista a um vídeo engraçado
Estudos mostram que o bom humor melhora o desempenho no trabalho. Quando o clima estiver muito pesado, experimente assistir a um vídeo divertido na internet. Com certeza suas risadas vão contagiar os seus colegas de trabalho.
Faça uma atividade física
Estudos mostram que praticar exercício no meio do expediente vai torná-lo mais produtivo. Se não consegue agendar um horário de ginástica na hora do almoço, tente pelo menos escapar e fazer uma caminhada de 15 minutos. Você vai se sentir melhor para enfrentar o resto do dia.
Mergulhe no trabalho
O trabalho realmente suga a energia. Mas pesquisas mostram que 60% dos trabalhadores que mergulharam de cabeça na política do escritório conseguiram obter pontos positivos e chegar à frente dos outros colegas de trabalho. Deixe para descansar quando chegar a casa.
Seja multifacetado
Se em casa você faz comida, cuida do filho, conversa com seu marido, tudo ao mesmo tempo, no trabalho você pode fazer o mesmo. Pesquisas mostram que pessoas que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo têm menos chances de sofrer a síndrome de burnout (que se caracteriza por estresse e estafa profissional profundos).
Diga "obrigado"
Um novo estudo da Escola de Negócios USC Marshall descobriu que dizendo "obrigado" após o seu chefe lhe dar uma tarefa faz com que ele ache que você é inteligente e competente.
DISPOSIÇÃO E ÂNIMO
A disposição, ou o ânimo para as coisas depende de diversos fatores,
entre os quais a maneira com que você reage aos acontecimentos da vida e o
estado geral do organismo. Este por sua vez envolve o estado metabólico e
bioquímico do cérebro assim como o estado metabólico e bioquímico geral.
Você pode reagir diante dos eventos da vida apresentando ansiedade,
isto é, sensação de ameaça, real ou imaginária. Tudo o que é novo é
desconhecido;; portanto, é potencialmente perigoso. Como, psicologicamente,
resolvemos o problema? Já vimos no artigo sobre ansiedade: transformando o
novo no conhecido, o imprevisível no previsível, o incontrolado no
controlável.
Com isso, podemos reduzir as ameaças e reduzimos o estresse.
Situações há, no entanto, em que isso é difícil, senão impossível, como, por
exemplo, quando lidamos com fatores inconscientes, com problemas internos
sobre os quais não nos damos conta. O organismo reage com ansiedade
(sinalização), mas nos falta a capacidade de identificar com clareza o que está acontecendo. Se a ameaça for muito forte, podemos entrar em pânico. O
desencadeamento de sensação de pânico sem causa aparente pode se tornar
automática, constituindo o que se convencionou chamar de Transtorno do
Pânico, que pode ter diversas origens.
Uma outra forma de reagir diante das situações existenciais é deprimirse.
Isto é, considerar-se fraco, menor, diminuído e incapaz de enfrentar e
superar os problemas: entramos em depressão.
Porque uns reagem de uma forma e outros de outra? Isso depende daa
pré-disposição genética, da maneira com que fomos educados, da memória
sobre experiências prévias e a situação real enfrentada. Por isso, quando você
está se sentindo mal, cansado, desanimado, com distúrbios do sono, sem
motivação para as coisas comuns do dia a dia, é também difícil de imaginar
uma solução para seus problemas. Como uma coisa leva a outra, você se sente preso numa situação para a qual não vê saída.
É bem possível que esta falta de disposição lhe falte por razões
emocionais, que o sono excessivo lhe esteja faltando porque está trabalhando
muito, que não tem praticado esportes como devia, ou então se sente ansioso
porque o trabalho está exigindo demais de você ou preocupações como cortes
de funcionários ou dívidas que nunca terminam estejam lhe afligindo.
Tudo isso é possível.
Mas outras causas podem também estar presentes: talvez sejam seus
hormônios e seu metabolismo que estejam perturbados, definindo a existência de doenças endócrinas e metabólicas que, se identificadas e tratadas adequadamente, podem resolver seus problemas.
Por este motivo a indisposição e a falta de ânimo para as coisas devem
ser alvo de avaliação médica no sentido de identificar as doenças com eles
relacionados e se definir o diagnóstico preciso com a melhor indicação
terapêutica para cada caso.
Por Régis Cavini Ferreira
Agende miniférias
Estudos comprovaram que antes das férias as pessoas passam por um grande impulso de felicidade. E quando você está feliz, você vai ser um melhor trabalhador. Agende várias miniviagens. Seu astral e desempenho no trabalho vão melhorar e muito.
Corte uma franja
Na maioria das ocasiões, quando você olha para alguém, o primeiro foco são os olhos. E especialistas dizem que cabelo faz toda diferença num ambiente corporativo. Não seja desleixada demais e nem opte por cortes que a deixam muito sedutora. Uma alternativa é optar por franjas, que chamam a atenção para o seu rosto e não encobre seus olhos.
Use protetor solar
Especialistas afirmam que a pele cor de laranja ou muito bronzeada pode dar sinais aos superiores de que você é egoísta e frívola. Além disso, faz mal para a pele. Passe protetor solar todos os dias. Você ficará com um ar saudável sem exageros.
Tenha mais contato com o chefe
Às vezes pode ser chato, mas pesquisas mostraram que se envolver um pouco mais com o chefe pode ser benéfico e pode até a ajudar a melhorar na carreira. Não precisa ser puxa-saco, mas tente qualquer dia puxar uma conversa que não seja relacionada ao ambiente de trabalho ou lhe faça um elogio. É bom para sua carreira e sua saúde.
Use preservativos
De acordo com um estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda, as pessoas se preocupam mais com sua saúde sexual na segunda-feira. O motivo? As escapadinhas do fim de semana podem deixá-las com uma ressaca moral, justamente no primeiro dia de trabalho da semana. Evite esse mal estar e previna-se usando camisinha.
Assista a um vídeo engraçado
Estudos mostram que o bom humor melhora o desempenho no trabalho. Quando o clima estiver muito pesado, experimente assistir a um vídeo divertido na internet. Com certeza suas risadas vão contagiar os seus colegas de trabalho.
Faça uma atividade física
Estudos mostram que praticar exercício no meio do expediente vai torná-lo mais produtivo. Se não consegue agendar um horário de ginástica na hora do almoço, tente pelo menos escapar e fazer uma caminhada de 15 minutos. Você vai se sentir melhor para enfrentar o resto do dia.
Mergulhe no trabalho
O trabalho realmente suga a energia. Mas pesquisas mostram que 60% dos trabalhadores que mergulharam de cabeça na política do escritório conseguiram obter pontos positivos e chegar à frente dos outros colegas de trabalho. Deixe para descansar quando chegar a casa.
Seja multifacetado
Se em casa você faz comida, cuida do filho, conversa com seu marido, tudo ao mesmo tempo, no trabalho você pode fazer o mesmo. Pesquisas mostram que pessoas que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo têm menos chances de sofrer a síndrome de burnout (que se caracteriza por estresse e estafa profissional profundos).
Diga "obrigado"
Um novo estudo da Escola de Negócios USC Marshall descobriu que dizendo "obrigado" após o seu chefe lhe dar uma tarefa faz com que ele ache que você é inteligente e competente.
DISPOSIÇÃO E ÂNIMO
A disposição, ou o ânimo para as coisas depende de diversos fatores,
entre os quais a maneira com que você reage aos acontecimentos da vida e o
estado geral do organismo. Este por sua vez envolve o estado metabólico e
bioquímico do cérebro assim como o estado metabólico e bioquímico geral.
Você pode reagir diante dos eventos da vida apresentando ansiedade,
isto é, sensação de ameaça, real ou imaginária. Tudo o que é novo é
desconhecido;; portanto, é potencialmente perigoso. Como, psicologicamente,
resolvemos o problema? Já vimos no artigo sobre ansiedade: transformando o
novo no conhecido, o imprevisível no previsível, o incontrolado no
controlável.
Com isso, podemos reduzir as ameaças e reduzimos o estresse.
Situações há, no entanto, em que isso é difícil, senão impossível, como, por
exemplo, quando lidamos com fatores inconscientes, com problemas internos
sobre os quais não nos damos conta. O organismo reage com ansiedade
(sinalização), mas nos falta a capacidade de identificar com clareza o que está acontecendo. Se a ameaça for muito forte, podemos entrar em pânico. O
desencadeamento de sensação de pânico sem causa aparente pode se tornar
automática, constituindo o que se convencionou chamar de Transtorno do
Pânico, que pode ter diversas origens.
Uma outra forma de reagir diante das situações existenciais é deprimirse.
Isto é, considerar-se fraco, menor, diminuído e incapaz de enfrentar e
superar os problemas: entramos em depressão.
Porque uns reagem de uma forma e outros de outra? Isso depende daa
pré-disposição genética, da maneira com que fomos educados, da memória
sobre experiências prévias e a situação real enfrentada. Por isso, quando você
está se sentindo mal, cansado, desanimado, com distúrbios do sono, sem
motivação para as coisas comuns do dia a dia, é também difícil de imaginar
uma solução para seus problemas. Como uma coisa leva a outra, você se sente preso numa situação para a qual não vê saída.
É bem possível que esta falta de disposição lhe falte por razões
emocionais, que o sono excessivo lhe esteja faltando porque está trabalhando
muito, que não tem praticado esportes como devia, ou então se sente ansioso
porque o trabalho está exigindo demais de você ou preocupações como cortes
de funcionários ou dívidas que nunca terminam estejam lhe afligindo.
Tudo isso é possível.
Mas outras causas podem também estar presentes: talvez sejam seus
hormônios e seu metabolismo que estejam perturbados, definindo a existência de doenças endócrinas e metabólicas que, se identificadas e tratadas adequadamente, podem resolver seus problemas.
Por este motivo a indisposição e a falta de ânimo para as coisas devem
ser alvo de avaliação médica no sentido de identificar as doenças com eles
relacionados e se definir o diagnóstico preciso com a melhor indicação
terapêutica para cada caso.
Por Régis Cavini Ferreira
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