6.24.2012

Empresário carioca elimina 15,5 kg com dieta 'de segunda a sábado'

Marcos Silva escolheu o domingo para comer sem peso na consciência.
Viciado em chocolate, jovem o trocou por gelatina, mas mantém refrigerante.

Mariana Palma Do G1, em São Paulo
45 comentários
VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal) 
Marcos começou a correr por volta de 40 minutos
todos os dias na academia (Foto: Arquivo pessoal)
O empresário carioca Marcos Estanislau de Souza Silva, de 31 anos, sempre sofreu com o efeito sanfona e, em fevereiro, chegou ao peso máximo: 93,5 kg. Motivado pela história do engenheiro de produção Rian Barreto publicada em março no VC no Bem Estar, ele decidiu tomar uma atitude.

“Não podia mais ficar daquele jeito. Vi que o rapaz emagreceu, estava curtindo a vida, tirando fotos e eu queria ser igual”, lembra o empresário, que, desanimado com a silhueta, só sentia vontade de ficar em casa, para não encontrar os amigos.

O problema aumentou depois que ele se casou, em maio de 2011. “Engordei 13,5 kg. Nós preparávamos jantares, íamos a restaurantes e eu não fazia exercício físico”, conta.
O ganho de peso causou dificuldades familiares no começo do casamento, pois Marcos faltava às festas dos parentes da esposa para não ser visto. “Estava atrapalhando a minha vida. Eu era muito vaidoso e ficava preocupado com o que as pessoas falariam de mim. Nunca tinha pesado tanto na vida”, lembra.
Marcos Estanislau VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)Imagem à esquerda mostra o empresário carioca em fevereiro, acima do peso. À direita, ele já aparece mais magro, após ter entrado na academia e começado a mudar os hábitos alimentares (Foto: Arquivo pessoal)
A primeira atitude do empresário foi se matricular em uma academia. "Comecei a correr 40 minutos todos os dias e a jogar futebol uma vez por semana", lembra. Depois veio a reeducação alimentar, mas com uma dieta diferente: de segunda a sábado.
"Todos os domingos, eu como o que quiser, sem peso na consciência. Mas, na segunda-feira, já volto à minha alimentação”, revela Marcos, que ainda não deu nenhuma "escorregada" na dieta durante a semana.
Para ele, a maior dificuldade foi a luta contra si mesmo, principalmente no começo. Viciado em chocolate e acostumado a comer massas e alimentos pesados, ele teve que se adaptar a adotar alimentos mais saudáveis. “Minha cabeça ficava louca. Mas, se você não ganhar essa briga, fica difícil emagrecer”, avalia.
O carioca trocou o chocolate por gelatina para “enganar” o desejo por doce, mas não conseguiu eliminar outro vício: o refrigerante. Antes, ele tomava pela manhã, mas, depois de decidir emagrecer, diminuiu a quantidade para um copo por refeição.
"Tenho muita força de vontade e não me importo de ver pessoas comendo perto de mim. Eu como coisas saudáveis com a mesma vontade que teria com qualquer outro prato”, afirma o Marcos, que diz que não se lembra da última vez em que devorou um prato de macarrão, seu preferido.
Marcos Estanislau VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)Dieta de Marcos mudou radicalmente: no prato,
peixe e muitos legumes (Foto: Arquivo pessoal)
Pequenas metas
Para conquistar o peso desejado, o empresário estabeleceu metas de curto prazo, para incentivá-lo ainda mais.
“Se o objetivo fosse muito grande, eu desanimaria”, diz. Focado em uma festa de casamento que aconteceria em maio, ele estabeleceu o foco de passar dos 93,5 kg para 85 kg.

“Um mês antes, em abril, eu já tinha perdido esses 8,5 kg. Foi minha maior perda de peso”, conta Marcos, que no dia do casamento estava com 83,4 kg.
A conquista da meta animou ainda mais o carioca para o mês seguinte, quando tinha outra festa. “Decidi que ia chegar aos 80 kg e consegui mais uma vez”, lembra, orgulhoso.
Todos os domingos, eu como o que quiser, sem peso na consciência. Mas, na segunda-feira, já volto à minha alimentação"
Marcos Estanislau de Souza Silva,
empresário
Atualmente com 78 kg, o empresário estabelece o próximo passo: atingir os 75 kg para uma viagem de férias que fará com a esposa, em julho.
“Minha meta final é chegar aos 70 kg. Tinha mais pressa em mudar meu visual, e isso eu já consegui. Passei das camisetas GG para M e minha calça mudou de 46 para 40”, comemora.

Durante todo o processo de emagrecimento, Marcos não procurou ajuda médica porque, segundo ele, “já sabia o que eles iam falar”. E a perda de peso mudou totalmente a personalidade do carioca, que ficou mais bem-humorado, passou a sair com frequência e a fazer programas junto com a esposa, o que melhorou muito a convivência em família.
“Mudei completamente e hoje me sinto muito melhor”, avalia o empresário, que jura que não vai parar até alcançar seu objetivo final.
Marcos Estanislau VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal) 
Marcos aposentou as camisetas tamanho GG e passou a usar M. O empresário avalia que está muito mais feliz e mudou completamente depois do emagrecimento (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário: