9.19.2011

Como evitar que a sua foto seja divulgada na internet

Será que o brasileiro sabe como se prevenir desse tipo de invasão nos celulares?

Esta semana não se falou em outra coisa na internet : a atriz americana Scarlett Johansson teve fotos - digamos - íntimas roubadas, diretamente do celular dela.

Você sabe como se proteger desse tipo de invasão cibernética?

Os jornais do mundo inteiro publicaram e a internet foi inundada essa semana por duas fotos de Scarlett Johansson sem roupa. A atriz americana é uma das mulheres mais desejadas do mundo. As fotografias foram tiradas por ela mesma com um telefone celular.


saiba mais

Como escolher uma senha segura? Imprimir E-mail
Por Viktor Mota   
Escolher uma senha segura é uma das etapas mais importantes na configuração da sua vida na internet. A maioria dos usuários não se preocupa com esta parte, e isto tem se tornado um problema para os administradores de rede.

ImageO método mais fácil de se fazer uma invasão bem sucedida é através da estupidez humana, senhas fracas e de fácil dedução poem em risco todo um hall de sistemas.

Pensando nisso, resolvi escrever um pouco sobre o assunto, veja a seguir algumas dicas sobre como escolher a senha segura.


O que NÃO FAZERAs seguintes informações não devem ser usadas como senha, nem mesmo como parte dela:

  • O nome de usuário.
  • O nome verdadeiro.
  • Qualquer nome que seja.
  • Data de aniversário, número de telefone, endereço ou número da carteira de identidade.
  • Qualquer palavra existente no dicionário, em qualquer idioma.
  • Palavras de dicionário com substituições comuns de números/letras, como o número 0 pela letra O, o número 1 pela letra L, o número 3 pela letra E etc.
  • Quaisquer das senhas de exemplo você encontra neste tutorial ou em qualquer lugar na Internet.

Algumas boas sugestõesEstas são algumas idéias que o ajudarão a criar uma boa senha e mantê-la segura:

  • Inclua sinais de pontuação, como .,!@# etc.
  • Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Use uma senha com, no mínimo, 8 caracteres. Quanto maior a senha, mais segura ela é.
  • Escolha uma frase interessante, o verso de um poema ou uma estrofe de uma letra de música. Use a primeira letra de cada palavra para criar a sua senha. Confira se você acidentalmente não criou palavras existentes no dicionário com esse método!
  • Vá até uma rua movimentada ou um estacionamento para anotar as três ou quatro primeiras placas de carro que vir. Retire as letras e os números duplicados e crie a sua senha com o que sobrar.
  • Descubra outras maneiras de obter letras e números aleatórios, como abrir livros e pegar a terceira letra dos dez primeiros substantivos que achar. Use a criatividade!

Exemplo:
ImageVamos criar uma senha segura, só para mostrar um exemplo do processo:

Vamos começar com duas linhas do poema de Carlos Drummond de Andrade A flor e a náusea: Sob a pele das palavras há cifras e códigos // O sol consola os doentes e não os renova.

Agora, vamos pegar a primeira letra de cada palavra: sapdphcecoscodenor.

Existem algumas letras que aparecem mais de uma vez, portanto convém substituí-las por números e/ou outros símbolos, assim: sapd3hce%o7#@9*n5r.
Por pura diversão, vamos deixar em maiúsculas as primeiras letras dos substantivos: saPd3hCe%o7#@9*n5r.
O resultado é uma senha de aparência bastante sinistra, mas difícil de ser descoberta: saPd3hCe%o7#@9*n5r.
Ainda há outra vantagem: usamos um sistema de classificação para criar a senha, por isso temos a possibilidade de tentar deduzi-la outra vez se a esquecermos. Ao criar a sua própria senha, você pode inventar um sistema como esse que seja mais fácil de memorizar.

Mantendo a senha segura

Essa parte é essencial, de nada adianta você criar uma senha super segura, e/ou um sistema de criação de senha que seja fantástico, e divulga-lo para os seus parentes ou pessoas próximas a você, tenha sempre em mente algumas diretrizes:

  • Nunca revele a sua senha a ninguém.
  • Nunca anote a senha. Apesar de a senha parecer aleatória a terceiros, você precisa ter um meio de identificá-la facilmente para não ter de anotá-la.
  • Sempre mude a senha no espaço de alguns meses.
    O FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, investiga como as imagens de Scarlett Johansson acabaram na rede. A suspeita é de que hackers, piratas da internet, tenham acessado o telefone da atriz e tenham roubado as imagens dela pelada.

    Será que o brasileiro sabe como se prevenir desse tipo de invasão nos celulares? Hoje, existem mais telefones móveis do que habitantes no Brasil, muitos deles com capacidade de tirar fotos, gravar vídeos e entrar na internet.

    O Fantástico foi descobrir como é possível evitar que dados, senhas e arquivos sejam acessados sem autorização.

    “Eu estou falando com a minha noiva, porque eu moro em Santos e trabalho embarcado em Macaé. Então torpedo direto, direto, direto”, conta o almoxarife naval Eduardo Resende. “Ele é um usuário sofisticado que precisa de um pouco mais de cuidado”, conta Fernando Nry, especialista em segurança de dados.

    Levamos um especialista em segurança da informação para analisar como as pessoas usam o celular em um lugar público. “No aeroporto é comum. Tem um monte de bisbilhoteiro, principalmente quando o vôo atrasa, então é um momento crítico em termos de acesso”, diz Fernando Nery.

    “Não uso senha. Por que eu não acho prático. toda hora que for usar tem que colocar senha... Eu deixo livre”, afirma Erilúcio Fábio, supervisor de vendas.

    Veja algumas dicas para evitar que suas informações sejam roubadas:

    Os acessos a internet e ao Bluetooth, a tecnologia de conexão sem fios entre aparelhos, devem ser desligados quando não estiverem sendo usados.

    “Inclusive porque ele economiza bateria, também. Os recursos que você não utiliza você deve deixar desligados”, explica Fernando.

    Use e altere a senha periodicamente.

    “Ela não pode ser tão fácil que qualquer um descubra. Normalmente o celular tem uma senha 000 ou 999. E não pode ser tão difícil que até você esqueça”, diz Fernando.

    E o cuidado mais importante com o seu celular: não guarde informações como senhas de cartões, dados bancários e fotos que você não quer ver divulgadas.

    “A maior parte dos celulares têm um nível de segurança satisfatório. O que é importante é cada um conhecer o seu equipamento”
    Época

    Nenhum comentário: