9.17.2013

Você diz sim quando quer dizer não?

É muito frequente algumas pessoas sentirem dificuldade em dizer não para outras e isso pode ser uma causa importante de stress em nosso dia-dia. Essa dificuldade pode estar relacionada ao medo de desagradar o outro, para não “arrumar confusão” ou porque a outra pessoa pode ficar brava ou chateada.O primeiro sinal dessa dificuldade é a culpa que sentimos quando dizemos o tão complicado não ou quando simplesmente pensamos em dizê-lo. A culpa pode fazer então com que você volte atrás em uma decisão ou que assuma mais compromissos do que possa dar conta. Se a dificuldade em dizer não for muito grande, podemos complicar nossa vida à ponto de sentir que não temos mais o controle sobre o que acontece conosco e desencadear uma depressão, por exemplo.
O primeiro passo a ser dado em uma situação como essa é pensar: “como eu ajo quando alguém me pede alguma coisa?” Esse pedido pode ser simples como uma ajuda para resolver um problema, para fazer um trabalho ou para emprestar um objeto ou dinheiro; ou para assumir um determinado papel dentro da família.
Independentemente de qual seja o pedido é necessário avaliar se realmente estou disposto a fazer ou permitir que o outro faça o que está em questão.
Algumas pessoas não conseguem nem perceber que dizem sim para tudo, o que pode ser grave. Outras percebem, mas não conseguem dizer não e daí é importante conhecer qual é a crença que está impedindo esse não de sair. Pode ser “se eu não concordar com tudo, os outros não vão gostar de mim.” ; “se eu não for prestativo, estarei sendo mal-educado”; se alguém me pedir ajuda, não posso recusar porque deve ser importante.”; ou qualquer outro pensamento que lhe ocorrer.
Uma vez que você conheça a crença que lhe impede de dizer não, é possível trabalhar para mudá-la, o que pode ser feito através de processos de autoconhecimento, como terapia, e treino. É muito importante treinar o não, primeiro com coisas simples e depois com as situações ou pessoas mais difíceis. Esse treino vai permitir que você perceba seus sentimentos e aprenda a lidar com eles.
Dizer não quando é o que realmente se quer dizer faz bem para a auto-estima, para as relações e para evitar o stress, que o acúmulo de atividades ou de culpa podem trazer. 
 

Nenhum comentário: