7.28.2012

BRONZEAMENTO ARTIFICIAL: CONFIRA OS CUIDADOS COM OS OLHOS

Bronzeamento artificial: confira os cuidados com os olhos

Óculos opacos são essenciais durante o bronzeamento artificial. Saiba mais!

O inverno brasileiro é conhecido pelos rápidos veranicos. Mas, assim como em qualquer lugar do mundo, o frio toma conta e a coragem para aproveitar os raros dias de sol é pouca. Para não perder o bronzeado do verão, muitos ainda optam pelo bronzeamento artificial. Mas, nem todos conhecem os perigos desta técnica com relação aos olhos.
De acordo com Renato Neves, cirurgião-oftalmologista e presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, é preciso aumentar a carga de informação e orientação, a fim de reduzir os prejuízos à saúde.

Segundo Neves, vários estudos comprovam que a exposição excessiva aos raios ultravioleta está relacionada a um risco maior de desenvolver certos tipos de catarata – doença em que o cristalino vai ficando cada vez mais opaco e leva à perda de visão progressiva e de qualidade de vida.
Outra doença diretamente relacionada à exposição ao sol sem proteção é o pterígio – que é um tecido que cresce sobre a córnea, progressivamente, impedindo a visão. Por fim, também a degeneração macular é afetada pelas condições descritas e provoca sérios danos à retina.
“Se ao ar livre as pessoas não devem abrir mão de usar bons óculos de sol, com proteção contra os raios UVA e UVB, também durante o bronzeamento artificial devem fazer uso dos protetores especiais, fornecidos pelas clínicas. São óculos opacos, que impedem a passagem da luz na região dos olhos. Outro detalhe muito importante é a correta higienização do acessório sempre que é utilizado, a fim de que não seja mais um meio transmissor de infecções”, diz Neves.
Verificar a reputação da clínica de bronzeamento antes de investir num pacote é extremamente importante. “Preste atenção se a clínica é séria, se promove a limpeza do ambiente depois de cada uso trocando os lençóis e higienizando os óculos, se faz a correta substituição das lâmpadas, e, ainda, se costuma monitorar o tempo de uso, orientando os clientes para os riscos da superexposição. Caso o estabelecimento não ofereça essas mínimas condições de segurança, vá embora. Afinal, cada pessoa só tem um par de olhos para proteger durante a vida toda”, completou.

Todo cuidado é pouco com os olhos no inverno

Óculos escuros: proteger os olhos do sol é fundamental

Pálpebras com lesões podem representar um risco à saúde

Nenhum comentário: