Rio -  Reconhecido como um dos locais mais belos do planeta, o Rio de Janeiro está cada vez mais perto de receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. A candidatura da cidade na categoria Paisagem Cultural Urbana será votada na madrugada deste sábado pela Unesco, que garantiu que as chances de vitória são altas.
O selo, inédito para uma cidade, cria compromisso com os governos federal, estadual e municipal de promoverem ações conjuntas para preservar as belezas naturais.
Paisagem natural, Pão de Açúcar encanta pela beleza | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Paisagem natural, Pão de Açúcar encanta pela beleza | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“A avaliação sobre o Rio é muito positiva. A cidade tem atributos excepcionais que justificam a candidatura. O título é uma ferramenta para a sociedade. Os governos municipal, estadual e federal vão ter que trabalhar juntos na preservação desse bem”, explica a coordenadora de Cultura da Unesco, Jurema Machado.
O dossiê de candidatura do Rio ressalta a interação única dos cariocas com a natureza, que molda um estilo de vida. A decisão da Unesco acontece em São Petersburgo, na Rússia, onde está sendo realizada a reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.
Para impressionar o júri, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) destacou cartões postais da cidade mundialmente conhecidos. O Pão de Açúcar, Corcovado, Parque Nacional da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e o Forte de Copacabana simbolizam a intervenção criativa e cirúrgica do homem na natureza.
Para cariocas anônimos e famosos, o Rio já ganhou. “Sou carioca da gema e respiro Rio de Janeiro. Esse título é como um carinho na cidade”, torce o ator Marcelo Serrado, o Tonico Bastos da novela ‘Gabriela’.
“Estamos cercados por belezas naturais em qualquer lugar do Rio. Faço trilhas nos pontos turísticos e tenho contato com a natureza que não seria possível em qualquer outro lugar do mundo”, comentou o estudante Augusto Pessoa, 20 anos, enquanto passeava com a namorada Luisa Saraiva, 19, no Aterro.
Revolução no critério de avaliação
O título da Unesco pode transformar a cidade na primeira área urbana a ter o valor de sua paisagem reconhecido. Os sítios incluídos mundialmente nesta categoria são em áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais e jardins históricos. O reconhecimento do Rio culminará numa nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
Na lista de 911 bens culturais e naturais reconhecidos pela Unesco, 18 estão no Brasil. Entre os locais estão Fernando de Noronha e Ouro Preto, em Minas.