9.21.2013

BEBA ZERO DE REFRIGERANTE

REFRIGERANTE DIET AUMENTA RISCO DE ATAQUE CARDÍACO

Refrigerante diet aumenta risco de ataque cardíaco
Refrigerante diet pode ser um lobo em pele de cordeiro. Saiba mais.


Uma lata de refrigerante diet por dia pode elevar em 43% o risco de um ataque cardíaco ou de um derrame. A afirmação alarmante é resultado de uma pesquisa realizada durante 10 anos por pesquisadores da Escola de Medicina de Miller, na Universidade de Miami, e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
No estudo, foram analisadas mais de 2500 pessoas que consumiam refrigerantes. Os envolvidos que bebiam uma lata de refrigerante diet por dia apresentaram um risco 40% maior de desenvolver doenças como ataques cardíacos e derrames. Estes consumidores foram comparados a pessoas que não consumiam refrigerantes. Os responsáveis pela pesquisa informaram que nenhum dos avaliados era portador de doenças como diabetes e hipertensão.
Para um dos responsáveis pela pesquisa, Hannah Gardner, “os resultados sugerem uma potente associação entre consumo diário de refrigerantes diet e problemas vasculares”. É importante lembrar que os refrigerantes diets contém adoçantes artificiais como aspartame, que já esteve relacionado com o câncer.
Aspartame e aumento do peso
Em 2011, outro estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que quanto maior o consumo de um refrigerante diet, maior o risco de uma pessoa engordar e apresentar nível elevado de açúcar no sangue. De acordo com especialistas, esta é a bebida que mais contém aspartame

Beba zero de refrigerante
Pesquisa revela que para manter a forma e a saúde em dia é preciso ficar longe dele.


Com o calor que anda fazendo no Brasil, não tem jeito: todo mundo quer se refrescar! O problema é que nem sempre se opta pelas melhores maneiras de matar essa vontade incontrolável. A maioria vai logo atacando aquele refrigerante super gelado. Mas, será que na hora de abrir a lata as pessoas pensam que, apesar de refrescar o calor, o refrigerante é extremamente prejudicial à saúde?

Mesmo depois de 88 estudos terem confirmado que quem bebe refrigerante todos os
dias pesa mais do que quem não bebe, de acordo com o Ministério da Saúde, o aumento do consumo de refrigerantes no Brasil aumentou em 13 % desde 2008. Especialistas afirmam que as mulheres são as que mais sofrem com o problema. Segundo uma pesquisa publicada pela revista Journal of the American Medical Association (JAMA), as 50 mil mulheres analisadas chegaram a engordar até oito quilos além daquelas que não ingeriram a bebida.

O reunião dos estudos também esclareceu que as mulheres que tomavam refrigerante aumentaram em 83% as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Tudo por conta do peso acima do normal que, tradicionalmente, já aumenta o risco da doença. O alto teor de frutose da bebida eleva os níveis de açúcar no sangue. Por conta disso, o organismo passa a produzir insulina em excesso e não consegue mais se manter resistente à substância, facilitando o aparecimento da diabetes tipo 2. 

Os refrigerantes à base de cola, também são os principais culpados pelo enfraquecimento dos ossos e o consumo excessivo desse tipo específico de refrigerante pode trazer ainda mais riscos de fraturas. Culpa do excesso de ácido fosfórico que realça o sabor, mas impede que o cálcio seja absorvido pelos ossos. E não pense você que com os refrigerantes diet foi diferente. Eles também causam o mesmo problema. Apenas os de sabores variados não exercem este impacto. 

Então, se a intenção é se refrescar, melhor escolher outro tipo de bebida. Por mais que um refrigerante de vez em quando não faça mal – de acordo com nutricionistas, no máximo dois copos por dia – tomar água ou bebidas aromatizadas sem açúcar é o ideal.


Nenhum comentário: