6.30.2012

O Poder do olhos


 
Linguagem Corporal: O poder dos olhos
Pesquisas recentes sugerem que olhos podem refletir as emoções, revelar pensamentos e influenciar lembranças
Os olhos podem refletir nosso estado emocional, influenciar nossas lembranças e fornecer pistas sobre o modo como pensamos. Segundo uma pesquisa recente da Arizona State University, a dilatação da pupila, por exemplo, reflete a criação e retenção das lembranças: o tamanho e movimento da pupila mediria processos cognitivos como atenção e memória.
Já a razão pela qual as pessoas movem os olhos quando pensam foi explicada pelo pesquisador Howard Ehrlichman, que teve seu trabalho na publicação “Current Directions in Psychological Science” em abril. O movimento dos olhos não contribui com nenhuma informação visual para o pensamento, mas ao longo dos anos os pesquisadores descobriram que esses movimentos tendem a ser conectados a certas tarefas — como a busca de informação na memória de longo prazo. Suprimir esses movimentos, no entanto, não tem impacto algum na lembrança das pessoas, o que fez os cientistas acreditarem que estes movimentos de olhos podem ser apenas um epifenômeno, semelhante ao recurso de apêndice: uma vez que evoluímos ele não é mais necessário.

O poder sobre os olhos é incrível. Pense em desvendar pensamentos e guiar uma conversa. Com o estudo da linguagem visual você pode fazer isso.
Se prestarmos atenção, pessoas tendem a olhar para diversos cantos, desviar e fechar os olhos. O estudo sobre a linguagem visual auxilia na melhoria do envolvimento social, aumentando as possibilidades de conseguir resultados satisfatórios, pessoal e profissional.
A dilatação da pupila é um representativo de interesse, destacando o foco ao orador ou aos pensamentos internos. O interesse pode ser negativo quanto positivo. Atente-se. Experimente conversar sobre assuntos interessantes ao seu parceiro e verá sua pupila dilatar. Converse também sobre assuntos ao qual pode aborrecê-lo, e terá o mesmo resultado. Note que o termo “interesse” é aplicado aos sentimentos, que podem ser bons ou ruins.
A falta de contato visual pode gerir uma situação desagradável ao receptor, representando antipatia e desconfiança. Pessoas que mantém um contato visual de 70% tendem a conseguir aprovação social com maior facilidade.
A posição do olhar pode definir o tipo de interesse. Uma conversa entre amigos faz-se criar uma visão triangular, focando a região dos olhos, nariz e boca. Conversas com interesse sexual tende uma maior concentração a olhos, boca e desvio para outras partes do corpo.
Olhos voltados ao alto e direita – Cenas já vistas ou teorias passadas
Pessoas ao receber uma informação que olham para o alto e esquerda estão processando cenas que ainda não foram vistas, construindo imagens para possíveis respostas, ou somente a fazer um julgamento mental. Olhos voltados para o alto e direita estão acessando cenas já vista e experiências passadas.
Olhos voltados para baixo e esquerda estão experimentando cenas emocionais e sensações cinestesicas. Mulheres são atraídas por homens que saibam exploram estas áreas. Olhos voltados para baixo e direita são reservados a diálogos internos, e também a uma posição passiva de audição.
Um fator interessante sobre a linguagem visual são os canhotos: Eles operam de modo oposto ao destro, atribuindo emoções ao lado direito, e esquerdo para diálogos internos.
Os movimentos de nossos olhos correlacionam-se com os nossos modos de pensar. Eles são indicadores não do conteúdo dos nossos pensamentos, mas do “como pensamos“.
Atente-se aos detalhes. Com o estudo e pratica dessa linguagem você pode compreender sentimentos que jamais imaginaria saber.

Nenhum comentário: