9.21.2013

Origem do chá das cinco

 Como o chá virou um evento especial entre os ingleses.

Cecília Malan Londres, Inglaterra


No começo, o chá com biscoitos matava a fome de uma duquesa. Depois, virou um evento social e hoje tem até um profissional especializado para servir a bebida. A correspondente Cecília Malan explica as origens do tradicional chá das cinco, dos ingleses.
A tradição começou no século XIX, com a duquesa de Bedford. Ela se queixava do vazio no estômago que sentia no final da tarde e, para enganar a fome, passou a tomar uma xícara de chá e fazer um pequeno lanche.
Isso se tornou um evento social. Até a rainha Vitória e suas damas de companhia incorporaram o hábito. Os corseletes saíram de moda e o chá virou rotina.
No hotel mais antigo de Londres, cerca de 500 chás da tarde são servidos por semana. Para beliscar tem sanduíche leve, acompanhado do melhor amigo do chá: os “scones”, simples ou com passas, feitos de farinha e servidos quentinhos. A tradição manda comer devagar e com bastante creme e geleia.
Os ingleses inventaram uma nova profissão por causa do famoso chá – o sommelier do chá. Uma espécie de sabe-tudo da bebida, como já existe com o vinho.
Rakesh é do Sri Lanka, um país que trocou as plantações de café pelo chá. Ele teve treinamento formal em Londres para distinguir os sabores e os aromas. Também aprendeu a servir a bebida no ponto certo.
Para quem estiver contando calorias, tem a opção detox, com receitas feitas por uma nutricionista.

Nenhum comentário: