7.26.2012

Favorito, arqueiro 'cego' da Coreia do Sul apura outros sentidos e surpreende rivais


Por Thiago Arantes, de Londres, para o ESPN.com.br
Em um campo auxiliar do Lord's Cricket Ground, o maior templo do críquete, três arqueiros sul-coreanos treinam sob sol forte e com a supervisão de dois treinadores. Entre eles, está Dong-Hyun Im. Bicampeão olímpico por equipes e dono de seis medalhas em Mundiais, Im parece ter uma única diferença para seus companheiros de treino: ele usa um chapéu de pano para se proteger do sol. Os termômetros registram 27 graus em Londres.

Fosse pela vontade de Im, o chapéu seria de fato a única diferença. Mas o arqueiro, de 26 anos, não se distingue apenas pela forma que encontrou de proteger-se do sol. Dong-Hyun Im tem apenas 20% de visão com o olho direito e 10% no esquerdo. É, para fins de programas de assistência de saúde, legalmente cego.
Reuters
Dong-Hyun Im: ele não quer ser tratado de forma diferente
Dong-Hyun Im: ele não quer ser tratado de forma diferente

Im já nasceu com a visão afetada, mas apenas nos primeiros anos de escola o problema foi percebido pela família - para ler, ele praticamente colava o rosto aos livros. Com o passar do tempo, a condição se agravou. Atualmente, ele consegue enxergar melhor à distância.

"Quando olho para o alvo, parece que as cores estão mergulhadas em um taque com água. As linhas do alvo ficam borradas", explicou o arqueiro ao site oficial da Olimpíada, antes de viajar a Londres. Durante os Jogos, ele não dará entrevistas. E, quando atender a imprensa, não pretende falar sobre o problema de visão.

Im não quer ser tratado de forma diferente por ninguém. E, às vésperas do início da disputa do tiro com arco, ele tem conseguido o objetivo. "Eu não sei muito sobre isso. Parece que ele tem um problema de visão, mas nem sei qual é, nem o quanto isso pode afetá-lo. Não deve afetar muito, porque ele é fantástico", afirma Simon Terry, arqueiro da equipe britânica.

O mexicano Luiz Alvarez Murillo só soube da deficiência de Dong-Hyun Im na fase final de preparação para Londres. "É claro que eu já o conhecia por causa dos resultados, mas não sabia desses problema de visão. Eu soube no mês passado e não acreditei. É impressionante o que ele consegue fazer", disse.

No tiro com arco olímpico, o alvo é composto por 10 círculos concêntricos. O menor deles, que dá a pontuação máxima, tem 12,2 centímetros. A 70 metros de distância, os atletas enxergam o menor círculo com um tamanho equivalente a de uma mosca.

Sexto sentido - A ciência já admite que a a redução de um dos sentidos costuma aguçar os demais. Por isso, Dong-Hyun Im consegue compensar a visão limitada com uma série de outras percepções - a velocidade do vento e o controle do batimento cardíaco, por exemplo.

"Mesmo com a visão borrada, os outros sentidos dele são fantásticos. Mais do que isso, são superfantásticos", disse ao ESPN.com.br o principal treinador da seleção sul-coreana, Jang Young Sool. "Essa é a grande diferença dele com relação aos demais", afirmou.

Para o também sul-coreano Dong Eun Suk, técnico da equipe italiana, as limitações visuais têm pouca influência no desempenho de Im. "Não muda muita coisa e o motivo é simples: o arqueiro não lança a flecha com o olho; ele lança com o coração."

Além das habilidades extras de Im, há outro ponto que joga a favor: ele é conhecido no meio do esporte por ter um feeling especial durante as competições. Médicos de todo o mundo já ofereceram cirurgias para o arqueiro, mas ele não aceitou, alegando ter medo de perder suas principais características na hora de competir.

Nenhum comentário: