Rio -  A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) investiu nos últimos três anos na otimização da assistência farmacêutica no município com o aumento da lista de medicamentos, com disponibilização nas unidades básicas de saúde e dispensa de medicamentos de forma gratuita para inúmeras doenças, segundo as normas do Sistema Único de Saúde.

Os recursos aplicados para a aquisição de medicamentos na atenção primária saltaram de R$ 20 milhões em 2008 para mais de R$ 41 milhões em 2011, correspondendo a um aumento superior a 100%. A partir de 2011 ocorreu a ampliação em cerca de 90% da relação de medicamentos da atenção primária distribuídos gratuitamente. Em 2009 a lista adquirida era cerca de 120 itens, passando para 210 medicamentos.

Hoje são disponibilizados medicamentos para doenças como hipertensão, diabetes, asma, rinite, tuberculose, diabetes, colesterol alto e para outras demandas como saúde mental, saúde da mulher, antibióticos, antiprotozoários e fitoterápicos. Toda a relação de medicamentos é distribuída pelas 234 unidades de saúde do município.

A nova filosofia de serviços farmacêuticos, com farmácias sem barreiras de atendimento, permite o acolhimento humanizado e de qualidade aos usuários. A presença de equipe de profissionais farmacêuticos capacitados a apoiar o acesso aos medicamentos e orientar os pacientes atendidos também possibilita o uso correto e seguro de acordo com a prescrição médica.