7.30.2014

MARATONA REQUER DESCANSO E NUTRIÇÃO ADEQUADA

Maratona requer descanso e nutrição adequada
Atenção atletas de plantão! Para aqueles que estão se aventurando no mundo da corrida e querem participar de uma maratona, um profissional de educação física especialista em corrida dá dicas preciosas!
Uma maratona é sempre uma prova intensa, que exige muito do corpo. Por isso, na véspera de uma maratona, o responsável pelo Programa de Corrida da rede de academias Bio Ritmo, Ronaldo Martinelli, indica o descanso para os atletas, em especial aos iniciantes. “O ideal é fazer a famosa reserva de glicogênio, se alimentando bem e descansando, sem fazer atividades que demandam vigor físico. O descanso é a prioridade”, afirma o profissional.

No dia da prova, nada de novo deve ser inserido na alimentação do atleta para evitar qualquer desconforto estomacal e os nutricionistas geralmente indicam o consumo de carboidratos na semana anterior à maratona para que o atleta tenha “combustível” estocado nos músculos para aguentar a prova – o glicogênio.
A hidratação deve ser progressiva e é influenciada por fatores como clima e temperatura no dia e no local da prova, sudorese do atleta, dificuldade do percurso, entre outros. “Simulamos as principais partes de uma prova, testando o ritmo e as variáveis que influenciam a hidratação. Determinamos essa estratégia no treinamento porque nem tudo o que funciona para um atleta cabe ao outro e, com tempo, podemos ajustar tudo para ter a melhor preparação possível”, diz Martinelli.

O foco no ritmo e na condição de performance são as dicas do professor para quem vai disputar a maratona pela primeira vez. “Se o corredor treinou em um ritmo de 5 minutos/km, deve manter a mesma condição em prova. Só pode se arriscar nos últimos quilômetros. Não mude nada do que já foi feito, use até a mesma roupa, as mesmas estratégias de alimentação e hidratação e curta cada fase do desafio”, propõe. O lado emocional também deve ser destacado e o mais indicado é que o atleta visualize a prova perfeita, do começo ao fim, para se manter firme no objetivo, seja ele chegar na final ou melhorar a performance.

O dia seguinte à maratona também é de trabalho, segundo o especialista: “um aquecimento com corrida bem leve e movimentação articular é o ideal. O alongamento também pode ser feito, mas sem trabalhos de flexibilidade com amplitudes exageradas”, diz o especialista. 

  • Página inicial

Nenhum comentário: