6.24.2012

Ações de Vigilância Sanitária garantiram segurança à Rio+20


June 24, 2012
Bandeira dos país integrantes da Rio + 20
A Rio+20 chega ao fim, classificada como um sucesso do ponto da vista da vigilância sanitária. A Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável reuniu milhares de pessoas na cidade do Rio de Janeiro durante 10 dias (de 13 a 22 de junho) e, segundo o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva, “foi uma boa prova para testar os serviços de vigilância sanitária coordenados pela Anvisa por meio do sistema nacional”.
Durante a conferência, a Anvisa atuou em parceria com as Vigilâncias Sanitárias do estado e do município do Rio em ações preventivas que envolveram fiscalização em alimentos e serviços de saúde, e controle do desembarque de passageiros e produtos no porto do Pier Mauá e nos aeroportos Tom Jobim e da Base Área, onde chegaram as delegações estrangeiras.  “Não registramos incidentes e tudo correu muito bem, com o indispensável apoio dos servidores do estado e do município”, destacou Álvares da Silva.
A Rio+20 também foi utilizada como cenário de teste para ações de vigilância sanitária para a Copa de 2014, que ocorrerá em 12 cidades brasileiras. Por essa razão, a Anvisa enviou ao Rio de Janeiro servidores da área de Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF) das 12 cidades-sedes do campeonato mundial de futebol para que ficassem familiarizados com os procedimentos adotados em eventos de grande parte.
A coordenadora da Anvisa do Grupo de Trabalho de Evento de Massa, Denise Oliveira Resende, que também é gerente-geral da área de alimentos da Agência, acompanhou todas as ações de vigilância sanitária realizadas na Rio+20. “As Vigilâncias do estado e do município praticaram ações prévias de fiscalização e, durante a conferência, apenas acompanharam os serviços prestados para garantir que tudo estava dentro da rotina”, destacou a gerente-geral.
Três mil jornalistas, entre brasileiros e estrangeiros, credenciados para a cobertura da Rio+20, divulgaram as ações realizadas em todas as frentes de trabalho da Rio+20. A conferência chega ao fim com um resultado geral positivo. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-monn, afirmou que o documento referendado pelos chefes de Estado “é ambicioso, amplo e prático” e que este “foi o melhor acordo possível”.
Expertise
Tanto o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva, como a gerente-geral Denise Resende, salientaram a expertise adquirida pelas Vigilâncias do estado e do município do Rio de Janeiro em eventos de massa com a realização do Carnaval, Revellion e Rock in Rio. “As Vigilâncias estão altamente qualificadas. A experiência do Rio será levada pela Anvisa a todos os locais onde serão realizados eventos de grande porte”, disse Álvares da Silva.
A Anvisa, junto com as Vigilâncias, atuou em todas as arenas onde foram realizados eventos da Rio+20: Rio-Centro, Parque dos Atletas, Aterro do Flamengo, Forte de Copacabana, acampamento da Quinta da Boa Vista, área indígena Cari-Oka e Pier Mauá.

Exposição
Nos pavilhões do Pier Mauá foram realizadas as exposições temáticas do governo federal e de representações da sociedade civil. Um dos pavilhões mais visitados é onde está o stand da Saúde, com a participação da Anvisa, com uma mostra sobre Inovação Tecnológica.
Cerca de 1.500 pessoas por dia passaram pelo local. Neste espaço, há ginástica orientada na área destinada à Academia da Saúde, exposição de fitoterápicos da Hidrelétrica de Itaipu, painéis mostrando todas as ações do Ministério da Saúde e cinco vídeos da  Anvisa, em inglês e português, que contam as ações de sustentabilidade em saúde realizadas pela agência, como combate ao tabagismo, alerta sobre o uso de agrotóxicos, reutilização de embalagens PET, inclusão produtiva com segurança sanitária e descarte de medicamentos.

Leia também:

Nenhum comentário: