7.27.2014

Presidente do Santander "bota galho dentro" e culpa analista por informe contra a presidenta Dilma

E-mail para clientes disse que alta de Dilma em pesquisa piora economia.
Banco diz que demitirá responsáveis por elaboração e aprovação do texto.



Vanessa Fajardo Do G1, no Rio

O presidente mundial do Santander, Emilio Botín, disse neste domingo (27), no Rio, que o informe enviado a clientes de alta renda sugerindo que a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) tende a piorar a economia "não foi do banco e sim de um analista que enviou o informe sem consultar quem deveria consultar". Depois da declaração de Botín, um executivo brasileiro do banco informou que todos os responsáveis pela elaboração e pela aprovação do texto serão demitidos após uma investigação interna, sem dar um prazo para isso.
O caso veio a público na sexta-feira (25). Em extrato encaminhado neste mês aos clientes na categoria “Select”, segmento com renda mensal superior a R$ 10 mil, o banco afirma que, se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros tendem a subir, o câmbio a se desvalorizar e a bolsa a cair, revertendo parte das altas recentes.
No mesmo dia, o Santander divulgou nota em que pediu desculpas aos clientes e disse que texto "enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios da imprensa hoje, não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição" (leia a íntegra).
Neste domingo, Botín participou da abertura do III Encontro Internacional de Reitores, promovido pelo Santander, que ocorre no Rio de Janeiro até terça-feira (29), e foi questionado por repórteres sobre a polêmica do informe.
Além de dizer que o "informe não foi do banco e sim de um analista", Botín disse que o presidente do Santander no Brasil "já deu as explicações às autoridades e à presidente Dilma".
Disse também que, entre os dez mercados que o Santander investe, o Brasil é o mais importante e que o banco incentiva todos a investir no Brasil. "Venho a cada trimestre neste país lindo", disse. O executivo ainda brincou ao dizer que gostaria de ter vindo ao país para a Copa do Mundo, mas "ainda bem que não veio", numa referência às derrotas de Espanha e Brasil.
MiríadaX
No evento deste domingo, o Santander e a Telefónica lançaram a MiríadaX, uma plataforma que oferece cursos on-line de 33 universidades de várias partes do mundo. Duas instituições brasileiras aderiram ao projeto e vão oferecer cursos em português, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mas ainda não há uma data definida para que eles entrem no ar. Neste momento só há cursos disponíveis em espanhol.

Nenhum comentário: