9.20.2013

UNHAS PERFEITAS

Conheça duas técnicas que fazem o esmalte durar por mais de 15 dias


Unhas ficam perfeitas por até 3 semanas com esmalte de gel e por até 2 com película protetora


por Marianna Feiteiro


Uma esmaltação comum dura cerca de sete dias nas unhas. A partir deste período, o esmalte começa a descascar, perder o brilho, amarelar e até desbotar. Para manter as unhas perfeitas sempre, é preciso visitar a manicure semanalmente – o que nem sempre é possível. Porém, hoje já existem meios de evitar que esse desgaste ocorra tão rapidamente e fazer o esmalte durar mais. Duas dessas técnicas são a película protetora de unhas e o esmalte de gel.

Protetor de unhas

A película Protector Nail mantém o esmalte intacto por duas semanas, preservando o brilho e evitando o ressecamento. O produto vem em duas versões: as tips transparentes, que devem ser aplicadas apenas nas pontas das unhas para evitar o descascamento do esmalte e ficam imperceptíveis, e as películas com nail art, que, além de proteger, decoram as unhas e garantem a mesma durabilidade.
O material é resistente à água, sabão e atritos e sai facilmente com acetona ou removedor de esmalte. A cartela com 24 tips transparentes ou 12 películas com nail art sai por R$ 7 e pode ser comprada através do site da Protector Nail.

Para aplicar:

Crédito: Bolsa de Mulher
Crédito: Bolsa de Mulher
O procedimento deve ser feito sobre as unhas já feitas, depois que o esmalte secar. Coloque o adesivo transparente sobre a ponta da unha. Pressione bem para não formar bolhas de ar ou rugas. No caso da película com nail art, aplique sobre toda a unha.
Crédito: Bolsa de Mulher
Crédito: Bolsa de Mulher
Utilizando um palito com algodão embebido em acetona ou removedor de esmalte, limpe as laterais, removendo o excesso da película.
Crédito: Bolsa de Mulher
Crédito: Bolsa de Mulher
Para finalizar e fixar o produto, aplique uma camada de top coat sobre toda a unha.
Esmalte perfeito por 15 dias (Crédito: Bolsa de Mulher)
Esmalte perfeito por 15 dias (Crédito: Bolsa de Mulher)

Esmalte de gel

É um esmalte de longa duração que permanece intacto na unha natural por até três semanas, sem perder o brilho ou a cor. O procedimento só deve ser feito por profissionais que passaram pelo treinamento. Além disso, o esmalte requer uma cabine de LED para secar, portanto a aplicação, bem como a remoção, só podem ser feitas no salão.
O preço varia de acordo com o local, mas, no geral, a aplicação do esmalte em gel custa o dobro ou triplo do valor da esmaltação comum (em torno de R5 50).
Aplicação do esmalte de gel (Crédito: Bolsa de Mulher)
Aplicação do esmalte de gel (Crédito: Bolsa de Mulher)

Esmaltes magnéticos deixam as unhas personalizadas com estilo


Manicure explica como funcionam e os principais cuidados na aplicação


por Fernanda Camargo


As mulheres que adoram as nail arts estão sempre se atualizando quanto às novas tendências disponibilizadas no mercado e no salão para deixarem as suas unhas “na moda”. Uma novidade que está por aí são os esmaltes magnéticos. Segundo a manicure Ruth Nina, do salão Depillah Barra, no Rio de Janeiro, essa é uma ótima opção para as mulheres modernas, ousadas, jovens e estilosas.
Esse tipo de esmalte foi lançado muito recentemente. “Ele contém um pó de ferro na fórmula e vem com um ímã na embalagem. Quando você aproxima o ímã do esmalte ainda molhado, o ímã atrai as partículas formando diferentes desenhos”, explica a manicure.
São vários os efeitos que podem ser feitos nas unhas com a movimentação do ímã. De acordo com Ruth, depende do jeito que ele for aplicado na unha. “Se posicionar no centro fica parecido com uma estrela. Se colocar o ímã na ponta, faz um efeito cascata. A imaginação é o limite”, conta.
Ruth recomenda aplicar o esmalte e passar o ímã unha por unha. “O ideal é fazer uma unha de cada vez, pois o efeito do ímã só acontece quando o esmalte está bem molhado”, explica. Ela ainda ensina a técnica de aplicação: “Passe o esmalte e aproxime imediatamente o ímã da unha durante 30 segundos. É preciso cuidado para não encostar o ímã na unha”, diz. Além disso, Ruth ainda conta um truque importante para conseguir o efeito desejado: “não devem ser passadas muitas camadas de esmalte, senão não dá para perceber muito bem o efeito”.
Não pense que essa é uma nail art que não tem durabilidade nas unhas. Pelo contrário. A manicure conta que a durabilidade é semelhante à de um esmalte comum. “Entretanto, é legal colocar extra-brilho para fazer durar mais, além de deixar as unhas mais brilhantes, porque alguns esmaltes magnéticos ficam um pouco foscos”, conta.
A manicure diz não conhecer fatores prejudiciais desse tipo de esmalte para a saúde, porém alerta que, assim como outros esmaltes, não é recomendado colocá-los na boca e nem inspirá-los muito. Ela ainda diz que é possível utilizar outros ímãs, além do que vem no esmalte, para ver se consegue outra opção de desenho. “É legal experimentar colocar o ímã de várias formas e ver qual efeito fica mais legal e é de sua preferência: na vertical, diagonal, centro, use e abuse”, indica.

Como fazer unhas perfeitas em 5 passos

Manicure ensina todos os truques para lixar, esmaltar e finalizar as unhas

por Marianna Feiteiro
Nem sempre sobra tempo – ou dinheiro – para fazer as unhas no salão. Por isso, é importante dominar algumas técnicas para fazer unhas em casa sem grandes complicações e de forma rápida. A manicure Carla Cristina Rolim, da esmalteria Aero Nails (SP) ensina como:
Leia também: Unhas bonitas dependem de cuidados certos com a cutícula Passar esmalte demais enfraquece as unhas? Como cuidar de unha encravada em casa

Passo a passo para fazer as unhas

1. Cortar e lixar

  • Corte as unhas já no formato desejado (redondo ou quadrado) e depois acerte com a lixa.
  • Ao lixar as unhas, faça movimentos de um lado para o outro, evitando mover a lixa para cima e para baixo.
  • Lixe as pontas de forma a deixá-las levemente arredondadas e também as laterais da unha, tomando cuidado para não estreitá-la.
  • Passe a lixa por baixo da unha para remover rebarbas.
  • Por fim, use uma lixa polidora para remover estrias da superfície da unha.

Procure manter a lixa reta (Crédito: Bolsa de Mulher)
Procure manter a lixa reta (Crédito: Bolsa de Mulher)
2. Tirar a cutícula
  • Amoleça as cutículas usando creme emoliente e água. Existem diferentes técnicas de amolecimento.
  • Empurre-as com a ajuda de uma espátula de unha, tomando cuidado para não se machucar.
  • Com um alicate de cutícula, remova somente o excesso de pele. Procure retirar toda a cutícula externa de uma vez só (isso evita o aparecimento de pelinhas esbranquiçadas posteriormente).
  • Quando o alicate está bem afiado, não há necessidade de puxar a pele: basta apertá-lo para que ele corte a cutícula.

O ideal é tirar a cutícula inteira de uma vez só, sem "picotá-la" (Crédito: Bolsa de Mulher)
O ideal é tirar a cutícula inteira de uma vez só, sem “picotá-la” (Crédito: Bolsa de Mulher)
3. Passar esmalte
  • Passe a base em toda a unha, extrapolando a linha da cutícula. Isso irá facilitar a etapa de limpeza com o palito.
  • Ao passar o esmalte, puxe a pele lateral do dedo para garantir que não sobrem espaços brancos na unha.
  • O esmalte cremoso precisa de três camadas para ficar da cor indicada na embalagem.
  • O top coat, ou cobertura extrabrilho, é o segredo para o esmalte durar mais. Passe uma camada logo após a pintura.

Passe a base além da linha da cutícula, melecando também os dedos (Crédito: Bolsa de Mulher)
Passe a base além da linha da cutícula, melecando também os dedos (Crédito: Bolsa de Mulher)
4. Limpar os cantos
Limpar com o palito:
  • Se o esmalte for do tipo que mancha, ou seja, fica mais ralo no centro da unha e acumulado nos cantos, é recomendado passar o palito a cada camada. Se não, passe apenas uma vez, depois da cobertura extrabrilho.
  • Quanto mais fina a ponta do palito, melhor. Isso evita que ele encoste na unha e borre o esmalte.
  • Passe o palito em cima da cutícula. Nos casos de unhas mais fundas do que os dedos, ele deve ser passado por dentro da pele. Procure também puxar as laterais dos dedos nesta etapa para limpar o mais próximo possível da cutícula.
  • A cada unha que você terminar de pintar, passe o palito em seguida para limpar os cantos. Só depois de fazer isso em todas as unhas inicie a limpeza com o algodão e acetona.

Puxe as laterais do dedo para limpar melhor (Crédito: Bolsa de Mulher)
Puxe as laterais do dedo para limpar melhor (Crédito: Bolsa de Mulher)
Limpar com algodão e acetona:
  • Molhe o palito na acetona e puxe uma porção de algodão. Faça isso no sentido da fibra, para evitar que se forme uma bola muito grossa. Para quem não tem muita prática, a dica é pegar pouco algodão e trocar a cada unha, para evitar estragar o trabalho.
  • Apoie o palito no vão entre o polegar e o indicador e enrole. Encharque na acetona novamente, remova o excesso com batidinhas na mão ou em uma toalha e esfregue levemente nos dedos, fazendo pressão.
  • Você pode fazer movimentos de vai e vem ou rodar o palito, sempre de fora para dentro, no sentido da unha. Isso ajuda a afastar a pele lateral e limpar bem os cantinhos.
  • Se sobrar um pouco de esmalte rente à cutícula, posicione o palito na vertical e, com a ponta, faça a limpeza.

Rode o palito de fora para dentro, no sentido da unha (Crédito: Bolsa de Mulher)
Rode o palito de fora para dentro, no sentido da unha (Crédito: Bolsa de Mulher)
5. Finalização
  • Aplique spray ou óleo secante.
  • Se optar pelo óleo, aplique nas cutículas, para hidratar, e um pouco nos dedos. Ele vai escorrer naturalmente pela unha.
  • Diferente do que algumas pessoas pensam, o spray não tira o brilho das unhas. Este efeito é apenas momentâneo, pois o conteúdo é gelado. Em seguida, elas recuperam o aspecto brilhoso.
  • Passar uma ou várias camadas de óleo secante não faz diferença.


Nenhum comentário: