7.27.2014

A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER OS OLHOS DURANTE AS ATIVIDADES FÍSICAS

A importância de proteger os olhos durante as atividades físicas

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam os traumas na região dos olhos como principal causa de cegueira unilateral. 
Em julho, celebra-se o Dia da Saúde Ocular. A data é uma boa oportunidade para lembrar a importância de proteger os olhos durante a prática de exercícios físicos. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam os traumas na região como principal causa de cegueira unilateral. E os esportes respondem por boa parte dos episódios: nos Estados Unidos, a cada 13 minutos uma pessoa é atendida após se lesionar em partidas de basquete, beisebol, entre outros.

“Os traumas oculares podem ser muito nocivos aos nossos olhos. Trazem transtornos que vão desde simples processos inflamatórios de resolução espontânea, aumento da pressão intraocular — que eventualmente leva ao glaucoma—, até os temidos descolamentos da retina. Em alguns casos, evolui para a cegueira”, explica o diretor de Tecnologia da Informação da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, Daniel Montenegro.

“E os problemas não são, necessariamente, imediatos. Se constantes, pequenos traumas que passam despercebidos são capazes de produzir danos em longo prazo”, diz o oftalmologista.

Por isso, todos os praticantes de exercícios físicos que envolvam impacto, especialmente os míopes, precisam visitar o oftalmologista com mais frequência e comunicá-lo sobre o fato. Ciente, o profissional fará exames mais complexos e dará as instruções necessárias.

Prevenção

A medida mais eficaz é o uso de óculos com lentes de policarbonato, facilmente encontrados em lojas especializadas. No caso de atividades em locais com alta incidência solar, exemplo do vôlei de praia, o equipamento deve ter filtro contra raios ultravioleta.

“É importante lembrar que, em qualquer circunstância, o hábito de coçar os olhos é prejudicial. Nessas situações é ainda pior, pois o risco de a areia ou outros corpos estranhos entrarem em contato com o órgão é bastante elevado. A recomendação é realizar a higienize com água corrente”, alerta. No que diz respeito à natação, os cuidados são óculos ajustados de forma a não entrar água e o uso de colírios lubrificantes.

Resistência

Embora haja disponibilidade e informação sobre a existência dos óculos esportivos, ainda é raro achar alguém que os use no dia a dia. Para Montenegro, isso é fruto da falta de conscientização: “É uma questão diretamente ligada à qualidade de vida. A população precisa ter em mente que adquirir o equipamento é muito mais interessante do que tratar um problema evitável”.

Nenhum comentário: