6.12.2012

Ações da Petrobras estão muito desvalorizadas, diz Graça Foster

Presidente da estatal diz que não há otimismo exagerado quanto ao pré-sal.
Consumidores 'não podem reclamar dos preços' de combustíveis, disse.

Simone Cunha Do G1, em São Paulo
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, disse nesta terça-feira (12) que não há otimismo exagerado em relação ao pré-sal e que as ações da empresa estão muito desvalorizadas.
Graça Foster, presidente da Petrobras, considera baixo o preço das ações da Petrobras (Foto: Ricardo Martins/TV Globo)Graça Foster, presidente da Petrobras,
considera baixo o preço das ações da
empresa (Foto: Ricardo Martins/TV Globo)
Graça Foster falou também que os consumidores brasileiros devem estar satisfeitos com os preços dos combustíveis no país.“Não há excesso de otimismo em relação ao pré-sal. As ações da Petrobras estão muito desvalorizadas por uma série de razões, você faz muito bem em comprar (ações)”, disse ela em entrevista ao "Programa do Jô", da TV Globo, que vai ao ar na noite desta terça. “É uma questão de tempo a produção desse petróleo. O pré-sal é uma realidade.”

Combustíveis
A presidente da Petrobras disse que os consumidores brasileiros devem estar satisfeitos com os preços. “Os consumidores não podem reclamar dos nossos preços, nem da gasolina nem do diesel".
Ao ser perguntada sobre o que o país pode esperar dos preços dos combustíveis, Graça Foster respondeu que “estão mantidos”. “Hoje os preços internos no Brasil estão mais competitivos que os preços fora. Acho que meu consumidor está bem satisfeito com o preço, que está abaixo do internacional”, disse Graça Foster, como é conhecida a executiva.
Graça também foi questionada sobre o preço dos combustíveis da BR, que seriam supostamente mais caros que os dos concorrentes.
“Isso não procede, deve ter relação com as praças. Há determinadas regiões em que os combustíveis estão mais caros em determinados dias, em determinadas circunstâncias”, disse. Segundo ela, com os preços livres, a concorrência é muito acirrada entre as empresas.
“Meu filho diz às vezes, ‘mãe, manera, vou te trair’, quando preço sobre. O combuítvel da BR é muito confiável, independente de preço”, afirmou.
A presidente da Petrobras disse ainda que as reservas do país estão no mar e que a exploração de petróleo nessa área é a vocação do país. “Somos tidos mais como uma empresa off shore, de petróleo no mar. Temos uma demanda de tecnologia muito grande. Temos nos mar, com o pré-sal, algo realmente grande, o que coloca o Brasil entre a grandes potências, é lá que estão os grandes volumes.”
Meio ambiente
Em relação às preocupações ambientais na exploração do petróleo, Foster disse que a imagem do furo na terra e o petróleo jorrando é uma imagem do passado que contrasta com a dos atuais parâmetros de exploração do petróleo, realizada tendo como base a preocupação ambiental, disse Foster.
Foster desconversou sobre indicações partidárias na direção da Petrobras. “Como faz para administrar uma empresa que tem tantas indicações de partido, vai-se contra?”, perguntou o apresentador. “Todos na diretoria somos técnicos e funcionários de carreira. A direção da companhia é técnica e o corpo técnico também é concursado. Infelizmente, aqui não dá, tem que fazer concurso”, disse Foster.
“O pré-sal não aumenta as possibilidades de vazamento de óleo”, disse, se referindo aos danos ambientais que podem ser causados também pela extração em terra. Segundo Graça, a Petrobras investe "pesado" em prevenção para ter um sistema completo de retenção que impeça o avanço do óleo.

Nenhum comentário: