6.26.2012

"DÁ UM GOOGLE" : MAIS DE 80% DOS INTERNAUTAS BUSCA INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE NA INTERNET

Mais de 80% dos internautas busca informação sobre saúde na Internet

4 em cada 10 internautas procuram experiências de outros pacientes. Confira pesquisa.
          

A Internet influencia cada vez mais o estilo de vida de pessoas em todo o mundo. Muitas decisões são tomadas a partir de respostas encontradas em sites de busca e isso inclui orientações médicas. Um estudo feito com 12 mil pessoas de diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Reino Unido, China e Estados Unidos, revelou que 81% dos internautas usam a internet como principal fonte de pesquisa para obter orientações sobre saúde, remédios e tratamentos.
Ainda segundo o estudo, 4 em cada 10 internautas procuram experiências de outros pacientes com o mesmo problema de saúde. De acordo com o pesquisador David McDaid, “as novas tecnologias estão ajudando pessoas de todo o mundo a saber um pouco mais sobre sua saúde e tomar uma decisão mais bem fundamentada”.
Para McDaid, com a esta nova realidade proporcionada, os profissionais de saúde foram obrigados a se atualizar, aprender um novo tipo de comunicação através do seu próprio site, blogs e sites de notícias e artigos.
Segundo o estudo, a oferta de todo tipo de informação e esclarecimento com a Internet criou nas pessoas um comportamento imediatista sobre a saúde. Além de se tornar mais bem informado a cerca de sua doença, de seu tratamento e da reputação e formação técnica do profissional da saúde, o paciente não aceita mais esperar em filas ou esperar horas por uma consulta.

Pais desconfiam de informações na web
Um estudo realizado pela Universidade de Buffalo mostrou que muitas vezes pais temem as informações encontradas na Internet. Este estudo revelou que os entrevistados tendiam a limitar as suas pesquisas ao que consideravam as fontes mais confiáveis, como as revistas médicas e bibliotecas hospitalares.

Nota boaspráticasfarmaceuticas:
  Ninguém engana mais ninguém. Se alguma coisa que voce ouviu e tem dúvidas confirme na internet a informação, se ainda está em dúvida, cheque em outra fonte. Um exemplo é um dignóstico médico errado que  poderá causar sérios transtornos. Atravez de sites confiáveis, tipo sociedade médica e afins, voce poderá obter as informações confirmatórias. (resumindo: quer saber ou confirmar dá um GOOGLE não custa nada.)

INTERNET É UMA ALIADA NA LUTA CONTRA O CIGARRO

Internet pode ser uma aliada na luta contra o cigarro
Que o cigarro faz mal, disso todo mundo já sabe. Mas, se alguém te dissesse que a cura para esse mal está mais perto do que você imagina, ou melhor, está na Internet, o que você responderia?

Vale tudo para deixar de fumar. Já que é assim, por que não aproveitar o avanço tecnológico e contar com a Internet nessa luta? As atuais estratégias com eficácia comprovada para ajudar um indivíduo a largar o vício do cigarro incluem medicações e aconselhamento individual ou em grupo, e até mesmo por telefone. Estudos que avaliaram a eficácia de programas de apoio pela Internet têm revelado resultados conflituosos.

“As pesquisas envolveram quase 16 mil participantes de programas antitabagistas pela internet e outros 13,5 mil indivíduos que não participaram de tais programas representando o grupo controle. O resultado da análise foi que os participantes do programa tiveram uma chance 1.5 vezes maior de parar de fumar quando comparado ao grupo controle. Após um ano de seguimento, 10% do grupo que foi submetido ao programa continuou sem fumar e só 5.7% no caso dos controles”, explica o Neurologista Dr. Ricardo Teixeira.

O uso da internet não pára de crescer ao redor do mundo e o corpo atual de pesquisas indica que não há como deixar de levar em consideração programas antitabagistas baseados na rede de computadores como importantes ferramentas no combate ao tabagismo. Por ser um dos principais problemas de saúde do planeta, o tabagismo precisa de ações de largo alcance para o seu combate, e por isso, a internet não pode ficar de fora.

Nenhum comentário: