9.21.2013

Vinho e o libido feminina

Há muito tempo se diz que o álcool em pequenas doses libera o desejo sexual, principalmente das mulheres, talvez quebrando alguns freios sociais impostos a elas. Dentre as bebidas alcoólicas as maiores referências a este respeito, sempre foram com a do deus Baco, o vinho. Porém, pelo que saiba, não havia um trabalho científico que demonstrasse isso. Salvo algumas críticas de metodologias, um estudo italiano do hospital Santa Maria Annunziata apresentado em março deste ano, durante a IX Semana da Prevenção Andrológica (Florença/Toscana), promovida pela Societá Italiana di Andrologia, mostrou essa relação positiva entre vinho (dose moderada) e libido feminina.
O consumo diário de uma ou duas taças de vinho tinto aumenta a libido feminina, segundo este estudo, que pesquisou 789 mulheres entre 18 e 50 anos, moradoras da região de Chianti (Toscana). Foi utilizado o questionário Female Sexual Function Índex (FSFI), sobejamente usado em trabalhos de pesquisa. O FSFI em sua avaliação utiliza 19 questões que medem os parâmetros: desejo (libido ou interesse sexual), lubrificação, orgasmo, satisfação e dor.
Segundo Nicola Mondaini, responsável pela pesquisa, o estudo mostrou “que as mulheres que consomem um a dois copos tintos por dia (11% delas) têm uma sexualidade melhor, comparada com o grupo de mulheres abstêmias (35%) ou até mesmo às que bebem ocasionalmente”. Aventou-se a hipótese de efeito positivo pela ação dos polifenóis (sabe-se que o vinho tem mais de 300 tipos) sobre os hormônios femininos, em particular o estrogênio. Porém, sabemos hoje que o hormônio que tem relação com a libido, feminina ou masculina, é o androgênio e não o estrogênio.
Independente das várias críticas (justificadas, no caso) a serem feitas ao estudo (falta de questionário para avaliar a qualidade do relacionamento etc.) acredito que seria interessante que outros pesquisadores fizessem mais incursões neste tipo de relação: vinho e libido feminina.
Gerson Lopes

Nunca foi segredo para ninguém que algumas taças de vinho podem deixar uma mulher mais “soltinha”, com a libido à flor da pele. E, pesquisadores italianos concluíram de fato, que o nível de desejo sexual feminino aumenta quando ela ingere vinho tinto.
O estudo especifica que foram encontrados componentes químicos no vinho tinto que melhora as funções sexuais pelo aumento da circulação sanguínea em áreas chaves do corpo. Segundo os pesquisadores, essa descoberta precisa ser interpretada com algumas precauções, pois sugere que existe relação entre o consumo do vinho tinto e a melhora na sexualidade. Ou seja, moderação no consumo é importante.
No projeto, que é descrito como o primeiro a examinar a entrada do vinho tinto e a função sexual feminina, cientistas da Universidade de Florença recrutaram 800 mulheres na idade entre 18 a 50 anos. As mulheres – que não possuíam nenhum problema de saúde sexual – foram separadas em três grupos. Um grupo consumia regularmente uma ou duas taças de vinho tinto por dia, outro ingeria menos de uma taça por dia de qualquer vinho ou outra bebida alcoólica, e outro grupo fazia abstinência.
Mulheres que bebiam mais de duas taças por dia foram excluídas do estudo para evitar uma possível confusão nos efeitos de embriaguez. Todas as participantes completaram um questionário, o Índice da Função Sexual Feminino, que foi usado pelos pesquisadores a fim de avaliar as mulheres e a saúde sexual. Foram incluídas 19 questões com uma pontuação total entre dois e 36, sendo que a pontuação mais alta significa melhor funcionamento. As mulheres que bebiam o vinho tinto pontuaram a média de 27.3 pontos, comparado com 25.9 para as que bebiam menos, e 24.4 para as abstinentes.
Ainda não é claro como o vinho tinto pode causar esse efeito, apesar de haver diversas teorias. Uma sugere que os antioxidantes do vinho tinto têm um efeito benéfico no revestimento dos vasos sanguíneos, e com a dilatação desses vasos aumenta a circulação sanguínea em áreas precisas do corpo
 Por

Um comentário:

Penélope disse...

Um bom vinho e uma boa companhia sempre são bem vindos,meu amigo!
Um belo fim de semana...