7.27.2012

GREVES, SEGURO DESEMPREGO E GOVERNO

Força-tarefa para combater fraudes no seguro-desemprego


O governo decidiu montar uma força-tarefa para combater fraudes na concessão do seguro desemprego. A expectativa é que, só neste ano, o valor pago pelo governo para trabalhadores desempregados chegue a R$ 28 bilhões.
Para evitar fraudes, será desenvolvida uma campanha duas frentes: uma na fiscalização e outra na comunicação. Para o ministro do Trabalho, Brizola Neto, a grande rotatividade em alguns setores tem estimulado fraudes na concessão do seguro.
No setor da construção civil, por exemplo, de cada 100 trabalhadores, 93 não completam um ano com carteira assinada. Isso estimula muito a solicitação do seguro desemprego por parte dos trabalhadores. Também há grande rotatividade no setor bancário.
O Ministério do Trabalho vai fiscalizar casos em que trabalhadores continuam recebendo o seguro, mesmo depois que conseguem um novo emprego.

Ministro do Trabalho diz que governo acredita na responsabilidade dos grevistas


Veja a entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News:

Brizola Neto estabelece novas regras para criação de sindicatos


O ministro do Trabalho, Brizola Neto, anunciou hoje que haverá novas regras para a criação de sindicatos. Em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News, ele disse que será publicada uma nova portaria para regulamentar a concessão de registros. Uma proposta com as novas regras será apresentada em meados de agosto para centrais sindicais e entidades patronais.
“Estamos preparando agora uma minuta. Provavelmente,  a gente não consiga dirimir todas as questões numa única portaria. Acredito que nos próximos 15 à 20 dias essa minuta vai estar pronta. Vamos retomar o diálogo social. Vamos chamar novamente as centrais sindicais, o sistema confederativo,as organizações do campo, para discutir essa nova portaria. E aí, diante de um consenso, vamos apresentar e assinar a nova  portaria que vai regulamentar os registros”, disse Brizola Neto.
 Durante a gestão do ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, houve denúncias de irregularidade na concessão de registros de sindicatos em vários estados. O Blog apurou que essa revisão nas regras está em sintonia com o Palácio do Planalto.
“Olha, isso era quase uma unanimidade quando a gente instaurou o diálogo social com as confederações patronais e com as centrais sindicais, de que era importante superar uma portaria que de certa maneira regulamentava a concessão dos registros. E o que havia de fato? A portaria 186 dava um caráter muito subjetivo a decisão do registro e remetia uma nota técnica do ministério, na qual, na prática dava direito da concessão ou não do registro. O que estamos produzindo aqui é justamente uma portaria com regramento objetivo, cumprindo a lei”, disse o ministro Brizola Neto.

Paralisia de portos motiva decreto presidencial




Veja comentário no Jornal das Dez, da Globo News:

Governo acerta medidas para tentar inibir greves



Antes de viajar para Londres, a presidente Dilma Rousseff acertou com ministros a publicação de um decreto que autoriza os governos estaduais e municipais a assumirem funções de servidores em greve de áreas estratégicas. Seria uma forma de inibir a greve de agências como a Anvisa, e órgãos como a Receita Federal.
Mas para evitar o impasse, por enquanto, não seria pedida a ilegalidade das greves. A estratégia foi negociada com o advogado-geral União, Luís Adams, no Palácio da Alvorada. Dilma também conversou sobre as greves com outros ministros de áreas consideradas críticas.
A grande preocupação da presidente é com a paralisia da economia real. Um interlocutor de Dilma citou, por exemplo, o fato de que a greve já começa a atingir os portos brasileiros. A paralisação dos servidores da Anvisa e a operação-padrão da Receita Federal fez cair o movimento nos principais portos do país.
Ao mesmo tempo, a decisão de apresentar uma nova proposta aos professores universitários em greve é um sinal de que o governo está preocupado com o contágio do movimento para outras categorias.
Publicado às 23h04

Planalto avalia que houve ‘freio de arrumação’ no setor de telefonia




Avaliação feita no núcleo palaciano é de que a decisão da Anatel de impedir operadoras de telefonia celular de comercializar chips serviu como uma espécie de freio de arrumação no setor. Mas que agora, é preciso buscar a normalidade dos serviços. Por isso, a afirmação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reforça essa posição do Palácio do Planalto de encontrar uma solução de curto prazo para esse episódio.
Publicado às 15h00

Dilma quer explicações sobre a não renovação de bolsas para o exterior


A presidente Dilma Rousseff quer explicações sobre o motivo do programa Ciência Sem Fronteiras não ter renovado bolsas de pelo menos 25 estudantes que estão no exterior. A determinação é para normalizar o programa, que é visto como uma das principais vitrines do governo Dilma.
A meta deste programa é atingir 101 mil bolsas para estudantes da graduação e da pós-graduação. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) será cobrado sobre os motivos da demora na renovação das bolsas. O CNPq é responsável pelo programa.
Publicado às 14h37

Para governo, disputa nos sindicatos gera impasse com grevistas



Para o governo, um dos principais motivos para o impasse nas negociações com os servidores públicos federais em greve é a disputa interna nos sindicatos. Isso ficou claro no movimento dos professores universitários. Para o governo, a proposta apresentada estava em sintonia com as reivindicações iniciais da categoria.
Por isso, emissários do Palácio do Planalto e do próprio PT questionaram representantes dessas entidades sobre o motivo da demora em fechar um acordo. Mas o governo identificou que a radicalização do movimento partiu de setores que representam partidos de esquerda dentro dessas entidades, como PSOL e PSTU. E que, portanto, o PT tem influência limitada nessas negociações.
Publicado às 13h52

Eleição municipal começa com forte disputa nas capitais


Veja comentário para o Globo News Em Pauta:

Miriam Belchior pede ponderação a grevistas


Veja entrevista com a ministra no Jornal das Dez, da Globo News:


Nenhum comentário: