5.28.2012

28 DE MAIO ? DIA INTERNACIONAL DA LUTA PELA SAÚDE DA MULHER

28 de maio ? Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher
50% das brasileiras precisam de terapia hormonal durante a menopausa. Saiba mais!

A rotina de multitarefas está deixando a saúde da mulher em alerta. Um bom exemplo deste quadro perigoso fica por conta de um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revela que as doenças do coração são a principal causa de morte de mulheres no mundo. Para chamar a atenção de todas e todos, neste dia 28 de maio, o mundo volta a sua atenção para o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher.
De acordo com especialistas, fatores de risco como diabetes, depressão, hipertensão, obesidade e tabagismo - comuns a homens e mulheres -, também são mais nocivos ao organismo feminino do que ao masculino. Além disso, as mulheres ainda contam com outros agravantes, como o uso da pílula anticoncepcional, que associada ao hábito de fumar aumenta a síntese no fígado de fibrinogênio (substância que desempenha um papel importante na coagulação do sangue).
Um momento muito importante da vida de toda mulher e que merece muita atenção é o período da menopausa. Ainda segundo a OMS, até 2030, mais de um bilhão de mulheres estarão no climatério, período de vida dos 40 aos 65 anos. Sobre a queda dos níveis hormonais, a mulher por volta dos 45 anos precisa de cuidados extras com a saúde, sendo esta etapa marcada pelo fim do período reprodutivo feminino e início da fase da menopausa, quando ocorre o último ciclo menstrual e muitas mudanças no organismo e comportamento femininos.
Segundo Angela Maggio da Fonseca, professora associada e livre-docente da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), esportes ou andar uma hora/dia, beber bastante água durante o dia, ingerir substâncias que contenham magnésio, cálcio e vitamina C e não fumar são algumas das recomendações fundamentais para as pacientes neste período tão delicado.
“Além dos cuidados com a qualidade de vida, 40% a 50% das mulheres brasileiras se encaixam no perfil de paciente que precisa de terapia hormonal (TH), que hoje é a mais indicada, pois é o único tratamento que demonstra eficácia no alívio dos sintomas, protege contra a perda de colágeno e atrofia da pele, conserva a massa óssea e reduz o risco de fraturas por osteoporose”, disse.
Sintomas da menopausa
Na maioria dos casos, o diagnóstico da menopausa é considerado após 12 meses da última menstruação e baseado na observação de sintomas como: diminuição da libido (desejo sexual); irritabilidade; diminuição da massa e da força muscular; aumento da gordura abdominal ou visceral; diminuição da densidade mineral óssea; alterações cognitivas e de humor e sonolência.
Segundo Angela Maggio, ao observar esses sinais, o médico poderá solicitar exames laboratoriais para medir os níveis hormonais. Depois de fechado o diagnóstico, é preciso iniciar um tratamento para restabelecer os níveis de hormônio da paciente. Hoje, o tratamento mais apropriado é a terapia hormonal, pois é a única que demonstra eficácia no alívio dos sintomas.

SAÚDE DA MULHER: É PRECISO TER MUITO CUIDADO

Saúde da Mulher: é preciso ter muito cuidado
Especialista fala sobre os problemas mais comuns.

Por mais corrida que seja a vida de uma mulher, ela não pode, jamais, deixar de cuidar da saúde. E quando se trata deste assunto, as consultas ginecológicas devem estar no topo da lista. Além disso, a vida acelerada associada ao tabagismo, estresse, obesidade, má alimentação, poucas horas de sono e sedentarismo exige cuidados redobrados.

De acordo com a ginecologista Emanuelli Alvarenga Silva, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, a medicina voltada para a mulher mudou e o público feminino conta com um trabalho que tem colaborado muito para diminuir ou eliminar as mais diversas patologias femininas, proporcionando tratamentos mais específicos.

A especialista alerta que para que não haja esquecimento, diante dos afazeres, é importante que a mulher crie uma agenda com os principais exames periódicos como colpocitologia oncótica (Papanicolau), colposcopia, exame pélvico, mamografia e ultrassonografia. Também é importante consultar periodicamente um clínico geral ou cardiologista para outros exames como glicemia, hepatite, hemograma completo, colesterol, triglicérides e exames complementares que o médico julgue necessários.

Os exames ajudam a garantir boa saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar doenças. “O uso do preservativo é extremamente importante já que previne além do câncer de colo uterino, outras infecções. Outros cuidados também são importantes, como não utilizar anticoncepcionais sem o conhecimento médico e evitar o uso de calcinhas de material sintético” esclarece Emanuelli.

Outro mal corriqueiro que atinge boa parte das mulheres é a TPM (Tensão Pré Menstrual) que pode ter seus sintomas diminuídos com cuidados simples como evitar o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes, chocolates e diminuir a ingestão de sódio, em razão da retenção de líquidos.

Algumas dicas são valiosas para quem quer estar com a saúde em dia, como não consumir bebidas alcoólicas, pois elas são calóricas, provocam inchaço e desidratam; na hora do almoço, se não tiver tempo para uma refeição completa, opte por um lanche saudável e evite ficar em jejum por mais de 4 horas; não fumar; evitar o sedentarismo; acrescentar na alimentação nutrientes como o Ômega 3, Vitamina E e o Selênio, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, agem como antioxidante, combatem os radicais livres, envelhecimento, câncer, artrite, doenças autoimunes, doenças do coração e câncer de mama, agindo na melhora do humor, depressão, fadiga, ansiedade e motivação.

“O acompanhamento de um médico especializado é fundamental para que a mulher tenha tratamento correto conforme a idade e patologia”, finaliza.


ACUPUNTURA PODE AMENIZAR A TPM

Acupuntura pode amenizar a TPM
Passar pela TPM pode se tornar menos dolorido com a ajuda da acupuntura

Tensão pré-menstrual (TPM). Este é um dos períodos mais delicados tanto para as mulheres quanto para quem está ao lado delas. Nesta fase é fácil perceber que o número de discussões, crises e brigas aumentam. A sensibilidade feminina fica muito mais à flor da pele e a busca por tratamentos cresce a cada ano. A TPM é uma das disfunções que mais leva as mulheres aos consultórios de acupuntura.
Segundo especialistas, o tratamento através da acupuntura tem apresentado excelentes resultados em um variado número de disfunções que atingem a saúde da mulher moderna. Com relação à TPM, que, normalmente, alia sintomas dolorosos e emocionais, como nervosismo, agitação, agressividade e tristeza, a acupuntura age através das substâncias beta endorfina (tem grande ação analgésica) e o cortizol (excelente anti-inflamatório), minimizando a dor, causando relaxamento uterino e acalmando a paciente.
Outros problemas que também atacam grande parte das mulheres podem ser tratados com a acupuntura. São eles: a depressão, ansiedade, cefaléia, infertilidade e cistites de repetição.  De acordo com especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre com um desequilíbrio na oferta de neurotrasmissores como a serotonina e noradrenalina. A acupuntura é capaz de reverter esta perda.
Ainda de acordo com os especialistas do CMBA, as dores de cabeça crônicas, como as enxaquecas, por exemplo, que, em muitas vezes, estão presentes no período da TPM, também ocorre devido a uma disfunção nos neurotransmissores. Sendo assim, através da acupuntura é possível obter resultados positivos no tratamento.

O processo
Quando uma agulha de acupuntura é inserida em um ponto específico do corpo, para exercer seu efeito, deve ultrapassar a pele, a gordura e em nível de músculo, estimular as chamadas terminações nervosas livres, que são estruturas especializadas em captar os estímulos e enviá-los ao cérebro. Quando o estímulo desencadeado pela agulha de acupuntura atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuro-químicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico - os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.

ACUPUNTURA: UM SANTO REMÉDIO CONTRA A INSÔNIA

Acupuntura: Um santo remédio contra a insônia
Quem quer ter qualidade de vida precisa ter qualidade de sono. Conheça uma alternativa que pode te ajudar a conquistar este objetivo!

Dormir oito horas por dia é o mais indicado para quem quer ter qualidade de vida. Contudo, para grande parte das pessoas, esta é uma tarefa quase impossível, seja pela falta de tempo ou pelo estresse acumulado de uma rotina agitada. Deitar na hora certa não quer dizer dormir na hora certa. Por vezes, o que acontece é que ficamos rolando de um lado para o outro, planejando o dia seguinte e esperando um sono que nunca vem.

Na verdade, existem muitos fatores que podem desencadear este problema. Os mais comuns são: preocupações, excesso de consumo de álcool, fumo ou cafeína, asma, obesidade, síndromes das pernas inquietas, maus hábitos diários, entre outros. E para acertar em cheio a causa do seu distúrbio, é muito importante procurar um médico assim que perceber o primeiro sintoma, para que seja feito um diagnóstico correto e preciso.

Para quem gosta e acredita na eficácia dos tratamentos alternativos, uma boa saída pode ser a acupuntura. Esta técnica milenar chinesa tem se mostrado eficiente na luta contra a insônia, apresentando melhoras a partir da primeira sessão.

"A insônia pode dar início de várias doenças, pois ela causa irritação, inquietude, cansaço mental, além de vários problemas físicos, emocionais e sociais, causando síndromes e deixando a pessoa cansada, mal humorada e excessivamente preocupada com qualquer assunto", explica a Dra. Aparecida Enomoto, acupunturista.

De acordo com ela, antes de iniciar o tratamento de acupuntura é fundamental que a pessoa realize todos os exames necessários para detectar a existência ou não de uma patologia mais grave. Só então, é possível realizar a primeira sessão, com duração de duas horas.

“Essa primeira sessão é muito importante para conhecer a história do paciente e fazer uma avaliação detalhada sobre os pontos a serem tratados. A indicação na maioria dos casos é para cerca de 12 sessões, sendo que cada uma tem duração média de 40 minutos. Além disso, para o resultado esperado é essencial que se faça um controle e acompanhamento para que o problema não volte”, conclui a especialista.

Nenhum comentário: