7.22.2012

O INVERNO E O CONSUMO DO SÓDIO


O inverno e o consumo do sódio
Fondue de queijo pode ser feito com queijos lights! Confira dicas para não errar na mão!

No frio, nada melhor do que degustar um bom queijo, um saboroso fondue e outras comidas bem condimentadas. Porém, isso é sinônimo de excesso de consumo de sódio, o que pode ser extremamente prejudicial à saúde. O perigo, nesse caso, são duas doenças silenciosas, porém, perigosas: a hipertensão e a lesão renal.
Os dados que envolvem estas doenças são alarmantes! De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil são 35 milhões de hipertensos e cerca de 10 milhões de pessoas tem alteração na função renal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a porção diária de sal deve ser de até 5g, enquanto estudos revelam que no Brasil a média é de 8g a 10g por dia. Os alimentos com maior concentração de sódio são os industrializados, como os temperos prontos.
Confira algumas dicas para diminuir o consumo de sódio durante o inverno:
- Quer comer um fondue de queijo? Ao invés de comprar, prepare na sua casa usando queijo minas e versões light. Na hora do sal, prove antes para ver se realmente precisa adicionar o tempero.
- Para o fondue de carne, a dica é fazê-lo no vinho tinto ao invés de óleo, já que o vinho pode dar um sabor diferenciado à carne, que, consequentemente, não precisará de tanto sal. Na hora dos molhos, faça em casa. Use a criatividade!
- Ao preparar sopas, aposte nos temperos naturais, nada de acrescentar o sal. Tente não colocar, também, creme de leite. Este produto é muito rico em sódio.
- Os risotos também não são boas opções, pelo menos não os servidos nos restaurantes. Assim como as sopas, eles são ricos em creme de leite e caldos prontos que dão aquele sabor mais forte.
- Se for a uma degustação de queijos, evite misturá-los a pães e outros tipos de carboidrato. Os queijos mais refinados são extremamente ricos em sódio. O segredo é contrabalançar.


SAIBA COMO USAR OS VARIADOS TIPOS DE SAL

Saiba como usar os variados tipos de sal
Para quem não gosta de comida sem sal, nutricionista fala sobre algumas opções de sal que podem ser usados nos pratos. Deixe a sua alimentação mais saudável. Saiba mais!

O Brasil é um dos maiores consumidores de sal do mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados no segundo semestre de 2011, mostram quem o brasileiro consome diariamente, em média, 8,2 g de sódio, ou seja, mais do que 5 g, a quantidade recomendada. Para a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, este quadro é preocupante, já que o número de pessoas com hipertensão arterial cresce a cada dia. Para quem gosta de pratos temperados, o mais indicado é usar os temperos naturais, como a salsinha, o alecrim, a cebolinha e a pimenta, além das variações do sal existentes no mercado.
Para quem não conhece os vários tipos de sal, a especialista indica cinco opções que podem fazer parte do seu cardápio diário.
Sal marinho: é rico em nutrientes. Ao contrário do sal refinado, ele não passa pelo refinamento, não leva aditivos químicos e é obtido através da evaporação da água do mar.
Sal do Imalaia: formado há milhões de anos, é encontrado aos pés da montanha, que era banhada pelo mar. Ele tem o tom meio rosado por causa do manganês e do ferro e é também rico em outros nutrientes como magnésio, potássio, zinco e selênio.
Sal light: este tipo de sal tem o sódio reduzido. O sabor não costuma agradar muito ao paladar dos usuários, que devem tomar para não usá-lo em grande quantidade. Ele possui 30% de sódio e 70% de cloro.
Sal grosso: não é refinado. Ele se apresenta da mesma forma como sai da salina e é muito utilizado em churrascos. Ele possui 40% de sódio e 60% de cloro.
Flor de sal: é formada durante a produção do sal marinho. É constituída pelos cristais do sal que se formam na superfície da água. Por ter um sabor mais concentrado, deve ser usado com moderação e ser adicionado na finalização do prato para não perder sua textura crocante.
A nutricionista alerta que, independentemente do sal que for utilizado, deve haver moderação. “As nossas papilas gustativas ficaram viciadas em sal e muitas vezes colocamos tanto sódio na comida que deixamos de sentir o sabor natural dos alimentos”, explica.
“Sal em excesso é prejudicial à saúde. Fugir dos alimentos ricos em sódio como os caldos industrializados, salgadinhos e embutidos é fundamental”, alerta Mariana Fróes.

5 DICAS PARA REDUZIR O SAL

5 dicas para reduzir o sal
Elimine de vez este vilão do seu cardápio!

Além de ser o principal causador da hipertensão, o sal é um dos maiores responsáveis pelo surgimento de celulite. Ou seja, não existe nenhuma razão, seja em relação a sua saúde ou a sua beleza, para você continuar exagerando no consumo deste alimento. Portanto, declare guerra a este vilão! Confira 5 dicas para reduzir o consumo de sal!
1 – Opte por temperos que não contenham sódio, como ervas frescas, alho fresco ou em pó, cebola desidratada, mostarda desidratada, coentro, limão, menta, cominho, tomilho, manjericão, folhas de louro secas, gengibre, pimenta cebolinha e salsa.
2 – Prepare seus molhos em casa em vez de gastar dinheiro com a versão pronta, que só traz danos à saúde. Misture azeite e ervas, por exemplo. Ou vinagre com outros ingredientes.
3 – Opte pelas frutas e verduras frescas, esqueça as opções de vegetais enlatados. A quantidade de sal presente nestes produtos é extremamente alta e prejudicial à saúde.
4 – O mesmo vale para os peixes. Sardinha e atum, por exemplo, costumam ser comprados em lata, ou seja, costumam ser consumidos com alta quantidade de sal. O mesmo vale para as carnes processadas. Delete-as de seu cardápio!
5 – Reeducação alimentar é fundamental. Muitas pessoas têm mania de colocar sal em saladas e outros pratos antes mesmo de provar. Se para você o sabor deste alimento é tão essencial, comece diminuindo as porções aos poucos.

CONTROLE A INGESTÃO DE SÓDIO!

Controle a ingestão de sódio!
Muitos alimentos contêm grande quantidade de sódio. Confira uma tabela e fique por dentro!

Com certeza, você já ouviu dizer que o excesso de sal faz mal à saúde. Porém, o que muitos não sabem é que a mesma substância encontrada neste produto, o sódio, está presente na fórmula de diversos produtos já bastante conhecidos do nosso cardápio diário. De acordo com a Associação Americana do Coração, uma pessoa não pode ultrapassar a quantidade de 2.400 mg de sódio a cada dia.

Para que você tenha uma noção do seu consumo, confira a tabela abaixo que mostra a quantidade de sódio em 100 gramas de cada um dos alimentos:

Água de coco – 20mg

Amendoim – 500 mg

Atum light em conserva – 434 mg

Azeitona verde – 2000 mg

Bacalhau – 5720 mg

Bacon – 680 mg

Biscoito água e sal – 300 mg

Biscoito amanteigado – 320 mg

Camarão – 145 mg

Carne seca – 5667 mg

Carne vermelha – 130 mg

Coca-cola – 5 mg

Coca-cola light – 12 mg

Coca – cola zero – 28 mg

Leite de soja – 60,5 mg

Leite integral de caixinha – 50 mg

Maionese – 1.042 mg

Manteiga com sal – 900 mg

Margarina com sal – 900 mg

Milho verde – 343 mg

Molho de tomate pronto – 603 mg

Mortadela – 1.500 mg

Nuggets de frango – 446 mg

Pão de forma – 796 mg

Pão de forma light – 530 mg

Pão de sal – 580 mg

Pão sírio – 500 mg

Presunto cozido – 835 mg

Queijo mussarela – 707 mg

Requeijão – 450 mg

Requeijão light – 516 mg

Salsicha – 1.092 mg


5 SUBSTITUIÇÕES DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR O CONSUMO DE SÓDIO

5 substituições de alimentos que ajudam a diminuir o consumo de sódio
Uma simples troca pode fazer toda a diferença na sua dieta.

Hambúrguer de soja
Se a sua paixão por fast-food é grande, mesmo que você esteja de dieta, não precisa abolir de vez o hambúrguer da sua vida . Mas, ao invés do tradicional hambúrguer bovino, consuma o hambúrguer de soja, por exemplo. Para se ter uma noção da vantagem da troca, a versão original representa 16% do valor diário total de sódio, com 395mg, enquanto o de soja possui 128mg, o que equivale a 5% da ingestão diária deste nutriente.

Macarrão integral
A massa, além de ser um dos pratos preferidos de grande parte dos brasileiros, faz parte daquela lista de alimentos que só facilitam a vida de quem cozinha. É prática e rápida de ser preparada. Mas, muitas pessoas acabam procurando ainda mais praticidade e aderem ao consumo de macarrão instantâneo. O resultado? Um consumo de 58% a mais de sódio do que é permito em um dia. Por isso, opte pela massa integral, além de conter fibras, traz outros nutrientes muito benéficos à saúde.

Temperos naturais
Com certeza, aqueles cubinhos de tempero foram uma das melhores invenções no universo da culinária. Em alguns pratos, a gente nem precisa se dar ao trabalho de picar a cebola e o alho. Porém, a quantidade de sódio contida nas fórmulas é alarmante: no caldo de carne, por exemplo, você pode encontrar 2080mg do mineral, o que equivale a 87% da recomendação diária. Por isso, aposte nos temperos naturais. São baratos e darão um sabor ainda melhor a sua comida.

Peito de frango
Tudo bem que brasileiro adora uma linguiça na grelha, mas este costume não traz nenhum benefício à saúde. O melhor que você tem a fazer é consumi-la apenas nos churrascos e aos finais de semana. Durante a semana, fique com o peito de frango. Um filé de 145g contém 76,7mg de sódio, enquanto uma linguiça contém 618mg. O primeiro representa 3% do total de sódio para todo o dia, já a linguiça alcança a marca de 25%.

Sal light
Muita gente ainda enxerga o sal como sinônimo de sódio, mas a história não é bem assim. Além do sódio, o sal contém outros nutrientes em sua formulação, como potássio e iodo. A versão light deste produto contém 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio. O benefício da troca fica por conta, além da redução significativa de sódio, do tempo maior que o organismo leva para reter o cloreto de potássio. Isso faz com que a retenção líquida seja menor, o que contribui para o controle da pressão e no combate à celulite.



Nenhum comentário: