Leitura
simples e básica mas bem legal e informativa sobre desenvolvimento motor
na infância. Abraços a todos espero que gostem.
Fonte: (http://allpsych.com/psychology101/development.html
A
maioria das crianças desenvolvem habilidades motoras, na mesma ordem, e
de aproximadamente a mesma idade. Neste sentido, a maioria concorda que
essas habilidades são geneticamente pré-programado em todos os
recém-nascidos. O ambiente tem um papel no desenvolvimento, com um
ambiente enriquecido frequentemente reduzindo o tempo de aprendizagem e
outra pobre fazendo o oposto.O
gráfico a seguir delineia o desenvolvimento das crianças em ordem
seqüencial. As idades apresentadas são médias e é normal para queestes
variam de acordo com um mês ou dois em qualquer direção.2 meses - capazes de levantar cabeça em sua própria 3 meses - pode rolar 4 meses - pode sentar-se encostado sem cair6 meses - é capaz de sentar-se sem apoio 7 meses - começa a ficar enquanto segurando as coisas para apoio 9 meses - pode começar a andar, ainda usando o suporte 10 meses - é capaz de ficar momentaneamente sozinha sem apoio 11 meses - pode ficar sozinho com mais confiança12 meses - começam a andar sozinho, sem apoio 14 meses - pode andar para trás, sem apoio 17 meses - pode andar-se etapas com pouco ou nenhum apoio 18 meses - capazes de manipular objetos com os pés durante a caminhada, como chutar uma bola
Desenvolvimento cognitivo em crianças
A
teoria mais citados no desenvolvimento cognitivo em crianças é Jean
Piaget (1896-1980). Tal como acontece com todas as teorias de palco, a
teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo sustenta que as crianças
passam por estágios específicos como o seu intelecto e capacidade de ver
relações amadurece. Estas etapas são concluídas em uma ordem fixa com
todas as crianças, mesmo aquelas em outros países. A faixa etária, no
entanto, pode variar de criança para criança.Estágio
sensório-motor. Esta fase ocorre entre as idade s de nascimento e dois
anos de idade, como crianças começam a entender as informações que
entram no seu sentido e sua capacidade de interagir com o mundo. Durante
esta fase, a criança aprende a manipular objetos, embora eles não
conseguem entender a permanência desses objetos, se eles não estão
dentro de sua percepção sensorial atual. Em outras palavras, uma vez que
um objeto é removido da vista da criança, ele ou ela não é capaz de
entender que o objeto ainda existe. A
grande conquista durante esta fase é a de Permanência , ou a
capacidade de entender que esses objetos que, de facto, continuar a
existir. Isto inclui sua capacidade de compreender que quando a mãe sai
da sala, ela irá eventualmente retornar, resultando em uma maior
sensação de segurança. Permanência objeto ocorre durante o final desta
fase e representa a capacidade da criança de manter uma imagem mental do
objeto (ou pessoa), sem a percepção real. Fase
pré-operacional. A segunda fase começa depois Permanência do objecto é
atingido, ocorre entre as idades de 2-7 anos de idade. Durante esta
fase, o desenvolvimento de linguagem ocorre a um ritmo rápido. As
crianças aprendem como interagir com seu meio ambiente de uma forma mais
complexa através do uso de palavras e imagens. Esta fase é marcada pelo
egocentrismo, ou crença da criança, que todo mundo vê o mundo da mesma
forma que ela faz. O não conseguem entender as diferenças de percepção e
acreditar que objetos inanimados têm as mesmas percepções que eles
fazem, como ver as coisas, de sentir, ouvir e seu sentido do tato. Um
segundo fator importante nesta fase é que de Conservação, que é a
capacidade de compreender que a quantidade não muda em caso de mudança
de forma. Em outras palavras, se um vidro de curta e larga da água é
vertida num copo alto e fino. As crianças nesta fase irá perceber o mais
alto de vidro como tendo mais água devido apenas por causa de sua
altura. Isto é devido à incapacidade das crianças para entender a
reversibilidade e se concentrar em apenas um aspecto de um estímulo
(chamado de centração), tais como altura, em oposição à compreensão de
outros aspectos, como a largura de vidro. Estágio
de Operações concreto. Ocorre entre as idades de 7 e 12 anos, o
terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo é marcado por uma
diminuição gradual no pensamento central (único) e o aumento da
capacidade de se concentrar em mais de um aspecto de um estímulo. Eles
podem entender o conceito de agrupamento, sabendo que um cão pequeno e
um cão de grande porte ainda são os dois cães, ou que moedas de um
centavo, quartos, e notas de dólar são parte do maior conceito de
dinheiro. Eles
só podem aplicar esta nova compreensão de objetos concretos (aqueles que
eles tenham experimentado). Em outras palavras, imaginou objetos ou
aqueles que não tenham visto, ouvido ou tocado, continuam a ser um tanto
mística para essas crianças, e pensamento abstrato ainda tem de
desenvolver. Estágio
de Operações formais. Em fase final de desenvolvimento cognitivo (a
partir de 12 anos de idade e além), as crianças começam a desenvolver
uma visão mais abstrata do mundo. Eles são capazes de aplicar
reversibilidade e conservação para ambas as situações reais e
imaginárias. Eles também desenvolvem uma maior compreensão do mundo e da
idéia de causa e efeito. Na adolescência, eles são capazes de
desenvolver suas próprias teorias sobre o mundo. Esta fase é conseguida
pela maioria das crianças, apesar de não o fazer foi associada a redução
de informações.
O comportamento motor do ser humano é permeado por inúmeras mudanças, e estas por sua vez têm sido o ponto central para muitas definições dos conceitos de aprendizagem motora e desenvolvimento motor. Acreditamos que neste processo de mudanças contínuas há um progresso de movimentos simples e não organizados para realização de habilidades altamente complexas. Neste sentido, o desenvolvimento motor é visto como um procedimento que se baseia nas mudanças comportamentais observadas. Este método se inicia na concepção e se prolonga até a morte. Assim, no eixo temporal da vida de uma pessoa, há uma ordem e coerência no conjunto de mudanças, o que permite identificar uma seqüência variável em sua progressão e invariável na sua ordem. Com a preocupação de entender o processo que leva a essas mudanças, podemos considerar que a seqüência resultaria de mudanças na capacidade de controlar movimentos Flinchum (1981). Observamos que existem varias etapas de aquisição de habilidades motoras ao longo da vida e conseqüentemente a aquisição de padrões fundamentais de movimento, tornando-se de vital importância para o desenvolvimento da criança, como compartilhar as atividades motoras na educação física.
O desenvolvimento dos padrões fundamentais segue uma seqüência de estágios, representando níveis graduais de proficiência e de controle motor. Esses padrões constituem a primeira forma de ação voluntaria no controle de movimento e podem ser definidos como o conjunto de características básicas Roberton (1977).
Ainda Roberton, citada por Tani (1988), afirmou que as mudanças, nos estágios de desenvolvimento, ocorrem de forma segmentar e não em mudanças no corpo todo. Por exemplo, num mesmo instante de tempo uma criança pode estar no estágio intermediário (elementar) e estágio rudimentar (inicial), respectivamente na ação de braço e tronco para o padrão arremessar. Isto significa que estágios e idades não têm regras fixas e que a partir daí os princípios de desenvolvimento têm grande importância; assim, devemos considerar alguns como os da individualidade, que atesta que o ser humano apresenta capacidades e limitações que não são comuns a todas as pessoas, o da progressividade, que diz que as mudanças ocorridas no desenvolvimento permitem identificar a seqüência de fases do processo de desenvolvimento motor e princípio da continuidade e que o ser humano passa por uma série de mudanças contínuas ao longo de sua vida Deval (2001).
As experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças e são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras.
Até algum tempo atrás, as experiências motoras vivenciadas espontaneamente pela criança e suas atividades diárias eram suficientes para que adquirisse as habilidades motoras e formasse uma base para o aprendizado de habilidades mais complexas. A criança tinha à disposição grandes áreas livres para brincar: quintal, praça e rua, explorados e utilizados no seu aprimoramento e desenvolvimento motor.
Entretanto, durante as duas últimas décadas, alterações ocorridas na estrutura social e econômica da sociedade, dados os processos de modernização, urbanização e inovações tecnológicas, têm proporcionado mudanças nos hábitos cotidianos da vida do homem moderno Spence; Lee ( 2003). Essas modificações das condições de vida da população têm influenciado significativamente na instituição familiar e afetado a população infantil, que progressivamente vem sofrendo com o sedentarismo Ribeiro, (2001); Condemarin (1989)
Nessas condições, crianças em idade de Educação Infantil são geralmente relegadas a brinquedos, na maioria das vezes eletrônicos, ou a atividades desenvolvidas em pequenos espaços, que limitam a aventura lúdica e a experimentação ampla de movimentos.
Aprender a mover-se, envolve atividades como tentar, praticar, pensar , tomar decisões, avaliar, ousar e persistir. Já a aprendizagem através do movimento implica em usar movimentos por meio para chegar a um fim. Mas o fim não e necessariamente o aperfeiçoamento da capacidade da criança em se mover efetivamente. E um meio através do qual uma criança pode aprender mais sobre si mesma, sobre seu meio ambiente e seu mundo
A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de fatores, como: estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Portanto algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica, deficiência no controle dos esfíncteres, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de personalidade.
Fonte: A Importância Do Desenvolvimento Motor Na Infância - Artigonal.com
www.artigonal.com › Educação › Educação Infantil
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